Música instrumental, tópicas e identidade cultural: um olhar sobre as produções de Milton Nascimento, Wagner Tiso e Nivaldo Ornelas no cenário da música mineira dos anos 70
Visualizações: 209DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3201Abstract
Nos anos 70, Wagner Tiso e Nivaldo Ornelas começaram a se projetar na cena da música instrumental brasileira como compositores e instrumentistas. Neste artigo, analiso a primeira fase de suas carreiras procurando, inicialmente, relacionar seus trabalhos à trajetória de Milton Nascimento, cujos sucesso e prestígio alcançados na MPB se refletiram nas carreiras dos músicos citados. A partir do marco teórico das tópicas musicais – utilizado em estudos de música popular por autores como Acácio Piedade – procuramos demonstrar como algumas das produções desses artistas evocaram elementos formadores da identidade cultural mineira, contribuindo para forjar a imagem de músicos vinculados à Minas Gerais.Downloads
References
AGAWU, V. Kofi. Playing with signs: a semiotic interpretation of classic music. Princeton: Princeton University Press, 1991. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400861835
ANGELO, Nelson (Compositor). NASCIMENTO, Milton (Intérprete, Canto). Fazenda. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1976. Long Play.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Mitologia da Mineiridade: o imaginário mineiro na vida política e cultural do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999.
BORGES, Márcio. Os sonhos não envelhecem: histórias do Clube da Esquina. 8ª ed. São Paulo: Geração Editorial, 2013.
BRANT, Fernando; MOURA, Tavinho (Compositor). NASCIMENTO, Milton (Intérprete, Canto). Paixão e Fé. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1978. Long Play.
BRANT, Fernando; NASCIMENTO, Milton (Compositores). NASCIMENTO, Milton (Intérprete, Canto). Notícias do Brasil. S.l.: Ariola, 1981. Long Play.
CIRINO, Giovanni. Narrativas musicais: performance e experiência na música popular instrumental brasileira. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. doi:10.11606/D.8.2005.tde-08082006-164103. Acesso em: 2019-11-16. DOI: https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-08082006-164103
COELHO, Rafael Senra. Dois lados da mesma viagem: a mineiridade e o Clube da Esquina. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2010.
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: FAPESP, 2000.
DINIZ, Sheyla Castro. "Nuvem cigana": a trajetória do Clube da Esquina no campo da MPB. 2012. 249 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
FERREIRA, A. B. de H. DicionaÌrio da LiÌngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1988. p. 569
LUCAS, Glaura. O ritual dos ritmos no Congado mineiro dos Arturos e do Jatobá. In: Anais do XII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Salvador, 1999, p.1-9.
MULLER, Daniel Gustavo Mingotti. Música Instrumental e Indústria Fonográfica no Brasil. 2005. 193 f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
NASCIMENTO, Milton (Compositor). NASCIMENTO, Milton (Intérprete, Canto). Morro velho. S.l.: Codil, 1967. Long Play.
NASCIMENTO, Milton; TISO, Wagner (Compositores). NASCIMENTO. Seis horas da tarde / Mineiro Pau. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1978. Long Play.
OLIVEIRA, Rodrigo Francisco de. Mil tons de Minas - Milton Nascimento e o Clube da Esquina: cultura, resistência e mineiridade na música popular brasileira. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
ORNELAS, Cid; ORNELAS, Nivaldo (Compositores). As minas do morro velho. Rio de Janeiro: Phonogram, 1978. Long Play.
ORNELAS, Nivaldo; TISO, Wagner (Compositores). TISO. Igreja Majestosa. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1978. Long Play.
PIEDADE, Acácio. A teoria das tópicas e a musicalidade brasileira: reflexões sobre a retoricidade na música. El oído pensante, v. 1, n. 1, p.1-23, 2013.
______. Jazz and Friction of Musicalities. In: ATKINS, E. Taylor (Ed.). Jazz planet: Transnational Studies of the "Sound of Surprise". University Press of Mississipi, 2003. p. 41-58.
______. Jazz, Música Brasileira e fricção de musicalidade. Opus: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. v.11, n.1, p. 197-207, 2005.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, v.1, p.18-31, 1989. DOI: https://doi.org/10.1590/ts.v1i1.83318
ROSA, Carlos Ricardo. Música colonial em Minas Gerais: estudo das características da estrutura musical em nove peças sacras. 1998. 271 f. Dissertação (Mestrado em Artes/Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.