Espectromorfologia e Processos de Estruturação
Visualizações: 331DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.19Keywords:
Espectromorfologia, Tipos de movimento, Processos de estruturação, Espaço,Abstract
Espectromorfologia refere-se às maneiras pelas quais espectros de frequência são moldados ao longo do tempo. As respostas dos ouvintes a sons e música derivam de respostas psicológicas à identidade energética, ao comportamento e à organização dos tipos de som nos contextos das estruturas sonoras. Arquétipos instrumentais são uma útil base de referência inicial, a partir da qual uma variedade mais ampla de modelos morfológicos e combinações pode ser elaborada. Isso leva a uma discussão sobre tipos de movimento, que, na mente ouvinte, podem estar ligados à experiência real ou imaginária. O movimento é expresso através de tendências orientadas a metas, de contornos externos (evocando, a noção de gesto), ou através de comportamentos texturais internos. A formação e o movimento dos arquétipos espectromorfológicos fornecem modelos para a definição de funções estruturais e processos de estruturação: interpretamos a importância das ações combinadas dos participantes estruturais à medida que ouvimos por períodos mais ou menos prolongados. Finalmente, são discutidos os aspectos espaciais da espectromorfologia e a influência do ambiente de escuta.
Downloads
References
BOULEZ, Pierre. [Texto de encarte]. In: Le temps musical 1. Paris: Radio France/IRCAM, 1978. Fita cassete.
CHION, Michel. Guide des objets sonores. Paris: Buchet Chastel/INA GRM, 1983.
GEORGIADES, Thrysabulos. Music and Language: The Rise of Western Music as Exemplified in Settings of the Mass. GÖLLNER, Marie Louise (trad). Cambridge: University Press, 1982.
HARVEY, Jonathan. Reflection after Composition. Contemporary Music Review, United Kingdom, Vol. I, N°1, p. 83-86, 1984.
HEIKINHEIMO, Seppo. The Electronic Music of Karlheinz Stockhausen. Helsinki: Suomen Musiikkitieteelinen Seura, 1972
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux. Paris: EÌditions du Seiul, 1966.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Denis Smalley, Germán E. Gras, Thaís Amorim Aragão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.