XyLoops – Composição e performance de uma obra para xilofone e eletrônica em tempo real (live looping)
Visualizações: 123DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2609Abstract
Apresentamos o processo de composição e performance da obra XyLoops. Essa composição para xilofone e eletrônica em tempo real foi criada dentro de projeto de pesquisa desenvolvido entre pesquisadores de duas instituições/países onde o live looping é o foco principal da pesquisa. Assim, o artigo apresenta uma breve contextualização sobre obras para xilofone e eletrônica em tempo real, uma reflexão sobre o conceito de Live Looping seguido por uma descrição do processo composicional realizado colaborativamente entre os pesquisadores e uma reflexão sobre questões técnicas e interpretativas da obra. Finalizamos apontando para o carácter inovador desta composição o que irá contribuir para a ampliação e desenvolvimento do repertório para xilofone e auxiliar intérpretes e compositores no processo de performance e composição de obras para instrumentos e eletrônica em tempo real focadas em live looping.
Downloads
References
BARBOSA, Jerônimo. WANDERLEY, Marcelo M. HUOT, Stéphane. Exploring playfulness in nime design: the case of live looping tools. NIME, 2017. Disponível em: http://homes.create.aau.dk/dano/nime17/papers/0018/index.html> Acesso em 12/05/2018.
BEAL, Touanda Júlia; DOMENICI, Catarina. A colaboração compositor-intérprete: Concepções e conceitos na ótica de compositores e intérpretes. In Salão UFRGS 2014: SIC - XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2014, Porto Alegre, RS. Anais Porto Alegre, RS, 2014. v. 1. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/113711/Poster_37580.pdf?sequence=2
CAHN, William. (1979). The Xylophone in Acoustic Recordings (1877 to 1929). Nova York, The Percussionist 16, no. 3. 133-152.
CHAIB, Fernando. Exploração Tímbrica no Vibrafone: Análise Interpretativa da obra Cálculo Secreto, de José Manuel López López. Dissertação (Mestrado), Departamento de Comunicação e Arte/DECA, Universidade de Aveiro. Aveiro, 2007
CHAIB, Fernando. O Gesto na Performance em percussão: Uma abordagem Sensorial e Performativa. Tese (Doutorado), Departamento de Comunicação e Arte/DECA, Universidade de Aveiro. Aveiro, 2012.
DUARTE, Alexsander Jorge. A arte do looping. A loop station como instrumento de prática performativa musical. In Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança. 2016. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/postip/article/view/4550
KNOWLES, Julian D. HEWITT, Donna. Performance recordivity: studio music in a live context. Burgess, In Richard James & Isakoff, Katia (Org.). 7th Art of Record Production Conference, 2011, Disponível em: https://eprints.qut.edu.au/48489/ > Acessado em 02/04/2017
MENINO, Fernando Bueno. Possibilidades interpretativas envolvendo instrumentos de percussão e recursos tecnológicos na obra Clapping Music (1972), de Steve Reich. Dissertação (Mestrado), Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015
MOERSCH, W. Marimba revolution. In R. Hartenberger (Org.), The Cambridge Companion to Percussion: Cambridge Companions to Music. Cambridge, Cambridge University Press, 2016 43-54. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781316145074.004
PACHET, François. ROY, Pierre. MOREIRA, Julian. d'Inverno, Mark. Reflexive loopers for solo musical improvisation. Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 2013. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2470654.2481303> Acesso em 10/02/2017 DOI: https://doi.org/10.1145/2470654.2481303
ROCHA, Fernando de Oliveira. Works for percussion and computer-based live electronics: aspects of performance with technology. Dissertação (Doutorado). Schulich School of Music, McGill University, Montreal, Canadá, 2008.
SARDO, Susana. Shared Research Practices on and about music: toward decolonizing colonial ethnomusicology. In Josep Martí and Sara Revilla (Org) Making Music, Making Society. Cambridge, Cambridge Scholars, 2017, 217-238.
STRAIN, James. The Xylophone (ca. 1878-1930): Its Published Literature, Development as a Concert Instrument, and Use in Musical Organizations, Tese (Doutorado). Eastman School of Music, University of Rochester. Nova York, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.