Rossiniana n° 1 de Mauro Giuliani: interpretação de “Assisa à piè d’un salice” a partir de fontes primárias
Visualizações: 59DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8631Palabras clave:
Assisa à piè d’un salice, Rossini, Giuliani, Violão, Interpretação InformadaResumen
Discutimos neste artigo a interpretação ao violão da ária “Assisa à piè d’un salice” do 3º ato da ópera Otello, composta por Gioachino Rossini em 1816. Também conhecida por “Canção do Salgueiro”, esta ária, cantada pela personagem Desdêmona, foi transcrita pelo violonista e compositor Mauro Giuliani por volta de 1820, e integra o op. 119 do pot-pourri “Le Rossiniane – prima parte”. Buscamos informar sua performance a partir da comparação entre suas fontes primárias, trazendo ainda informações sobre seu contexto emocional e dramático, convenções e práticas vocais e instrumentais da época, e informações históricas e estilísticas sobre os compositores e a ópera Otello. Como resultado, identificamos ritmos, notas, sinais, dinâmicas, indicações expressivas e práticas estilísticas que permitem aproximar a performance da adaptação de Giuliani ao original de Rossini.
Descargas
Citas
BAILLOT, Pierre. L’Art du Violon. Paris: Depot Central de Musique, 1834.
BROWN, Clive. Classical & Romantic Performing Practice 1750-1900. Nova York: Oxford University Press, 2002.
CELLETTI, Rodolfo. A History of Bel Canto. Tradução: Frederick Fuller. Nova York: Oxford University Press, 1991.
CHIESA, Ruggero. Preface. In: GIULIANI, Mauro. Le Rossiniane, op. 119-124 per chitarra. Milão: Edizioni Suvini Zerboni, 1976.
CIOFI, Patrizia. Live. Italia: Dynamic, 2009. Streaming.
COELHO, Lauro Machado. A Ópera Clássica Italiana. São Paulo, Perspectiva, 2003.
COLAS, Damien. Melody and Ornamentation. In: SENICI, Emanuele. The Cambridge Companion to Rossini. Reino Unido: Cambridge University Press, 2004, p. 104-123. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL9780521807364.009
COLI, Jorge. A paixão segundo a ópera. São Paulo: Perspectiva FAPESP, 2003.
COOK, Nicholas. Beyond the Score: Music as Performance. Nova York, Oxford Music Press, 2013. Editions: London, 2002. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199357406.001.0001
FALLOWS, David. Affetuoso. Grove Music Online, 2001. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.00258>. Acesso em: 17 nov 2023.
GARCÍA, Manuel. A Complete Treatise on the Art of Singing: Part Two. Traduzido por Donald V. Pashcke. Nova York: Da Capo Press, 1975.
_______________. Tratado Completo del Arte del Canto. Tradução, edição crítica e notas para o espanhol de Lucía Díaz Marroquín e Mario Villora Morillo. Kassel: Edition Reichenberger, 2012.
GOSSETT, Philip. Compositional Methods. In: SENICI, Emanuele. The Cambridge Companion to Rossini. Reino Unido: Cambridge University Press, 2004, p. 68-84. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL9780521807364.007
GOULD, Elaine. Behind Bars: The definitive guide to music notation. Londres: Faber Music, 2011.
GRIER, James. La Edición Crítica de Música: Historia, Método e Práctica. Madri: Ediciones Akal, 2008.
FALLOWS, David. Affettuoso. In: Grove Music Online. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.00258> Acesso em: 22 nov 2023.
HUDSON, Richard. Rubato. Grove Music Online, 2001. Disponível em: < https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.24039>. Acesso em: 08 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.24039
JEFFERY, Brian. Mauro Giuliani: Le Rossiniane Opus Numbers 119 – 124 for Solo Guitar. Londres: Tecla Editions, 2002.
KRIVOKAPIC, Goran. Mauro Giuliani: Le Rossiniane. Canadá: Naxos, 2019. Streaming.
LEZHNEVA, Julia. Gioachino Rossini (1792-1868). Áustria: Naive, 2010. Streaming.
OSBORNE, Richard. Rossini. Nova York: Oxford University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195181296.001.0001
PACHECO, Alberto. O Canto Antigo Italiano: uma análise comparativa dos tratados de Pier Tosi, Giambattista Mancini e Manuel P. R. García. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2006.
PEREIRA, Flávia Vieira. As práticas de reelaboração musical. Tese (Doutorado em Musicologia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.
PEREIRA, Lawrence Flores. Introdução e Notas. In: SHAKESPEARE, William. Otelo. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2017.
PRATT, Jessica. Rossini: Otelo. Alemanha: Naxos, 2008. Streaming.
ROSEN, Charles. The Romantic Generation. Cambridge: Harvard University Press, 2003.
RUSSELL, David. Music of Giuliani.Itália: Telarc Digital, 1999. Streaming.
SCARDUELLI, Fabio. Le Rossiniane op.121 (n.3) para violão de Mauro Giuliani: considerações sobre a construção da performance. Revista Vórtex, Curitiba, v.11, n.1, p. 1-4, abril, 2023. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7070
SENICI, Emanuele. Music in the Present Tense: Rossini’s Italian Operas in Their Time. Chicago: The University Chicago Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226663685.001.0001
SOUSA, Mariana Pereira de. Análise de três personagens shakespearianos e a sua tradução na ópera oitocentista. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco. Porto, 2018.
STENDHAL. Vida de Rossini. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
WALTER, Adrian Charles. The Early Nineteenth Century Guitar: An Interpretive Context for the Contemporary Performer. Tese (Doctor of Philosophy) – Faculty of Law, Business and Arts, Charles Darwin University. Darwin, 2008.
ZANGARI, Guiseppe. Mauro Giuliani (1781–1829): Instrumental and Vocal Style in Le Sei Rossiniane. Dissertação (Mestrado em Performance) – Sydney Conservatorium of Music, University of Sydney. Sydney, 2013.
ZIGANTE, Frédéric. Mauro Giuliani: Le Rossiniane. Alemanha: Arts, 1994. Streaming.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Helvis Costa, Fabio Scarduelli
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.