Impasses da polí­tica educacional para a música na escola Dilemas entre a polivalência e a formação especí­fica

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Autores/as

  • Olga Alves de Oliveira Universidade Federal da Paraí­ba | Brasil
  • Maura Penna Universidade Federal da Paraí­ba | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.2.2879

Resumen

Este artigo busca refletir sobre as propostas para música na escola no discurso oficial, enfocando a polivalência na área das artes como questão ainda não resolvida. Com base em pesquisa documental e fontes primárias, são analisadas as principais legislações que têm regido a educação brasileira desde 1960 e também documentos de orientação curricular. Buscando compreender a música inserida nesse movimento histórico das polí­ticas educacionais, discutimos como persistem ambiguidades entre textos legais e infralegais no tocante à polivalência no ensino das artes, ambiguidades estas que vêm sendo tensionadas pela formação especí­fica do professor de música.

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Biografía del autor/a

Olga Alves de Oliveira, Universidade Federal da Paraí­ba | Brasil

Graduada em Música Licenciatura pela Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB) com habilitação em instrumento (flauta transversal). Mestre em Música (área de concentração Educação Musical) pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UFPB. Professora de música da rede pública municipal de João Pessoa e da rede pública estadual da Paraí­ba, atuando na educação infantil e ensino fundamental. É membro do Laboratório de Educação Musical Infantil – LEMI/UFPB e atua em conjuntos de música popular. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5095-4465. E-mail: olgaalvez@gmail.com

Maura Penna, Universidade Federal da Paraí­ba | Brasil

Graduada em Música (Bacharelado e Licenciatura) e Educação Artí­stica pela Universidade de Brasí­lia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraí­ba. Doutora em Linguí­stica pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Associado 1 do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraí­ba/UFPB, atuando na Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado e doutorado) e coordenando o Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação. Autora de livros e diversos artigos sobre educação musical, ensino das artes, música e cultura, publicados em periódicos cientí­ficos, coletâneas e anais de congressos. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7331-2812. E-mail: maurapenna@gmail.com

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

de Oliveira, O. A., & Penna, M. (2019). Impasses da polí­tica educacional para a música na escola Dilemas entre a polivalência e a formação especí­fica. Revista Vórtex, 7(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.2.2879

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