Revisão e digitação de Desterro – Noite, para violão solo, de Maria Ignez Cruz Mello
Visualizações: 94DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2639Abstract
O artigo apresenta o processo de revisão e digitação do primeiro movimento de Desterro, a única peça para violão solo escrita pela compositora Maria Ignez Cruz Mello (1962-2008). É traçada uma breve biografia da compositora, levantada a bibliografia que embasa as decisões de revisão e digitação e são descritos os procedimentos realizados na peça em questão. Anexadas ao artigo constam a edição consultada e a edição revisada e digitada, esta última sendo o produto final da pesquisa.Downloads
References
ALíPIO, Alisson. O processo de digitação para vilão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastian Bach. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
BERLIOZ, Hector. Treatise on Instrumentation: Enlarged and Revised by Richard Strauss. Tradução de Theodore Front. New York: Kalmus, 1948 [1844].
CAMPOS, Edson Telê. A expansão urbana na região metropolitana de Florianópolis e a dinâmica da indústria da construção civil. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
CARLEVARO, Abel. Guitar Masterclass Volume III: Technique, Analysis and Interpretation of the Guitar Works of Heitor Villa-Lobos – 12 Studies (1929). Heidelberg: Chanterelle, 1988.
DOMENICI, Catarina Leite. O Intérprete em colaboração com o compositor: uma pesquisa autoetnográfica. In: ANAIS DO XX CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇíO EM MÚSICA, 10., Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2010, p.1142-1147.
FERNíNDEZ, Eduardo. Technique - Mechanism - Learning: An investigation into becoming a guitarist. Columbus: Guitar Heritage, 2001.
KOONCE, Frank. Left hand movement: a bag full of tricks. 1997. Disponível em <https://www.frankkoonce.com/articles/A%20Bag%20of%20Tricks.pdf>. Acesso em 2 mar. 2018.
GIMENES, Marcelo; MANZOLLI, Jônatas. Técnicas e "affordances" instrumentais: um modelo para a performance e a criação na música contemporânea. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇíO EM MÚSICA, 16., 2006, Brasília. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 288-293.
HILL, Jonathan; CHAUMEIL, Jean Pierre (Orgs.). Burst of Breath: New Research on Indigenous Ritual Wind Instruments in Lowland South America. Lincoln: University of Nebraska, 2011. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt1df4gz7
HURON, David; BEREC, Jonathon. Characterizing Idiomatic Organization in Music: A Theory and Case Study of Musical Affordances. Empirical Musicology Review, vol. 4, n. 3, Columbus, p. 103-122, 2009. DOI: https://doi.org/10.18061/1811/44531
LACERDA, Izomar; HOFFMANN, Kaio. Resenha –Jonathan D. Hill & Jean-Pierre Chaumeil (Orgs). Burst of Breath: New Research on Indigenous Ritual Wind Instruments in Lowland South America. Revista de Antropologia, v. 57, nº. 1, São Paulo, 2014, p. 537-545. DOI: https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2014.87776
MADEIRA, Bruno. A obra para violão de Maurício Orosco: Uma abordagem analítica, interpretativa, técnica e idiomática de peças selecionadas. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Estadual de Campinas, 2013.
MADEIRA, Bruno; SCARDUELLI, Fabio. Ampliação da técnica violonística de mão esquerda: em estudo sobre a pestana. Per Musi, n. 27, Belo Horizonte, 2013, p. 182-188. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-75992013000100016
MELLO, Maria Ignez Cruz. Desterro. Florianópolis: [s.n.], 2003. Partitura.
NOGUEIRA, Isabel Porto; FONSECA, Susan Campos (Orgs.). Estudos de Gênero, Corpo e Música: abordagens metodológicas. Goiânia/Porto Alegre: ANPPOM, 2013.
RODRIGUES, Fernando Augusto. Obras brasileiras da Coleção Turíbio Santos: Processo de elaboração de uma edição crítica. Tese (Doutorado em Música). Universidade Estadual de Campinas, 2018.
VASCONCELOS, Marcus André Varela. Recursos Idiomáticos em Scordatura na Criação de Repertório para Violão. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.