A dor de todas as ruas vazias
Visualizações: 92DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.17Palabras clave:
partitura, música contemporânea portuguesaResumen
A conceção desta peça tem como base a sistematização de uma metodologia de composição, desenvolvida como trabalho final de mestrado em Artes Musicais (Ricardo 2019), que testa uma possiÌvel associação entre componentes textuais e elementos musicais. PoderaÌ ser encarada como uma transcrição de carateriÌsticas textuais para paraÌ‚metros musicais. Para isso foi desenvolvido um processo de transcrição em que o texto eÌ tratado como dados em bruto – consoante os caracteres individuais e combinações entre letras, em silabas, palavras ou frases – resultando em sequeÌ‚ncias numeÌricas e alturas de notas, e usadas na construção de motivos, acordes, estruturas, etc.; destas transcrições resultam seÌries de notas musicais, com alturas e durações especificas, que são tratadas como o material musical disponiÌvel para o compositor. Não se trata de uma simples transcrição ou codificação direta de texto em muÌsica, mas sim da exploração de como estes processos criptograÌficos podem ser aplicados artiÌstica e criativamente.
Descargas
Citas
AL BERTO. Horto de Incêndio. Porto Editora: Assírio & Alvim, 2017. PESSOA, Fernando. As Flores do Mal. Lisboa: Guerra e Paz, 2014.
RICARDO, João. ...and Words on Music: O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical. Tese de mestrado disponível em: http://hdl.handle.net/10362/82084. NOVA FCSH: 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 João Ricardo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.