La estética del frío e sus expresiones idiomaticas en la guitarra: una análisis del songbook de Vitor Ramil

Visualizações: 59

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7955

Palabras clave:

estética do frio, Vitor Ramil, songbook, identidade sonora, violão

Resumen

O presente artigo apresenta uma análise de mecanismos utilizados pelo compositor Vitor Ramil expressos, de maneira extramusical, por meio do ensaio A Estética do Frio, na busca da construção de uma identidade sonora que corrobore a sua proposta estética. A partir do songbook do compositor, seu repertório e transcrições, são analisadas escolhas estéticas e idiomáticas feitas por Ramil enquanto violonista e sua relação com o texto cantado. A pesquisa aponta para uma relação entre os conceitos expressos na Estética do Frio, especificamente na canção Milonga de Sete Cidades, como filtros criativos para a composição das partes de violão e suas especificidades sonoras, as tornando parte indissociável da composição como um todo. Assim, busca-se elucidar a relação entre a construção do seu repertório e as ferramentas técnicas utilizadas na obtenção de uma sonoridade característica inserida numa proposta estética.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luan Augusto Langaro Teixeira, Universidade de Brasília

Luan Augusto Langaro Teixeira é graduado na Licenciatura em Música e no Bacharelado em Percussão, ambos pela Universidade de Passo Fundo (2020). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Música pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Processos de Criação em Música, onde é bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9160-9716. E-mail: luan_teixeira11@hotmail.com

Beatriz Magalhães-Castro

Beatriz Magalhães Castro obteve o Premier Prix na Classe de Flauta do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris, e graduação nas Classes de História da Música e Análise naquele conservatório (1985), Mestrado em Música (1987) e Doutorado em Música (1992) na The Juilliard School of Music. Realizou pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa / Biblioteca Nacional de Portugal (2002-2008). Atualmente é professora da Universidade de Brasília. Foi Editor-chefe da Revista "Música em Contexto" (2007-2017) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da UnB, o qual fundou e atuou como primeira Coordenadora. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6048-2505. E-mail: pmagalhaescastro@gmail.com

Citas

ALVARES, Felipe Batistella. Milonga, chamamé, chimarrita e vaneira: origens, inserção no Rio Grande do Sul e os princípios de execução ao contrabaixo. Monografia. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

ALVES, leda Maria — A integração dos neologismos por empréstimo ao léxico português. Alfa, São Paulo, 28 (supl.): 19-126, 1984.

BARZUNA, Guillermo. Juglares y trovadores en la canción latinoamericana. Revista Herencia, San José, Universidad de Costa Rica, v. 5, n. 1, 1993.

BOBRI, Vladimir. The Segovia Technique. New York: Collier, 1980.

BOSSLE, Batista. Dicionário Gaúcho Brasileiro. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2003.

CHAVES, Celso Loureiro. Canções, na verdade. In: Vitor Ramil - Songbook. Caxias do Sul: Belas Letras, p. 267-304. 2013.

ESTIVALET, Felipe Viana. Além da estética do frio: as dinâmicas culturais das canções de Vitor Ramil. Dissertação de Mestrado. UFPR. Curitiba, 2017. 169p.

FONSECA, Juarez. Casa, Milonga, Livro, Canção, Tempo, Satolep. In: Vitor Ramil - Songbook. Caxias do Sul: Belas Letras, p. 7-75. 2013

GAMBOGI, Fabrício. Partituras/Apresentação. In: Vitor Ramil - Songbook. Caxias do Sul: Belas Letras, p. 78-82. 2013

MIRANDA, Leandro Roberto M. O sotaque melancólico nas canções de Vitor Ramil e Jorge Drexler. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, 2014. 152 p.

OLIVEIRA, Silvio de. Gêneros campeiros no Rio Grande do Sul: Ensaio dirigido ao violão. Porto Alegre: Nativismo, 2006.

PANITZ, Lucas Manassi. Redes musicais e [re]composições territoriais no Prata: por uma geografia da música em contextos multilocalizados. Tese de doutorado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.

PIRES, Aristóteles de Almeida. A sonoridade do violão na execução musical: um estudo sobre os seus aspectos formadores e a análise de duas gravações das Quatro Peças Breves de Frank Martin. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. 117 p.

PUJOL. Emilio. O dilema del sonido en la guitarra. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1960.

RAMIL, Vitor. Vitor Ramil – Songbook. Caxias do Sul: Belas-Letras, 2013. 312 p.

__________. Délibáb. Satolep. CD/DVD. 2010.

__________. A estética do frio: conferência de Genebra. Porto Alegre: Satolep, 2004.

__________. Milonga de Sete Cidades. Intérprete: Vitor Ramil. Pelotas, Satolep Music. 1997. Faixa 5 (2min52s)

RIBAS, João Vicente. A canção contemporânea latino-americana de Jorge Drexler e Vitor Ramil: performances articuladas no circuito da comunicação. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Comunicação Social PUC/RS, 2019. Porto Alegre. 2019. 235p.

SÁBATO, Ernesto. Nosso universo maravilhoso (enciclopédia). Rio de Janeiro: El Ateneo do Brasil, s/d, 4 volumes.

SEEGER, Anthony. Etnografia da música. In Cadernos de campo, São Paulo, n. 17, p. 237- 260, 2008.

SILVA, Artur de Faria. “Nóis sêmo umas almôndega”: Os Almôndegas e a gênese da moderna canção urbana porto-alegrense. Dissertação (Mestrado em Letras). Instituto de Letras,UFRGS, Porto Alegre, 2012.

TAUBKIN, Benjamin.. Viver de música: diálogos com artistas brasileiros. Belo Horizonte: BEI, 2011, p 112-129.

TROMBETTA, Gérson. L; CARRARO, Ghadyego. Sonoridades fronteiriças no sul da américa: o caso da milonga. Revista História e Cultura, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 511-528, 2020. DOI: https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3053

RUBIRA, Luís. Vitor Ramil – Nascer leva tempo : identidade, autossuperação e criação de Estrela, estrela à Longes). Porto Alegre: Pubblicato editora, 2015. 344 p.

Publicado

2023-10-12

Cómo citar

Langaro Teixeira, L. A., & Magalhães-Castro, B. . (2023). La estética del frío e sus expresiones idiomaticas en la guitarra: una análisis del songbook de Vitor Ramil. Revista Vórtex, 11(2), 1–21. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7955

Métrica