O tonalismo como força colonizadora na África

Visualizações: 751

Autores/as

  • Kofi Agawu City University of New York
  • José Henrique Padovani Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.20

Palabras clave:

Tonalismo, Harmonia tonal, Música africana, Colonialismo,

Resumen

No ensaio, Kofi Agawu aborda a relação entre o tonalismo – entendido como "sistema hierarquicamente organizado de relações entre alturas" – e a música africana. A partir de diferentes exemplos e em diálogo com contribuições dos estudos decoloniais e da etnomusicologia, Agawu desenvolve uma interpretação crí­tica que busca compreender como aspectos da imaginação musical africana responderam à violência colonial imposta a partir de uma linguagem harmônica estrangeira. Após três momentos, em que busca respectivamente expor (1) aspectos do tonalismo na música africana da atualidade, (2) aspectos do pensamento tonal africano pré-colonial e (3) elaborações composicionais de criadores africanos, o autor conclui o texto tecendo considerações sobre o tonalismo como força colonizadora, defendendo uma revisão de prioridades no estudo das músicas do continente e enaltecendo os processos de resistência originários da África.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kofi Agawu, City University of New York

Kofi Agawu nasceu em Gana, onde recebeu sua educação inicial antes de estudar composição e análise – no Reino Unido – e musicologia – nos Estados Unidos. Sua pesquisa é voltada í  análise musical em repertórios selecionados da Europa Ocidental e do Oeste da África. Ele é o autor de cinco livros e numerosos artigos e estudos. Ele foi Teórico Musical em Residência para a Sociedade Flamengo-holandesa de Teoria Musical, em 2008-2009, e Professor Visitante da cátedra George Eastman da Universidade de Oxford, em 2012-2013.

José Henrique Padovani, Universidade Federal de Minas Gerais

José Henrique Padovani é compositor e pesquisador nos campos da Sonologia, Composição e Teoria/Análise Musical. Atualmente é Professor Adjunto na Escola de Música da UFMG e atua como professor/pesquisador nos Programas de Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG e do Instituto de Artes da Unicamp. É membro do Grupo de Pesquisa em Sistemas Musicais Interativos da UFMG (LaPIS) e dirige, atualmente, o Centro de Pesquisa em Música Contemporânea, da Escola de Música da UFMG. Mais informações em: http://josehenriquepadovani.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8919-7393

Citas

REFERÊNCIAS DO ENSAIO ORIGINAL

AFRICA: A VOYAGE OF DISCOVERY. Direção: Basil Davidson; John Percival; Christopher Ralling; Tim Souster; Mitchell Beazley Television; RM Arts (Firm); Channel Four (Great Britain); England) BBC Four (Television station : London; Home Vision (Firm). Chicago: Chicago: Home Vision Select, 1984.

AGAWU, Kofi. Representing African Music: Postcolonial Notes, Queries, Positions. 1a edição ed. New York: Routledge, 2003.

AGAWU, Kofi. The Challenge of African Art Music. Circuit : musiques contemporaines, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 49–64, 2011. DOI: https://doi.org/10.7202/1005272ar.

AROM, Simha. African polyphony and polyrhythm: musical structure and methodology. Cambridge; New York; Paris: Cambridge University Press ; Editions de la maison des sciences de l"™homme, 1991.

BERGER, Anna Maria Busse. Spreading the Gospel of Singbewegung: An Ethnomusicologist Missionary in Tanganyika of the 1930s. Journal of the American Musicological Society, [S. l.], v. 66, n. 2, p. 475–522, 2013. DOI: 10.1525/jams.2013.66.2.475.

Best of Ladysmith Black Mambazo. [s.l.] : Shanachie Entertainment, 1992.CD

BOAHEN, A. Adu. African Perspectives on Colonialism. Reprint edition ed. Baltimore, Md: Johns Hopkins University Press, 1987.

BRANDILY, Monique. Introduction aux musiques africaines. Paris; Arles: Cité de la musique ; Actes sud, 1997.

COMAROFF, Jean; COMAROFF, John L. Of revelation and revolution. Chicago: University of Chicago Press, 1991.

COPLAN, David B. Go to my town, Cape Coast!: the social history of Ghanaian highlife. In:

NETTL, Bruno (ed.). Eight urban musical cultures : tradition and change. Urbana: University of Illinois Press, 1978. p. 96–114.

DESAI, Gaurav. Subject to Colonialism: African Self-Fashioning and the Colonial Library. Durham N.C.: Duke University Press, 2001.

EDWARDS, Brent Hayes. The Sound of Anticolonialism. In: RADANO, Ronald; OLANIYAN, Tejumola (org.). Audible Empire: Music, Global Politics, Critique. Durham: Duke University Press Books, 2016. p. 269–291.

EKWUEME, Lazarus Nnanyelu. African Music in Christian Liturgy: The Igbo Experiment. African Music, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 12–33, 1973.

ERLMANN, Veit. Music, Modernity, and the Global Imagination: South Africa and the West. New edição ed. New York: Oxford University Press, 1999.

ERLMANN, Veit. Music, modernity and the global imagination: South Africa and the West. New York: Oxford Univ. Press, 2008. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195123678.001.0001. Acesso em: 1 fev. 2021.

ERLMANN, Veit; SHABALALA, Joseph. Nightsong: performance, power, and practice in South Africa. Chicago: University of Chicago, 1996.

EUBA, Akin. Essays on music in Africa, vol. 2: intercultural perspectives. Bayreuth; Lagos: Elékóto Music Centre Lagos, 1989.

EUBA, Akin. Yoruba drumming: the Dùndún tradition. Bayreuth; Lagos: Bayreuth University ; Elékóto Music Centre, 1990.

EVANGELICAL PRESBYTERIAN CHURCH, GANA; EGLISE EVANGÉLIQUE PRESBYTÉRIENNE DU TOGO. Ewe Nyanyui Hame Hadzigbalẽ Gã. Maharashtra.

Ewe drumming from Ghana: the soup which is sweet draws the chairs in closer. London: Topic Records, 2005.CD

FANON, Frantz. Peau noire, masques blancs. Paris : Points, 2015.

FANON, Frantz; KILOMBA, Grada; FAUSTINO, Deivison. Pele negra, máscaras brancas. Nova tradução edição ed. [s.l.] : Ubu Editora, 2020.

Frozen brass: Africa & Latin America. Leiden, Netherlands: PAN Records, 1993.CD

GEORGE, Olakunle. Relocating Agency: Modernity and African Letters. Albany: State University of New York Press, 2003.

HOUNTONDJI, Paulin J. African philosophy myth and reality. Bloomington, Ind.: Indiana University Press, 1996. Disponí­vel em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&scope=site&db=nlebk&db=nlabk&AN=23115. Acesso em: 1 fev. 2021.

HYER, Brian. Tonality. In: CHRISTENSEN, Thomas (org.). The Cambridge History of Western Music Theory. The Cambridge History of MusicCambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 726–752.

IRELE, Abiola. The African imagination: literature in Africa & the black diaspora. New York: Oxford University Press, 2001.

JONES, A. M. Studies in African music. London: Oxford University Press, 1959.

JONES, A. M. African hymnody in Christian worship: a contribution to the history of its development. Gwelo: Mambo, 1976.

KING, Roberta; KIDULA, Jean Ngoya; KRABILL, James R.; ODURO, Thomas A. Music in the Life of the African Church. Waco, Tex: Baylor University Press, 2008.

KISLIUK, Michelle Robin. Seize the dance!: BaAka musical life and the ethnography of performance. Oxford: Oxford University Press, 1998.

KUBIK, Gerhard. African Tone-Systems: A Reassessment. Yearbook for Traditional Music, [S. l.], v. 17, p. 31–63, 1985. DOI: 10.2307/768436.

KUBIK, Gerhard. Multipart Singing in Sub-Saharan Africa: Remote and Recent Histories Unravelled. In: 1997, Grahamstown, South Africa. Anais [...]. . In: SYMPOSIUM ON ETHNOMUSICOLOGY: NUMBER 13. Grahamstown, South Africa: International Library of African Music, 1997. p. 85–97.

Legendary Wulomei. Ghana: Sam Records, 2000.CD

LUCIA, Christine. Back to the Future? Idioms of "˜displaced time"™ in South African composition. In: ALLEN, Lara et al. (eds.). Composing Apartheid: Music for and against apartheid. Johannesburg : Wits University Press, 2008. Disponí­vel em: https://www.cambridge.org/core/books/composing-apartheid/41D1594B9FA16D681D80CF72A6481A09. Acesso em: 1 fev. 2021.

MBEMBE, Achille. On the Postcolony. First edição ed. Berkeley: University of California Press, 2001.

MEMMI, Albert. Portrait du colonisé, précédé de : Portrait du colonisateur. [s.l.] : Gallimard, 2002.

MEMMI, Albert. Retrado do colonizado precedido do retrato do colonizador. 1a edição ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

More than 50 most loved hymns. Hollywood, CA: Liberty Records, 2004.

MUDIMBE, V. Y. Invention of Africa: Gnosis, Philosophy, and the Order of Knowledge. Bloomington: Indiana University Press, 1988.

Music of the Bibayak Pygmies, Epic cantors. Paris; Arles: Radio-France ; Harmonia mundi, 2001.CD

NETTL, Bruno. Colonialism. [S. l.], 2001. DOI: 10.1093/gmo/9781561592630.article.46822. Disponí­vel em: https://www.oxfordmusiconline.com/grovemusic/view/10.1093/gmo/9781561592630.001.0001/omo-9781561592630-e-0000046822.

No boundaries. Cleveland: Heads Up International, 2004.CD

NYAHO, William Chapman (ORG.). Piano music of Africa and the African diaspora. New York: Music Department, Oxford University Press, 2009.

OZAH, Marie Agatha. Égwú Àmí lí : women in traditional performing arts in Ogbaruland. 2008. [S. l.], 2008.

POOLE, Geoffrey. Black – White – Rainbow: a Personal View on what African Music means to the Contemporary Western Composer. In: FLOYD, Malcolm (org.). Composing the Music of Africa: Composition, Interpretation and Realisation. 1st edition ed. Place of publication not identified: Routledge, 1999. p. 295–334.

RADANO, Ronald Michael; OLANIYAN, Tejumola (ORG.). Audible empire: music, global politics, critique. Durham: Duke University Press, 2016.

RODNEY, Walter. How Europe underdeveloped Africa. London: Bogle-L"™Ouverture Publications, 1972.

RODNEY, Walter. Como a Europa subdesenvolveu a Africa. Lisboa: Seara Nova, 1975.

SADOH, Godwin. Intercultural Creativity in Joshua Uzoigwe"™s Music. Africa: Journal of the International African Institute, [S. l.], v. 74, n. 4, p. 633–661, 2004. DOI: 10.2307/3556844.

SCHERZINGER, Martin. Negotiating the Music-Theory/African-Music Nexus: A Political Critique of Ethnomusicological Anti-Formalism and a Strategic Analysis of the Harmonic Patterning of the Shona Mbira Song Nyamaropa. Perspectives of New Music, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 5–117, 2001. a.

SCHERZINGER, Martin. Veit Erlmann, Music, Modernity, and the Global Imagination. New York: Oxford University Press, 1999. viii + 312 pp. ISBN 0 19 512367 0. Journal of the Royal Musical Association, [S. l.], v. 126, n. 1, p. 117–141, 2001. b. DOI: 10.1093/jrma/126.1.117.

SCHERZINGER, Martin. György Ligeti and the Aka Pygmies Project. Contemporary Music Review, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 227–262, 2006. DOI: 10.1080/07494460600726511.

Senku piano music by composers of African descent. U.S.A: Musicians Showcase Recordings, 2003.CD

STEVENS, Robin S.; AKROFI, Eric A. Tonic Sol-fa in South Africa - a Case Study of Endogenous Musical Practice. In: (Marilyn Chaseling, Org.) 2004, Melbourne. Anais [...]. . In: AUSTRALIAN ASSOCIATION FOR RESEARCH IN MUSIC EDUCATION: PROCEEDINGS OF THE XXVITH ANNUAL CONFERENCE. Melbourne: AARME, 2004. p. 301–314.

TííWÒ, Olúfémi. How Colonialism Preempted Modernity in Africa. Bloomington: Indiana University Press, 2010.

TYMOCZKO, Dmitri. A geometry of music: harmony and counterpoint in the extended common practice. New York: Oxford University Press, 2011.

VILLEPASTOUR, Amanda. Ancient Text Messages of the Yoruba Bata Drum: Cracking the Code. Surrey, UK: Ashgate, 2010.

WATSON, J. R. An annotated anthology of hymns. Oxford: Oxford University Press, 2002.

WEBB, Gavin. The Wulomei Ga Folk Group: A Contribution to Urban Ethnomusicology. 2012. University of Ghana, Acra, 2012.

WIREDU, Kwasi; ABRAHAM, W. E.; IRELE, Abiola; MENKITI, Ifeanyi. A companion to African philosophy. Malden, Mass.: Blackwell Publishing, 2013. Disponí­vel em: http://www.credoreference.com/book/wileycap. Acesso em: 1 fev. 2021.

Yoruba drums from Benin, West Africa. Washington, DC; Berlin: Smithsonian/Folkways ; International Institute for Traditional Music, 1996. CD

REFERÊNCIAS SUPLEMENTARES DA PRESENTE TRADUÇíO

AGAWU, K. The African Imagination in Music. Oxford: Oxford University Press, 2016.

AGAWU, Kofi. Tonality as a Colonizing Force in Africa. In: RADANO, Ronald; OLANIYAN, Tejumola (org.). Audible Empire. Durham: Duke University Press, 2016. p. 334–355.

BENJAMIN, Walter. Über den Begriff der Geschichte. In: ADORNO, Theodor Wiesengrund; SCHOLEM, Gershom Gerhard; TIEDEMANN, Rolf; SCHWEPPENHÄUSER, Hermann (org.). Gesammelte Schriften I. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991. p. 691–703.

TONALITY AS A COLONIZING FORCE IN AFRICAN MUSIC - CIRMMT DISTINGUISHED LECTURES IN THE SCIENCE AND TECHNOLOGY OF MUSIC. Direção: Kofi Agawu. CIRMMT Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=z_sFVFsENMg. Acesso em: 10 ago. 2020.

Publicado

2021-05-15

Cómo citar

Agawu, K., & Padovani, J. H. (2021). O tonalismo como força colonizadora na África. Revista Vórtex, 9(1), 20. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.20

Número

Sección

Tradução