A Sonata para guitarra em Viena na época de Beethoven

Visualizações: 76

Autores/as

  • Marcos Pablo Dalmacio Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.1.401

Resumen

O seguinte artigo apresenta uma série de considerações acerca da produção de sonatas para guitarra no perí­odo clássico em Viena, tentando contextualizá-las de acordo com aspecto sociocultural da época ao invés de estuda-las como um corpus separado de obras. Consideramos a criação de um repertório especí­fico para a guitarra de seis cordas simples que se estabelece como um novo instrumento entre os postremeiros anos do século XVIII e nos primeiros do século XIX, com o gênero sonata oferecendo um suporte da seriedade das intenções, tentando separar a guitarra de seu anterior papel como mera acompanhante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Pablo Dalmacio, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Múica, sub-área Musicologia. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Contato:

marcospablodalmacio@gmail.com

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

Dalmacio, M. P. (2013). A Sonata para guitarra em Viena na época de Beethoven. Revista Vórtex, 1(1), 51–66. https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.1.401

Métrica