Uma encruzilhada estético-musical: “Música do futuro” de Richard Wagner

Visualizações: 77

Autores/as

  • Marcos Mesquita Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.752

Resumen

O ensaio "Música do futuro" de Richard Wagner foi escrito em um momento crí­tico na vida do compositor. Ele procurava se afastar de conceitos divulgados por ele em textos anteriores e percebia claramente a distância entre seus ideais teóricos da década de 1840 sobre a obra de arte total (Gesamtkunstwerk) e sua prática composicional da década de 1850. O texto aqui apresentado investiga as contradições entre reflexão e prática wagnerianas durante o perí­odo mencionado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Mesquita, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Compositor, flautista, pesquisador. Estudos no Brasil, Áustria e Alemanha. PhD pela Universidade de Karlsruhe. Foi bolsista do DAAD, Fundação Vitæ, FAPESP, RioArte, Capes e Fundação Paul Sacher. Publicações no Brasil, na Alemanha, Itália e nos Estados Unidos

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Mesquita, M. (2015). Uma encruzilhada estético-musical: “Música do futuro” de Richard Wagner. Revista Vórtex, 3(1), 25–37. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.752

Métrica