Le Rossiniane op.121 (n.3) para violão de Mauro Giuliani: considerações sobre a construção da performance
Visualizações: 123DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7070Palabras clave:
Rossinianas de Mauro Giuliani, Performance ao violão, Preparação para a performanceResumen
Nossa pesquisa, cujo resultado é publicado aqui através de gravação áudio-visual e resumo do processo de preparação, situa-se na linha Música e Processos Criativos – performance. Teve como objetivo a preparação de uma obra específica – Le Rossiniane Op.121 (n.3) de Mauro Giuliani (1781-1829) – fundamentada em questões técnicas e estilísticas, baseadas sobretudo em Fernandez (2000), Brown (2002) e Zangari (2013). Teve como base metodológica as frentes bibliográfica, analítica e exploratória / autoetnografica. Para além do resultado artístico, desenvolveu reflexões a respeito de meios de abordagem de problemas específicos desse repertório desafiador no âmbito da técnica e do estilo de interpretação.
Vídeo: <https://youtu.be/ni2DcTB81Lc> e <https://youtu.be/vLk9_vNxlvQ>.
Descargas
Citas
BROWN, Clive. Classical & Romantic Performing Practice 1750-1900. Oxford University Press: Oxford, 2002.
FERNÁNDEZ. Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje, una investigación sobre llegar a ser guitarrista. Montevideo: Art Ediciones, 2000.
JEFFERY, Brian. Mauro Giuliani: Le Rossiniane Opus Numbers 119 – 124 for Solo Guitar. Tecla Editions: London, 2002.
OROSCO, Maurício Tadeu dos Santos. Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu. Universidade de São Paulo (Tese – doutorado): São Paulo, 2013.
ZANGARI, Giuseppe. Mauro Giuliani (1781-1829): instrumental and vocal style in Le Sei Rossiniane. University of Sydney (Tese – doutorado): Sydney, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Fabio Scarduelli
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.