Movimento, som e imagem – A poética de Anne Teresa De Keersmaeker e Thierry De Mey
Visualizações: 196DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3206Resumen
O presente trabalho aborda a poética da coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker e do cineasta e compositor Thierry De Mey. Objetivo compreender como operam as inter-relações entre música e dança em produções tanto colaborativas quanto individuais de ambos os artistas. Nestas, o paralelismo e a similaridade processual entre processos coreográficos e musicais apontam para a constituição de uma temporalidade comum que conecta movimento, som e imagem. Abordo igualmente as relações estabelecidas por De Keermaeker com a poética dos compositores Steve Reich e Gérard Grisey, visando compreender como suas concepções sobre a temporalidade musical dirigem a maneira pela qual são construídos os processos coreográficos.Descargas
Citas
ADLINGTON, Robert (ed.). Soundcommitments: Avant-garde Music and the Sixties. New York: Oxford University Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195336641.001.0001
AROM, Simha. Polyphonies et polyrythmies instrumentales d"™Afrique centrale. Paris: SELAF, 1985
CASTELLANI, Felipe Merker Castellani. Corpo-imagem-som: a criação musical e suas conexões. Tese de doutorado, Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2016.
CVEJIC, Bojana (ed). Vortex temporum/Anne Teresa De Keersmaeker/Rosas/Ictus. Rosas: Bruxelas, 2013.
DE KEERSMAEKER, Anne Teresa; CVEJIC, Bojana. A Choreographer"™s Score: Fase, Rosas danst Rosas, Elena"™s Aria, Bartók. Bruxelas: Mercatorfonds / Rosas, 2012.
DE MEY, Thierry. Pièces électroniques: scies, bonds, empreintes... Bruxelles: Sub Rosa, 2004.
______. Silence Must be!. Edição pessoal do autor, 2002. Partitura.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1: A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
FERRAZ, Silvio. Música e Repetição. São Paulo: Educ, 1998.
LAUXEROIS, Jean.; SZENDY, Peter. De la différence des arts. Paris: L"™Harmattan/ IRCAM, 1997.
ROLAND, Dominique (dir.). Thierry De Mey: Traces de Mouvements. Enghien-les-Bains: Centre des arts, 2012.
REICH, Steve. Writings on Music. Oxford: Oxford University Press, 2002.
ROADS, Curtis. Computer Music Tutorial. Cambridge, Massachusetts: MIT, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Felipe Merker Castellani
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.