A versão de Dionisio Aguado para Gran Solo op. 14, de Fernando Sor: Uma revisão crí­tica evidente

Visualizações: 106

Authors

  • Maurício Orosco Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.1.448

Abstract

Este texto apresenta uma análise comparativa entre a partitura de Gran Solo op. 14, de Fernando Sor, e a versão de Dionisio Aguado para a obra. O foco incide na revisão crí­tica balizada por princí­pios básicos das teorias estruturalistas de Arnold Schönberg e William Caplin. Supostamente, a versão de Aguado teria feito tão somente adições à partitura original para lhe propiciar brilho maior (virtuosismo) sem interferências maiores ou outras intenções. Mesmo com esse intuito descrito explicitamente na versão revisada por Aguado, buscamos mostrar que sua partitura traz uma nova configuração da peça com suas partes internas equilibradas em medidas e figurações de contrastes; e isso caracteriza uma revisão crí­tica do material.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maurício Orosco, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Bacharel em música (violão), mestre e doutor em Musicologia (Música/Artes) pela Universidade de São Paulo, é professor de violão na Universidade Federal de Uberlândia.

Published

2014-06-30

How to Cite

Orosco, M. (2014). A versão de Dionisio Aguado para Gran Solo op. 14, de Fernando Sor: Uma revisão crí­tica evidente. Vortex Music Journal, 2(1), 62–73. https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.1.448

Issue

Section

Research Papers

Metrics