Movimento, som e imagem – A poética de Anne Teresa De Keersmaeker e Thierry De Mey

Visualizações: 194

Authors

  • Felipe Merker Castellani Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3206

Abstract

O presente trabalho aborda a poética da coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker e do cineasta e compositor Thierry De Mey. Objetivo compreender como operam as inter-relações entre música e dança em produções tanto colaborativas quanto individuais de ambos os artistas. Nestas, o paralelismo e a similaridade processual entre processos coreográficos e musicais apontam para a constituição de uma temporalidade comum que conecta movimento, som e imagem. Abordo igualmente as relações estabelecidas por De Keermaeker com a poética dos compositores Steve Reich e Gérard Grisey, visando compreender como suas concepções sobre a temporalidade musical dirigem a maneira pela qual são construí­dos os processos coreográficos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Felipe Merker Castellani, Universidade Federal de Pelotas

Artista multimí­dia, pesquisador e professor. Suas pesquisas práticas e teóricas atuais têm como campo problemático a criação musical em relação a outras práticas artí­sticas, como o ví­deo e a dança contemporânea, especificamente em contextos de criação coletiva e colaborativa. É mestre e doutor em Música na área de Processos Criativos junto ao Instituto de Artes da Unicamp. Realizou estágio de pesquisa no Centre de Recherche Informatique et Création Musicale da Universidade Paris 8. Atualmente é professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, aonde lidera o grupo de pesquisa Corpo-imagem-som: pesquisa artí­stica e práticas experimentais. E-mail: felipemerkercastellani@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8532-7365.

References

ADLINGTON, Robert (ed.). Soundcommitments: Avant-garde Music and the Sixties. New York: Oxford University Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195336641.001.0001

AROM, Simha. Polyphonies et polyrythmies instrumentales d"™Afrique centrale. Paris: SELAF, 1985

CASTELLANI, Felipe Merker Castellani. Corpo-imagem-som: a criação musical e suas conexões. Tese de doutorado, Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2016.

CVEJIC, Bojana (ed). Vortex temporum/Anne Teresa De Keersmaeker/Rosas/Ictus. Rosas: Bruxelas, 2013.

DE KEERSMAEKER, Anne Teresa; CVEJIC, Bojana. A Choreographer"™s Score: Fase, Rosas danst Rosas, Elena"™s Aria, Bartók. Bruxelas: Mercatorfonds / Rosas, 2012.

DE MEY, Thierry. Pièces électroniques: scies, bonds, empreintes... Bruxelles: Sub Rosa, 2004.

______. Silence Must be!. Edição pessoal do autor, 2002. Partitura.

DELEUZE, Gilles. Cinema 1: A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

FERRAZ, Silvio. Música e Repetição. São Paulo: Educ, 1998.

LAUXEROIS, Jean.; SZENDY, Peter. De la différence des arts. Paris: L"™Harmattan/ IRCAM, 1997.

ROLAND, Dominique (dir.). Thierry De Mey: Traces de Mouvements. Enghien-les-Bains: Centre des arts, 2012.

REICH, Steve. Writings on Music. Oxford: Oxford University Press, 2002.

ROADS, Curtis. Computer Music Tutorial. Cambridge, Massachusetts: MIT, 1996.

Published

2019-12-01

How to Cite

Castellani, F. M. (2019). Movimento, som e imagem – A poética de Anne Teresa De Keersmaeker e Thierry De Mey. Vortex Music Journal, 7(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3206

Issue

Section

Research Papers

Metrics