Escuta militante: esboço acerca da construção de repertórios engajados
Visualizações: 53DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.897Abstract
Investiga-se neste texto como as formas de composição, nos contextos de produção musical sem-terra, são articuladas a constituição de repertórios "engajados" . Pensando suas relações a partir da ideia de uma escuta militante, que ganha corpo com os debates sobre arte encontrados em cursos e publicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Aparecem aqui as confraternizações, os conflitos, as trocas e as diferenças que marcam estes espaços de circulação da música. Repertórios variados, compostos por canções difundidas em assentamentos e acampamentos de todo o território nacional, mais ou menos aderentes à uma produção musical dita militante, que penso como fruto de uma escuta especializada. Reflete-se aqui sobre a elaboração de um repertório, formado em sua base pela "canção igrejeira" e pela paródia, que vem atualizando-se nos diferentes contextos pelos quais o MST passou nestes 30 anos de existência.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-12-31
How to Cite
Moscal, J. dos S. (2015). Escuta militante: esboço acerca da construção de repertórios engajados. Vortex Music Journal, 3(2), 178–187. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.897
Issue
Section
Artigos | Dossiê "Som e/ou Música, Violência e Resistência"
License
Copyright (c) 2015 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.