Sistema Composicional Intermarkoviano

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Autores/as

  • Esdras Sarmento Ferreira Universidade Federal da Paraí­ba
  • Raphael Sousa Santos Pesquisador Independente
  • Flávio Fernandes de Lima Instituto Federal de Pernambuco
  • Hugo Tremonte de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Liduino Pitombeira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.9

Palabras clave:

Sistemas Composicionais, Cadeias de Markov, Intertextualidade, Teoria dos Contornos, Partições Texturais Rí­tmicas

Resumen

O presente artigo trata da descrição do Sistema Composicional Intermarkoviano, resultado de uma convergeÌ‚ncia entre a teoria da intertextualidade e das cadeias de Markov, com o objetivo de estabelecer diretrizes preÌ-composicionais. Tais diretrizes se originam, no caso especiÌfico deste trabalho, das partições texturais riÌtmicas e dos contornos meloÌdicos de uma obra musical original: o segundo movimento dos Cinco Movimentos para Quarteto de Cordas, Op. 5 de Webern. A operacionalidade do sistema eÌ facilitada atraveÌs de um aplicativo computacional denominado Markov Model, desenvolvido durante a pesquisa. Como resultado composicional, foi planejada e composta uma nova obra, cujas relações profundas de interdependeÌ‚ncia textural e contorno meloÌdico se aproximam da obra original.

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Biografía del autor/a

Esdras Sarmento Ferreira, Universidade Federal da Paraí­ba

Esdras Sarmento Ferreira é bacharel em Música, com ênfase na área de Produção musical (UFCG – 2014), tem mestrado em Música, com foco na área de Etnomusicologia (UFPB-2017) e, atualmente, cursa paralelamente a Licenciatura em Música, área de Práticas interpretativas (ênfase em Canto popular) pela Universidade Federal da Paraí­ba e o doutorado em Música (área de Musicologia/Etnomusicologia) pela mesma universidade. Estudou Composição musical com o compositor professor Dr. Liduino Pitombeira, Canto popular com as professoras Daniele Rezende, Sabrina Fernandes e Clara Luz, além de canto lí­rico com a professora Dra. Amarí­lis Rebuá. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9357-5385

Raphael Sousa Santos, Pesquisador Independente

Raphael Sousa Santos é um compositor, artista visual e programador baseado na Holanda. Ele experimenta com o desenvolvimento de linguagens de programação e com o uso de processos estocásticos, algoritmos evolucionários e técnicas espectrais para a criação e performance de obras musicais e visuais. Sua área de interesse enquanto pesquisador engloba análise e sí­ntese de áudio, teoria musical e composição assistida por computador com um foco no papel da abstração, da analogia, da manipulação sintática e do uso da linguagem durante o processo composicional ou analí­tico. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7449-3886

Flávio Fernandes de Lima, Instituto Federal de Pernambuco

Flávio Fernandes de Lima é Engenheiro Quí­mico pela Universidade Federal de Pernambuco, Bacharel em Trombone pela UFPB, Licenciado em Música pela UFPE, Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica pela UNICAP, Mestre e Doutor em Composição Musical pela UFPB. Atual professor de Música no Instituto Federal de Pernambuco (Cursos Integrados e Pós-Graduação); Coordenador de Música no IFPE. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3551-3805

Hugo Tremonte de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Hugo T. de Carvalho é Bacharel (2011) e Mestre em Matemática Aplicada (2013), e Doutor em Engenharia Elétrica (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Métodos Estatí­sticos (IM/UFRJ), e tem interesse em aplicação de métodos estatí­sticos em restauração de gravações de áudio degradadas e recuperação de informações musicais, bem como em tópicos de Estatí­stica Computacional. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0776-0400

Liduino Pitombeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Liduino Pitombeira é professor de composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o grupo de pesquisa MusMat (PPGM-UFRJ). Suas obras têm sido executadas por diversos grupos no Brasil e no exterior, entre eles o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Pitombeira tem Doutorado em Composição e Teoria pela Louisiana State University (EUA). Tem diversos artigos publicados em revistas e anais de congressos no Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1141-655X

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Publicado

2020-09-15

Cómo citar

Ferreira, E. S., Santos, R. S., de Lima, F. F., de Carvalho, H. T., & Pitombeira, L. (2020). Sistema Composicional Intermarkoviano. Revista Vórtex, 8(2), 9. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.9

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