A tópica do indianismo na obra Wãnĩ A’Ama de Maria Helena Rosa Fernandes
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https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.8Palabras clave:
tópicas, música brasileira, música indígena, etnomusicologia, música sinfônicaResumen
A extensa produção musical da compositora brasileira Maria Helena Rosa Fernandes inclui mais de 60 obras, escritas a partir dos anos 70. Suas obras contribuem consideravelmente para o repertório da música contemporânea, não só pela riqueza timbrística, rítmica e gestual de sua escrita, mas também por transmitir um elemento importante da cultura brasileira: a temática indígena. Este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre atuais abordagens sobre tópicas nacionais brasileiras, tomando como modelo, a tópica do indianismo, aplicada na obra sinfônica Wãnĩ A'Ama (1982) de Rosa Fernandes. Através da análise dos recursos que constituem a sua linguagem composicional e expressiva, o presente artigo também pretende incentivar a divulgação de seu repertório, ainda ofuscado pelas obras de outros representantes do século XX e XXI, tanto em direção às pesquisas teórico-musicológicas, quanto no campo da performance sinfônica.
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