Segmentação formal e pentatonismo harmônico em Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6729

Palabras clave:

Beatles, Rock, Musical Forms, Harmony, Musical Analisys

Resumen

Esse artigo é dedicado a fazer uma análise da forma musical e dos encadeamentos harmônicos da canção “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, primeira faixa do álbum homônimo, e de sua Reprise que ocorre na faixa 12. Na análise formal serão usados conceitos da teoria das funções formais desenvolvidas por William Caplin para o repertório clássico e adaptada para a análise de Rock por Drew Nobile. As duas faixas serão primeiramente consideradas em separado, mas depois analisadas como sendo uma única canção. Na análise harmônica serão utilizados conceitos desenvolvidos por Walter Everett e Nicole Biamonte em que os acordes são gerados a partir das notas das pentatônicas.

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Biografía del autor/a

Ciro Visconti, Faculdade Santa Marcelina

Ciro Visconti é Doutor na área de Musicologia (USP, 2020), tendo realizado parte do curso na CUNY como bolsista do programa Fulbright sob a orientação do Prof. Doutor Joseph Straus. Mestre em Processos de Criação Musical (USP, 2014). Bacharel em Guitarra (FMCG - 2003). É coordenador pedagógico e professor do Conservatório Souza Lima. e do Curso de Pós-Graduação em Rock: Teoria, História e Prática da Faculdade Santa Marcelina, o primeiro curso de especialização nesse gênero do Brasil. Tem dois livros publicados: Guitar Player Brasil Série Estudo (Editora Melody, 2011) e Simetria nos Estudos Para Violão de Villa-Lobos, (Paco, 2016).

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Publicado

2022-09-29

Cómo citar

Visconti, C. (2022). Segmentação formal e pentatonismo harmônico em Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Revista Vórtex, 10(2), 1–30. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6729

Número

Sección

Dossiê “55 anos de Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”

Métrica