A composição de El Cimarrón de H. W. Henze: liberdade e referencialidade em uma narrativa musical
Visualizações: 83DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2407Resumen
A composição de El Cimarrón se insere em um momento de grande engajamento político de seu compositor, H. W. Henze, fato que transparece na temática da obra, a autobiografia de um ex- escravo em Cuba, mas também em sua forma, um novo modelo de teatro musical. Analisa-se, portanto, a maneira como o texto original foi tratado para sua versão musical, e como a escrita vocal e instrumental é tratada e se combina a essa dramaturgia para constituir uma "narração" . Observa-se, ainda, como o pensamento politizado do compositor induz escolhas composicionais tais como as diferentes formas de notação (grafismo, indeterminação rítmica), a escrita musical textural e a linguagem majoritariamente atonal. Enfim, identificam-se procedimentos referenciais com relação à cultura geral e cubana, que se propõem à uma releitura ao mesmo tempo distanciada e humorada destas culturas.
Descargas
Citas
BARNET, Miguel. Esclave à Cuba: Biographie d'un ,cimarron' du colonialisme à l'indépendance [Trad. Claude Couffon]. Paris: Gallimard, 1967.
______. Der Cimarron: Die Lebensgeschichte eines entflohenen Negersklaven aus Cuba. [Trad. Hildegard Baumgart]. Frankfurt am Main: Insel Verlag, 1969, Suhrkamp Taschenbuch, 1999.
BROUWER, Leo. ,,Berichte über die Ausführung". In: HENNEBERG, Claus H. (Ed.) El Cimarrón: Ein Werkbericht . Mainz: B. Schott's Söhne, 1971. p. 49-50.
El Cimarron. HENZE, H.W. (Compositor). William Pearson, baritono; Karlheinz Zoeller, fl.; Leo Brouwer, guit.; Stomu Yamash'ta, perc.; Hans Werner Henze, dir. (Intérpretes). Hamburg: Deutsche Gramophone, 1973-96.
ENZENSBERGER, Hans Magnus. ,,Angaben über eine Handlung". In: HENNEBERG, Claus H. (Ed.) El Cimarrón: Ein Werkbericht. Mainz: B. Schott's Söhne, 1971. p. 32-8.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um Teatro Pobre. 4a edição. trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro:
Editora Civilização Brasileira, 1971. 220 p.
HENZE, Hans Werner. El Cimarrón: Rezital für vier Musiker. Biographie des geflohenen Sklaven Esteban Montejo. Mainz: Schott, 1969-1970. 99p. Partitura.
______. ,,Angaben über die Musik". In: HENNEBERG, Claus H. (Ed.) El Cimarrón: Ein Werkbericht. Mainz: B. Schott's Söhne, 1971. p. 39-43.
______. Musik und Politik, Schriften und Gespräche 1955-1984. München: dtv, 1984. ______. Bohemian Fifths: An Autobiography. Frankfurt a. M: Fischer, 1996.
NATTIEZ, Jean Jacques. Can one speak of Narrativity in Music?. Journal of the Royal Musical Association, Vol. 115, N. 2 (1990), p. 240-257. DOI: https://doi.org/10.1093/jrma/115.2.240
NONO, Luigi. "Notes sur le théâtre musical contemporain" . In: FENEYROU, Laurent (Ed.) Écrits. Paris: Christian Bourgois, col. "Musique/Passé/Présent" , 1993, p. 190-194.
WALSCH, Stephen. Hans Werner Henze: "El Cimarrón" [encarte do disco 449872-2], trad. Dennis Collins. Hamburg: Deutsche Gramophone, 1971, 1996. p.11-13.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ledice Fernandes de Oliveira Weiss
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.