Sistema Composicional Intermarkoviano
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.9Palabras clave:
Sistemas Composicionais, Cadeias de Markov, Intertextualidade, Teoria dos Contornos, Partições Texturais RítmicasResumen
O presente artigo trata da descrição do Sistema Composicional Intermarkoviano, resultado de uma convergeÌ‚ncia entre a teoria da intertextualidade e das cadeias de Markov, com o objetivo de estabelecer diretrizes preÌ-composicionais. Tais diretrizes se originam, no caso especiÌfico deste trabalho, das partições texturais riÌtmicas e dos contornos meloÌdicos de uma obra musical original: o segundo movimento dos Cinco Movimentos para Quarteto de Cordas, Op. 5 de Webern. A operacionalidade do sistema eÌ facilitada atraveÌs de um aplicativo computacional denominado Markov Model, desenvolvido durante a pesquisa. Como resultado composicional, foi planejada e composta uma nova obra, cujas relações profundas de interdependeÌ‚ncia textural e contorno meloÌdico se aproximam da obra original.
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