Análise de atividades de percepção musical de acordo com a Matriz de Processos Perceptivos (MPP)
Visualizações: 201DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2638Abstract
Este artigo apresenta a Matriz de Processos Perceptivos (MPP) que foi elaborada para analisar diversas tarefas realizadas em aulas de percepção musical de acordo com parâmetros cognitivos. A principal fundamentação teórica para a elaboração da MPP é a teoria sobre audiação de Edwin Gordon. O artigo desenvolve a dimensão de familiaridade, a partir dos tipos de audiação, enquanto estende esta classificação através da localização da fonte musical. A MPP estabelece dois eixos de análise: 1) eixo desconhecido – conhecido e 2) eixo externo – interno, que formam quatro quadrantes de avaliação. O artigo apresenta a análise de trinta e seis atividades de percepção musical, envolvendo uma diversidade de meios e direções cognitivas, de acordo com a Matriz de Processos Perceptivos.Downloads
References
ALCANTARA Neto, Darcy. Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular. Dissertação (Mestrado). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
BARBOSA, M. F. S. Percepção Musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico cultural. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
BROWN, J. Linear Models in Matrix Form: A Hands-On Approach for the Behavioral Sciences. New York: Springer, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11734-8
FREIRE, Ricardo. Avaliação do ditado musical como ferramenta didática na percepção musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇíO EM MÚSICA (ANPPOM), XIV, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da ANPPOM. Porto Alegre: ANPPOM, 2003, p. 1147-1155.
GORDON, E. Learning Sequences in Music: Skill, Content and Patterns. 6a Edição. Chicago: GIA, 2007.
GORDON, E. Space Audiation. Chicago: GIA, 2015.
GROSSI, C. As ideias de Keith Swanwick aplicadas na percepcão musical. Revista Debates – Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, Rio de Janeiro, v. 4, pag. 23- 38, 2004.
HORN, Suelena de Araujo Borges. O ensino de percepção musical como prática - uma análise a partir de conceitos de Pierre Bourdieu. Revista Vórtex, Curitiba, v.5, n.3, 2017, p.1-26 DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2157
OTUTUMI, C. H. V. Percepção musical: situação atual da disciplina nos cursos superiores de música. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2008.
OTUTUMI, C. H. V. O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos. Revista Vórtex, Curitiba, v. 2, p. 168-190, Dezembro 2013. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.2.437
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.