The classical guitar in the interior of São Paulo (1940-2000):

analysis of the concert programs of Milton Nunes's personal collection

Visualizações: 324

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6800

Keywords:

Milton Nunes, Musical performance, Guitar Pedagogy, Guitar in São Paulo

Abstract

This article sheds light on the concert and teaching activities of guitarist Milton Rodrigues Nunes (1925 – 2006), during the 1940s and 2000s. Our analysis was based on the concert programs found in Nunes's personal collection. We have analyzed his concert programs, which were organized in a series of tables showing the most performed works and their respective stylistic categories. We then carried out an analysis of the “Program of the Basic and Professional Guitar Course of the Carlos Gomes Musical Conservatory” and examined the concert programs of Nunes's students. These analyses, in turn, revealed Nunes’s ideas about repertory building and instrumental pedagogy. Finally, we have highlighted the impact of his work in the city of Campinas-SP and the classical guitar enthusiasm in inland São Paulo-state during the second half of the 20th century.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Stephen Coffey Bolis, Universidade Estadual de Campinas

Stephen Coffey Bolis, atua como violonista, professor, produtor cultural e pesquisador.  Foi integrante da Camerata de Violões de Campinas, com quem gravou o CD Mosaicos (2019); do quinteto Madureira Armorial com quem gravou o CD Um homem vestido de sol (2015); e do Duo Mangabeira, vencedores do prêmio artístico no VI FMCB. Em 2019 lançou o seu primeiro trabalho solo, intitulado Stephen Bolis interpreta Antonio Madureira. É coordenador da série de concertos Violão Ponteado e do Seminário de Violão Milton Nunes, em parceria com a Escola de Artes Pró-Música. É mestre e doutorando em música pela Unicamp. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4816-9967. E-mail: stephenbolis@gmail.com

Fabio Scarduelli, Universidade Estadual do Paraná

Fabio Scarduelli é violonista, professor e pesquisador; Mestre e Doutor em Música pela UNICAMP, instituição na qual foi ainda professor e onde realizou seu pós-doutorado. Gravou dois discos solo, sendo o primeiro intitulado Música Paulista para Violão, e Obras Brasileiras para Violão. Mantém intensa carreira como concertista que envolve o repertório solo e de música de câmera. É professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, ministrando aulas e orientações na graduação e na pós-graduação. É também professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Música da Unicamp, orientando trabalhos de doutorado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1222-6969. E-mail: fabioscarduelli@yahoo.com.br

References

ANTUNES, Gilson Uehara. O violão na pós-graduação e na sala de aula: amostragem e possibilidades. 223p. Tese (Doutorado em Música) - USP, São Paulo, 2012.

ALBENIZ, Isaac. Astúrias: Leyenda-Prelúdio. Transcrição para violão de Milton Nunes. São Paulo: Ricordi, 1978. Partitura. 7.

BACH, J.S. Fuga em Sol menor. Transcrição para violão de Milton Nunes. São Paulo: Ricordi, 1962. Partitura. 8.

BACH, J.S. Sinfonia da Cantata BWV 156. Transcrição para violão de Milton Nunes. São Paulo: Ricordi, 1969. Partitura. 2.

BACH, C.P.E. Solfeggietto. Transcrição para violão de Milton Nunes. São Paulo: Ricordi,1953. Partitura. 2.

BARTOLONI, Giacomo. O violão na cidade de São Paulo no período de 1900 a 1950. Dissertação (Mestrado em Música). UNESP, 1995.

CASTAGNA, Paulo e ANTUNES, Gilson. 1916: o violão brasileiro já é uma arte. Cultura Vozes, São Paulo, ano 88, n.1, p.37-51, jan./fev. 1994

CHOPIN, Frédéric. Noturno nº2. Transcrição para violão de Milton Nunes. São Paulo: Ricordi, 1958. Partitura. 3.

FAGNANI, Orlando. Insistência, Ponteio nº1. São Paulo: Ricordi, 1960. Partitura.

HANDEL, G. Sarabanda. Transcrição para violão de Milton Nunes. São Paulo: Ricordi, 1978. Partitura. 2.

NUNES, Milton. Valsa Chôro nº1; violão. São Paulo: Ricordi, 1956. Partitura. 3.

NUNES, Milton. Noturno; violão. São Paulo: Ricordi, 1955. Partitura. 3.

NUNES, Milton. Sonatina em lá menor; violão. São Paulo: Ricordi, 1955. Partitura.

OROSCO, Mauricio. O compositor Isaias Savio e sua obra para violão. 273 f. Dissertação (Mestrado em Música). ECA, USP, São Paulo, 2001.

NUNES, Milton: RECITAL: Milton Nunes interpretando ao violão. Compositor: Orlando Fagnani. Intérprete, violão: Milton Nunes. São Paulo: Ricordi Brasileira SAEC, 1961. 1 disco vinil.

SILVA, Camilla. A produção nacional em violão: um levantamento dos Anais da ANPPOM publicados na última década. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Pelotas – 2019. Disponível em: https://anppom.org.br/congressos/anais/v29/. Acesso em: 23 de jun. de 2021.

ZANON, Fabio. Violão com Fabio Zanon: 73. O violão em São Paulo II. Rádio Cultura FM, São Paulo. Disponível em: http://vcfz.blogspot.com/2007/05/73-o-violo-em-so-paulo-ii.html. Acesso em: 19 jun. 2021.

Published

2022-09-29

How to Cite

Coffey Bolis, S., & Scarduelli, F. . (2022). The classical guitar in the interior of São Paulo (1940-2000):: analysis of the concert programs of Milton Nunes’s personal collection. Vortex Music Journal, 10(2), 1–49. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6800

Issue

Section

Research Papers

Metrics