Silêncios e Durações Estendidas no Wandelweiser – Três Análises

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Authors

  • Gustavo Branco Germano Universidade de São Paulo
  • Fernando Iazzetta Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2610

Abstract

Este artigo propõe uma discussão sobre os usos de silêncios e durações estendidas na obra de compositores vinculados à editora alemã Edition Wandelweiser. Para isso, apresentamos análises de três peças publicadas pela editora entre 1994 e 2001: Klavierstück 2, de Jürg Frey; First Music for Marcia Hafif, de Antoine Beuger; e Space, de Michael Pisaro. Com as análises, buscamos revelar as diversas formas pelas quais os compositores estabelecem conexões entre esses dois conceitos, centrais nas peças selecionadas, através de formas de notação e estruturação altamente contrastantes. Buscamos também introduzir uma reflexão sobre a experiência do tempo e do silêncio na interação do ouvinte com as peças apresentadas. Assim, o trabalho visa uma contribuição ao campo da música experimental através da divulgação e discussão de uma produção musical que, ao longo dos últimos 26 anos, tem se debruçado extensivamente sobre a exploração artí­stica de conceitos fundamentais para a área.

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Author Biographies

Gustavo Branco Germano, Universidade de São Paulo

Gustavo Germano é licenciado em Música pela Universidade de São Paulo (2017), onde atualmente é aluno de Mestrado. Foi bolsista de Iniciação Cientí­fica da FAPESP sob orientação do professor Dr. Fernando H. O. Iazzetta com o projeto Silêncio e Durações Estendidas no Wandelweiser (2016-2017). Desenvolve trabalho artí­stico nas áreas de música eletroacústica e música experimental. Integra os grupos Camerata Profana, dedicado í  execução de repertório do século XX e autoral, e NME, dedicado í  criação e divulgação de música experimental e eletroacústica brasileira. Desde 2014 integra o NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo. E-mail: gustavo.germano@usp.br

Fernando Iazzetta, Universidade de São Paulo

Fernando Iazzetta é professor Titular na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenador do Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI). Dirige o NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo. Atua como compositor e performer com trabalhos que exploram o experimentalismo, a interatividade e recursos eletroacústicos. Seus trabalhos foram apresentados em concertos e festivais de música no Brasil e no exterior. Seus interesses de pesquisa estão voltados para a investigação de formas experimentais de música e arte sonora. Atualmente, é pesquisador 1A do CNPq, Conselho Nacional Brasileiro de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico. Desde 2010, é consultor do Comitê de Artes da FAPESP - Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado de São Paulo. E-mail: iazzetta@usp.br

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Published

2018-09-01

How to Cite

Germano, G. B., & Iazzetta, F. (2018). Silêncios e Durações Estendidas no Wandelweiser – Três Análises. Vortex Music Journal, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2610

Issue

Section

Research Papers

Metrics