Fantasia Sul América para saxofone solo, processos de assimilação e incorporação de repertório
Visualizações: 421DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.13Palabras clave:
Fantasia Sul América, Repertório para Saxofone, Performance, Claudio SantoroResumen
Este trabalho evidencia processos de assimilação e incorporação de repertoÌrio entre instrumentos musicais anaÌlogos - o oboeÌ e o saxofone, tendo como base a Fantasia Sul AmeÌrica para oboeÌ solo, de Claudio Santoro (1983). Os procedimentos utilizados incluem entrevista com o saxofonista brasileiro DiÌlson FloreÌ‚ncio (2019) e uma breve revisão histoÌrica em torno do IV Concurso Sul AmeÌrica de MuÌsica - Jovens Concertistas Brasileiros, realizado no Rio de Janeiro em 1985. Os resultados da pesquisa apontam significativa visibilidade da obra averiguada atraveÌs da repercussão midiaÌtica na plataforma digital do YouTube, programas de recitais e a ampla divulgação de edições não oficiais da versão para saxofone a partir do manuscrito entre saxofonistas.
Descargas
Citas
BOLETIM LATINO-AMERICANO DE MÚSICA, vol. VI., primeira parte, Montevideo: Instituto Interamericano de Musicologia, abril de 1946. pp. 283-300.
BRAGA, Francisco. Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Francisco Braga (1868-1945). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1968.
FERLING, W. 48 Études. Paris: Alphonse Leduc, 1946.
FLORÊNCIO, Dílson. Entrevista de José de Carvalho Oliveira em 28/10/2019. São Paulo.
Registro em áudio.
FRAGA, Vinícius de Sousa. Estudo Interpretativo sobre a Fantasia Sul América para clarineta solo de Claudio Santoro. 2008. Dissertação de Mestrado em Música – Execução (clarineta) - Escola de Música, UFBA, Salvador, 2008.
OLIVEIRA, José de Carvalho. Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra, de Villa-Lobos (1948): aspectos contextuais e análise estrutural do primeiro movimento. 2019. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
LYLLEY, Thomas. The repertoire heritage. In: INGHAM, Richard (Ed.). The Cambridge companion to the saxophone. Cambridge: Cambridge Press, 1998, p. 52-64.
RUSSO, Amadeu. Método Completo de Saxofone. São Paulo: Irmãos Vitale, 2007.
SANTORO, Claudio. Catálogo de obras de Claudio Santoro. Brasília: Associação Cultural Claudio Santoro, 2019. Disponível em: http://www.claudiosantoro.art.br/Santoro/catalogo_geral_lista.html . Acesso em: 18/10/2019.
_____. Fantasia Sul América para oboé solo. Partitura. Brasília: manuscrito, 1983.
_____. Fantasia Sul América para saxofone solo. Partitura. Rio de Janeiro: MuseScore (Marco Tulio
de Paula Pinto, 2019), 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 José de Carvalho Oliveira, Marco Tulio de Paula Pinto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.