Rossiniana n° 1 by Mauro Giuliani: interpretation of "Assisa à piè d'un salice" from primary sources.

Visualizações: 35

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8631

Keywords:

Assisa à piè d’un salice, Rossini, Giuliani, Classical Guitar, Informed Performance

Abstract

In this article, we discuss the guitar interpretation of the aria “Assisa a piè d’un salice” from the 3rd act of the opera Otello, composed by Gioachino Rossini in 1816. Also known as the “Willow Song”, this aria, sung by the character Desdemona, was transcribed by the guitarist and composer Mauro Giuliani around 1820, and is part of op. 119 of the potpourri “Le Rossiniane – prima parte”. We aim to inform about its performance by comparing its primary sources, also providing information about its emotional and dramatic context, vocal and instrumental practices and conventions of the time, and historical and stylistic information about the composers and the opera Otello. As a result, we identified rhythms, notes, signs, dynamics, expressive indications, and stylistic practices that allow the performance of Giuliani's adaptation to be closely aligned with Rossini's original.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helvis Costa, Universidade Estadual de Campinas

Helvis Costa é violonista; é graduado e mestre em Música - Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás (UFG), instituição na qual é professor efetivo desde 2012, lecionando Violão, Contraponto, Harmonia, Análise Musical e orientação de trabalhos acadêmicos. Atua como solista e camerista em diversas formações, tendo participado da estreia de peças de compositores como Estércio Marques Cunha, Luiz Gonçalves, Rodrigo Oliveira, Douglas Sá e Henrique Machado. Destacam-se as gravações dos álbuns INFINITOS, NOTURNA e SERENO, disponíveis no Spotify, onde interpretou obras de câmara de Assad, Guinga e Piazzolla, estreando ainda obras de diversos compositores goianos. Atualmente cursa Doutorado em Música na UNICAMP, na linha de pesquisa “Música: Teoria, Criação e Prática”, desenvolvendo uma pesquisa sobre o repertório para violão do século XIX vinculado à ópera, sob orientação do Prof. Dr. Fabio Scarduelli.

Fabio Scarduelli, Universidade Estadual do Paraná

Fabio Scarduelli é violonista, professor e pesquisador; Mestre e Doutor em Música pela UNICAMP, instituição na qual foi ainda professor e onde realizou seu pós-doutorado. Gravou dois discos solo, sendo o primeiro intitulado Música Paulista para Violão com a primeira gravação da integral para violão solo do compositor brasileiro Almeida Prado, e o mais recente OBRAS BRASILEIRAS PARA VIOLÃO, estreando obras de Sérgio Vasconcellos Corrêa, Milton Nunes, Felipe de Almeida Ribeiro e Pedro Cameron. Mantem intensa carreira como concertista e pesquisador, com abordagens que envolve o repertório solo e de música de câmera, tendo se apresentado em diversos estados brasileiros. Foi membro do júri do Concurso do Koblenz International Guitar Festival na Alemanha em 2018, 2019 e 2023, onde ministrou ainda palestra e masterclass. Atualmente é professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Universidade Estadual do Paraná), em Curitiba, ministrando aulas e orientações na graduação e na pós-graduação (Mestrado em Música). É também professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Música da UNICAMP, orientando trabalhos de Doutorado.

References

BAILLOT, Pierre. L’Art du Violon. Paris: Depot Central de Musique, 1834.

BROWN, Clive. Classical & Romantic Performing Practice 1750-1900. Nova York: Oxford University Press, 2002.

CELLETTI, Rodolfo. A History of Bel Canto. Tradução: Frederick Fuller. Nova York: Oxford University Press, 1991.

CHIESA, Ruggero. Preface. In: GIULIANI, Mauro. Le Rossiniane, op. 119-124 per chitarra. Milão: Edizioni Suvini Zerboni, 1976.

CIOFI, Patrizia. Live. Italia: Dynamic, 2009. Streaming.

COELHO, Lauro Machado. A Ópera Clássica Italiana. São Paulo, Perspectiva, 2003.

COLAS, Damien. Melody and Ornamentation. In: SENICI, Emanuele. The Cambridge Companion to Rossini. Reino Unido: Cambridge University Press, 2004, p. 104-123. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL9780521807364.009

COLI, Jorge. A paixão segundo a ópera. São Paulo: Perspectiva FAPESP, 2003.

COOK, Nicholas. Beyond the Score: Music as Performance. Nova York, Oxford Music Press, 2013. Editions: London, 2002. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199357406.001.0001

FALLOWS, David. Affetuoso. Grove Music Online, 2001. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.00258>. Acesso em: 17 nov 2023.

GARCÍA, Manuel. A Complete Treatise on the Art of Singing: Part Two. Traduzido por Donald V. Pashcke. Nova York: Da Capo Press, 1975.

_______________. Tratado Completo del Arte del Canto. Tradução, edição crítica e notas para o espanhol de Lucía Díaz Marroquín e Mario Villora Morillo. Kassel: Edition Reichenberger, 2012.

GOSSETT, Philip. Compositional Methods. In: SENICI, Emanuele. The Cambridge Companion to Rossini. Reino Unido: Cambridge University Press, 2004, p. 68-84. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL9780521807364.007

GOULD, Elaine. Behind Bars: The definitive guide to music notation. Londres: Faber Music, 2011.

GRIER, James. La Edición Crítica de Música: Historia, Método e Práctica. Madri: Ediciones Akal, 2008.

FALLOWS, David. Affettuoso. In: Grove Music Online. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.00258> Acesso em: 22 nov 2023.

HUDSON, Richard. Rubato. Grove Music Online, 2001. Disponível em: < https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.24039>. Acesso em: 08 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.24039

JEFFERY, Brian. Mauro Giuliani: Le Rossiniane Opus Numbers 119 – 124 for Solo Guitar. Londres: Tecla Editions, 2002.

KRIVOKAPIC, Goran. Mauro Giuliani: Le Rossiniane. Canadá: Naxos, 2019. Streaming.

LEZHNEVA, Julia. Gioachino Rossini (1792-1868). Áustria: Naive, 2010. Streaming.

OSBORNE, Richard. Rossini. Nova York: Oxford University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195181296.001.0001

PACHECO, Alberto. O Canto Antigo Italiano: uma análise comparativa dos tratados de Pier Tosi, Giambattista Mancini e Manuel P. R. García. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2006.

PEREIRA, Flávia Vieira. As práticas de reelaboração musical. Tese (Doutorado em Musicologia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.

PEREIRA, Lawrence Flores. Introdução e Notas. In: SHAKESPEARE, William. Otelo. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2017.

PRATT, Jessica. Rossini: Otelo. Alemanha: Naxos, 2008. Streaming.

ROSEN, Charles. The Romantic Generation. Cambridge: Harvard University Press, 2003.

RUSSELL, David. Music of Giuliani.Itália: Telarc Digital, 1999. Streaming.

SCARDUELLI, Fabio. Le Rossiniane op.121 (n.3) para violão de Mauro Giuliani: considerações sobre a construção da performance. Revista Vórtex, Curitiba, v.11, n.1, p. 1-4, abril, 2023. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7070

SENICI, Emanuele. Music in the Present Tense: Rossini’s Italian Operas in Their Time. Chicago: The University Chicago Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226663685.001.0001

SOUSA, Mariana Pereira de. Análise de três personagens shakespearianos e a sua tradução na ópera oitocentista. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco. Porto, 2018.

STENDHAL. Vida de Rossini. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

WALTER, Adrian Charles. The Early Nineteenth Century Guitar: An Interpretive Context for the Contemporary Performer. Tese (Doctor of Philosophy) – Faculty of Law, Business and Arts, Charles Darwin University. Darwin, 2008.

ZANGARI, Guiseppe. Mauro Giuliani (1781–1829): Instrumental and Vocal Style in Le Sei Rossiniane. Dissertação (Mestrado em Performance) – Sydney Conservatorium of Music, University of Sydney. Sydney, 2013.

ZIGANTE, Frédéric. Mauro Giuliani: Le Rossiniane. Alemanha: Arts, 1994. Streaming.

Published

2024-04-19

How to Cite

Costa, H., & Scarduelli, F. (2024). Rossiniana n° 1 by Mauro Giuliani: interpretation of "Assisa à piè d’un salice" from primary sources . Vortex Music Journal, 12, 1–37. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8631

Issue

Section

Research Papers