La estética del frío e sus expresiones idiomaticas en la guitarra: una análisis del songbook de Vitor Ramil
Visualizações: 59DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7955Palabras clave:
estética do frio, Vitor Ramil, songbook, identidade sonora, violãoResumen
O presente artigo apresenta uma análise de mecanismos utilizados pelo compositor Vitor Ramil expressos, de maneira extramusical, por meio do ensaio A Estética do Frio, na busca da construção de uma identidade sonora que corrobore a sua proposta estética. A partir do songbook do compositor, seu repertório e transcrições, são analisadas escolhas estéticas e idiomáticas feitas por Ramil enquanto violonista e sua relação com o texto cantado. A pesquisa aponta para uma relação entre os conceitos expressos na Estética do Frio, especificamente na canção Milonga de Sete Cidades, como filtros criativos para a composição das partes de violão e suas especificidades sonoras, as tornando parte indissociável da composição como um todo. Assim, busca-se elucidar a relação entre a construção do seu repertório e as ferramentas técnicas utilizadas na obtenção de uma sonoridade característica inserida numa proposta estética.
Descargas
Citas
ALVARES, Felipe Batistella. Milonga, chamamé, chimarrita e vaneira: origens, inserção no Rio Grande do Sul e os princípios de execução ao contrabaixo. Monografia. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.
ALVES, leda Maria — A integração dos neologismos por empréstimo ao léxico português. Alfa, São Paulo, 28 (supl.): 19-126, 1984.
BARZUNA, Guillermo. Juglares y trovadores en la canción latinoamericana. Revista Herencia, San José, Universidad de Costa Rica, v. 5, n. 1, 1993.
BOBRI, Vladimir. The Segovia Technique. New York: Collier, 1980.
BOSSLE, Batista. Dicionário Gaúcho Brasileiro. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2003.
CHAVES, Celso Loureiro. Canções, na verdade. In: Vitor Ramil - Songbook. Caxias do Sul: Belas Letras, p. 267-304. 2013.
ESTIVALET, Felipe Viana. Além da estética do frio: as dinâmicas culturais das canções de Vitor Ramil. Dissertação de Mestrado. UFPR. Curitiba, 2017. 169p.
FONSECA, Juarez. Casa, Milonga, Livro, Canção, Tempo, Satolep. In: Vitor Ramil - Songbook. Caxias do Sul: Belas Letras, p. 7-75. 2013
GAMBOGI, Fabrício. Partituras/Apresentação. In: Vitor Ramil - Songbook. Caxias do Sul: Belas Letras, p. 78-82. 2013
MIRANDA, Leandro Roberto M. O sotaque melancólico nas canções de Vitor Ramil e Jorge Drexler. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, 2014. 152 p.
OLIVEIRA, Silvio de. Gêneros campeiros no Rio Grande do Sul: Ensaio dirigido ao violão. Porto Alegre: Nativismo, 2006.
PANITZ, Lucas Manassi. Redes musicais e [re]composições territoriais no Prata: por uma geografia da música em contextos multilocalizados. Tese de doutorado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.
PIRES, Aristóteles de Almeida. A sonoridade do violão na execução musical: um estudo sobre os seus aspectos formadores e a análise de duas gravações das Quatro Peças Breves de Frank Martin. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. 117 p.
PUJOL. Emilio. O dilema del sonido en la guitarra. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1960.
RAMIL, Vitor. Vitor Ramil – Songbook. Caxias do Sul: Belas-Letras, 2013. 312 p.
__________. Délibáb. Satolep. CD/DVD. 2010.
__________. A estética do frio: conferência de Genebra. Porto Alegre: Satolep, 2004.
__________. Milonga de Sete Cidades. Intérprete: Vitor Ramil. Pelotas, Satolep Music. 1997. Faixa 5 (2min52s)
RIBAS, João Vicente. A canção contemporânea latino-americana de Jorge Drexler e Vitor Ramil: performances articuladas no circuito da comunicação. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Comunicação Social PUC/RS, 2019. Porto Alegre. 2019. 235p.
SÁBATO, Ernesto. Nosso universo maravilhoso (enciclopédia). Rio de Janeiro: El Ateneo do Brasil, s/d, 4 volumes.
SEEGER, Anthony. Etnografia da música. In Cadernos de campo, São Paulo, n. 17, p. 237- 260, 2008.
SILVA, Artur de Faria. “Nóis sêmo umas almôndega”: Os Almôndegas e a gênese da moderna canção urbana porto-alegrense. Dissertação (Mestrado em Letras). Instituto de Letras,UFRGS, Porto Alegre, 2012.
TAUBKIN, Benjamin.. Viver de música: diálogos com artistas brasileiros. Belo Horizonte: BEI, 2011, p 112-129.
TROMBETTA, Gérson. L; CARRARO, Ghadyego. Sonoridades fronteiriças no sul da américa: o caso da milonga. Revista História e Cultura, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 511-528, 2020. DOI: https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3053
RUBIRA, Luís. Vitor Ramil – Nascer leva tempo : identidade, autossuperação e criação de Estrela, estrela à Longes). Porto Alegre: Pubblicato editora, 2015. 344 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luan Augusto Langaro Teixeira, Beatriz Magalhães-Castro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.