Propostas de Sérgio Abreu para estudos de Fernando Sor
Visualizações: 112DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7916Palabras clave:
Práticas interpretativas, Violão, Sérgio Abreu, Fernando Sor, Estudo comparativoResumen
O artigo analisa as gravações de estudos de Fernando Sor (1778-1839) de Sérgio Abreu (1948-2023), presentes no LP Sérgio Abreu toca Paganini e Sor (1980). As gravações foram comparadas com as edições fac-símiles, edições publicadas anteriormente e posteriormente ao disco, e com a gravação de alguns dos estudos por seu irmão Eduardo. As alterações propostas por Abreu refletem seu posicionamento crítico em relação ao repertório, independentemente de ter sido composto por um compositor-violonista, contribuindo para a compreensão de seu estilo interpretativo e das práticas interpretativas dos séculos XX e XXI.
Descargas
Citas
ABREU, Duo. The 1975’s BBC Recording. Londres: BBC, 1975. Disponível em: <https://www.violaobrasileiro.com.br/discografia/duo-abreu-the-1975s-bbc-recording-sergio-and-eduardo-abreu>. Acesso em 14 jun. 2023.
ABREU, Sérgio. Sérgio Abreu interpreta Paganini e Sor. Rio de Janeiro: Ariola, 1980. Disponível em: <https://www.violaobrasileiro.com.br/discografia/sergio-abreu-interpreta-paganini-e-sor>. Acesso em 22 mar. 2023.
BIBLIOTECA ABEL CARLEVARO (BAC). [s.d]. Página inicial. Disponível em: <https://bibliotecaabelcarlevaro.blogspot.com>. Acesso em 26 mar. 2023.
BROWN, Clive. Classical and romantic performing practice 1750-1900. Oxford; New York: Oxford Univ., 1999. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780198161653.001.0001
CAMARGO, Guilherme de. A guitarra do século XIX em seus aspectos técnicos e estilístico-históricos a partir da tradução comentada e análise do “Método para guitarra” de Fernando Sor. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
CARCASSI, Matteo. Méthode complète pour la guitare. Mainz: Schott, 1836.
CARLEVARO, Abel. Guitar Masterclass: Fernando Sor 10 Studies. Heidelberg: Chanterelle, 1993.
DIAS, Ricardo. Sérgio Abreu: uma biografia. Rio de Janeiro: [s.n.], 2015.
GLOEDEN, Everton. Histórias de violão #8 – Sergio Abreu interpreta Sor e Paganini (com Thiago Abdalla, Luciano Morais e Ricardo Dias). YouTube, 14 ago. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uPjFEScw31U>. Acesso em 25 mar. 2023.
JEFFERY, Brian (Ed.). Fernando Sor: The new complete works for guitar (vol. 1). Budapeste: Tecla, 2004a.
JEFFERY, Brian (Ed.). Fernando Sor: The new complete works for guitar (vol. 4). Budapeste: Tecla, 2004b.
JEFFERY, Brian (Ed.). Fernando Sor: The new complete works for guitar (vol. 5). Budapeste: Tecla, 2004c.
KÄPPEL, Hubert. The bible of classical guitar technique. Brühl: Ama Verlag, 2016.
MADEIRA, Bruno. Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer. Revista Vórtex, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1–12, 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.3
MADEIRA, Bruno. Estudo comparativo de quatro versões de Julian Bream do “Nocturnal” de Benjamin Britten. Revista Vórtex, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 1–38, 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.7057
MORAIS, Luciano. Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
OROSCO, Maurício Tadeu dos Santos. Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu. Tese (Doutorado em Música). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
SEGOVIA, Andrés (Ed.). Vingt etudes pour la guitare de Fernando Sor, revues, et doigtées par An-drès Segovia. New York: Magnet Music, 1945.
SOR, Fernando. Six petites pieces très faciles pour la guitare seule, op. 5. Bonn e Colônia: Simrock, [1814?]. Disponível em: <https://vmirror.imslp.org/files/imglnks/usimg/4/4c/IMSLP45698-PMLP97589-Sor_-_6_Pieces,_OP.5.pdf>. Acesso em 22 mar. 2023.
SOR, Fernando. Douze études pour la guitare, composées et dediées à ses élèves, op. 6. Bonn e Colônia: Simrock, [1816?]. Disponível em <https://vmirror.imslp.org/files/imglnks/usimg/6/60/IMSLP840332-PMLP97592-Sor_F-12_Etudes_Op6_RiBS0690.pdf>. Acesso em 22 mar. 2023.
SOR, Fernando. Vingt quatre leçons progressives pour la guitare, doigtées avec soin, dediées aux éléves commençants, op. 31. Paris: Meissonier [1828?a]. Disponível em: <https://vmirror.imslp.org/files/imglnks/usimg/3/30/IMSLP838451-PMLP492621-Sor_F-Lecons_prog_Op31.pdf>. Acesso em 22 mar. 2023.
SOR, Fernando. Vingt quatre exercices très faciles et soigneusement doigtés, op. 35. Bonn: Simrock, [1828?b]. Disponível em: <https://vmirror.imslp.org/files/imglnks/usimg/3/39/IMSLP200513-PMLP237526-Boije_482.pdf>. Acesso em 22 mar. 2023.
SOR, Fernando. Méthode pour la guitare. Paris: Lachevardiere, 1830. Disponível em: <https://vmirror.imslp.org/files/imglnks/usimg/8/83/IMSLP246100-PMLP58779-Sor_Methode.pdf>. Acesso em 21 mar. 2023.
ZANON, Fábio. Sergio Abreu – Paganini & Sor. Fórum Violão.org. 9 ago. 2013. Disponível em: <https://violao.org/topic/456-sergio-abreu-paganini-sor/page-2>. Acesso em 25 mar. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Bruno Madeira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.