Distinções primordiais entre Canto e Fala a partir de Aristóxeno de Tarento

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Autores/as

  • Paulo Eduardo de Barros Veiga Universidade de São Paulo
  • Rubens Russomanno Ricciardi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.3

Palabras clave:

Epistemologia, Teoria musical grega, Prosódia, Canto e Fala, Aristóxeno de Tarento,

Resumen

Com base nos tratados musicais de Aristóxeno de Tarento (século IV a. C.), o músico primordial, procura-se compreender como se operacionaliza semanticamente a distinção entre canto e fala, após uma revisão inevitável sobre ritmo, métrica e prosódia. Sobre esses conceitos, procura-se propor uma triagem epistemológica, considerando a música, a poesia e a dança. Do contrário, suscitam-se equí­vocos semânticos cuja consequência mais nociva seja o esquecimento da poí­Ä“sis (ποίησις). Note-se que Aristóxeno estabelece uma teoria inteiramente preocupada com a episteme musical. Essas discussões de teor filosófico-epistemológico desdobram-se a partir do escopo central, qual seja, a diferença entre canto e fala. O ensejo permite comentar também sobre a distinção entre vogais longas e breves na concepção tanto da prosódia das lí­nguas antigas, com destaque ao latim, quanto da prosódia musical, com extensão às lí­nguas modernas, contribuindo, dessa forma, com o ofí­cio do compositor.

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Biografía del autor/a

Paulo Eduardo de Barros Veiga, Universidade de São Paulo

Paulo Eduardo de Barros Veiga é pós-doutorando pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Depar-tamento de música, sob supervisão do Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi. Recebe apoio da Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob processo de número 2018/01418-2. É membro do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) e do Grupo Linceu – Visões da Antiguidade Clássica. Além de violinista da USP Filarmônica e da Oficina Experimental, tem Mestrado e Doutorado em Estudos Literários, voltando-se í  literatura clássica, pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1250-8237

Rubens Russomanno Ricciardi, Universidade de São Paulo

Rubens Russomanno Ricciardi é professor titular do Departamento de Música da FFCLRP-USP, compositor, maestro, pianista e musicólogo. Graduado pela ECA-USP, com especialização em Musicologia pela Universidade Humboldt de Berlim, sua carreira contempla Mestrado, Doutorado e Livre-docência, além de concurso para Professor titular, pela ECA-USP. É fundador do Curso de Música da FFCLRP-USP, do Ensemble Mentemanuque, da USP Filarmônica e do NAP-CIPEM. Também é professor responsável pelo Festival Música Nova "Gilberto Mendes", pelo Projeto USP Música-Criança e pelas séries Concertos USP/São Carlos e Concertos USP/Theatro Pedro II. Suas composições têm sido apresen-tadas em centros musicais no Brasil, na América do Norte e na Europa. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6895-2177

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Publicado

2021-05-15

Cómo citar

Veiga, P. E. de B., & Ricciardi, R. R. (2021). Distinções primordiais entre Canto e Fala a partir de Aristóxeno de Tarento. Revista Vórtex, 9(1), 3. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.3

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