Fantasia Sul América para saxofone solo, processos de assimilação e incorporação de repertório

Visualizações: 424

Autores/as

  • José de Carvalho Oliveira
  • Marco Tulio de Paula Pinto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.13

Palabras clave:

Fantasia Sul América, Repertório para Saxofone, Performance, Claudio Santoro

Resumen

Este trabalho evidencia processos de assimilação e incorporação de repertoÌrio entre instrumentos musicais anaÌlogos - o oboeÌ e o saxofone, tendo como base a Fantasia Sul AmeÌrica para oboeÌ solo, de Claudio Santoro (1983). Os procedimentos utilizados incluem entrevista com o saxofonista brasileiro DiÌlson FloreÌ‚ncio (2019) e uma breve revisão histoÌrica em torno do IV Concurso Sul AmeÌrica de MuÌsica - Jovens Concertistas Brasileiros, realizado no Rio de Janeiro em 1985. Os resultados da pesquisa apontam significativa visibilidade da obra averiguada atraveÌs da repercussão midiaÌtica na plataforma digital do YouTube, programas de recitais e a ampla divulgação de edições não oficiais da versão para saxofone a partir do manuscrito entre saxofonistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José de Carvalho Oliveira

JoseÌ de Carvalho Oliveira: Possui mestrado com pesquisa apoiada pela ageÌ‚ncia de fomento CAPES, sob orientação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles, na aÌrea de Teoria e AnaÌlise Musical pela Universidade de São Paulo – ECA/USP (2019). EÌ formado em Licenciatura em MuÌsica pelo Centro UniversitaÌrio Sant ÌAnna e desde 2017 integra o corpo docente na referida instituição. EÌ Professor do bacharelado em saxofone claÌssico/erudito no Centro UniversitaÌrio IÌtalo Brasileiro – SP. Como pesquisador, possui trabalhos publicados no campo da Performance, Teoria, AnaÌlise Musical e Educação Musical. Como saxofonista dedica-se ao repertoÌrio brasileiro e contemporaÌ‚neo. CurriÌculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2051026202284367. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6803-6013.

Marco Tulio de Paula Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Marco Tulio de Paula Pinto: Possui graduação em Bacharelado em MuÌsica/Instrumento: Saxofone, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em MuÌsica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), na aÌrea de PraÌticas Interpretativas; Doutorado em MuÌsica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011), na aÌrea de Teoria e PraÌtica da Interpretação. Exerce o cargo de professor associado de saxofone na UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experieÌ‚ncia na aÌrea de Artes, com eÌ‚nfase em Interpretação Musical. CurriÌculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8183951867136655. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1587- 4176.

Citas

BOLETIM LATINO-AMERICANO DE MÚSICA, vol. VI., primeira parte, Montevideo: Instituto Interamericano de Musicologia, abril de 1946. pp. 283-300.

BRAGA, Francisco. Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Francisco Braga (1868-1945). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1968.

FERLING, W. 48 Études. Paris: Alphonse Leduc, 1946.

FLORÊNCIO, Dí­lson. Entrevista de José de Carvalho Oliveira em 28/10/2019. São Paulo.

Registro em áudio.

FRAGA, Viní­cius de Sousa. Estudo Interpretativo sobre a Fantasia Sul América para clarineta solo de Claudio Santoro. 2008. Dissertação de Mestrado em Música – Execução (clarineta) - Escola de Música, UFBA, Salvador, 2008.

OLIVEIRA, José de Carvalho. Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra, de Villa-Lobos (1948): aspectos contextuais e análise estrutural do primeiro movimento. 2019. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

LYLLEY, Thomas. The repertoire heritage. In: INGHAM, Richard (Ed.). The Cambridge companion to the saxophone. Cambridge: Cambridge Press, 1998, p. 52-64.

RUSSO, Amadeu. Método Completo de Saxofone. São Paulo: Irmãos Vitale, 2007.

SANTORO, Claudio. Catálogo de obras de Claudio Santoro. Brasí­lia: Associação Cultural Claudio Santoro, 2019. Disponí­vel em: http://www.claudiosantoro.art.br/Santoro/catalogo_geral_lista.html . Acesso em: 18/10/2019.

_____. Fantasia Sul América para oboé solo. Partitura. Brasí­lia: manuscrito, 1983.

_____. Fantasia Sul América para saxofone solo. Partitura. Rio de Janeiro: MuseScore (Marco Tulio

de Paula Pinto, 2019), 1983.

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Oliveira, J. de C., & Pinto, M. T. de P. (2020). Fantasia Sul América para saxofone solo, processos de assimilação e incorporação de repertório. Revista Vórtex, 8(2), 13. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.13

Métrica