Repetitivo e Barulhento: uma proposta de música (popular) extrema
Visualizações: 71DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2147Abstract
Este trabalho apresenta em forma de texto considerações a respeito de Repetitivo e Barulhento, um conjunto de disco, obra audiovisual e performance criado por Luciano Zanatta e Ricardo De Carli. Os autores são integrantes do Grupo de Pesquisa em Criação Sonora da UFRGS e da Medula – coletivo de experimentação sonora. São apresentados aspectos técnicos e conceituais do processo de criativo e relatos memoriais dos autores, na forma de um discurso que alterna entre primeira e terceira pessoa. Repetitivo e Barulhento dialoga com os campos da música popular e do ruído a partir de uma perspectiva de música experimental. O texto aqui apresentado não pretende ser um comentário externo à obra à qual faz referência e, sim, uma camada a mais na sua composição, seguindo, assim, os princípios de pensar fazendo e fazer pensando que caracterizam a pesquisa artística como modalidade de investigação.Downloads
References
CAESAR, Rodolfo. Sujeito e objeto em loop: escutar nas entrelinhas. In: SIMPOM, (3), 2014, Rio de Janeiro. Anais do 3º Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Rio de Janeiro, 2015. 1-17.
CAMPESATO, Lilian. Vidro e Martelo: contradições na estetização do ruído em música. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 2012.
COESSENS, Kathleen, CRISPIN, Darla, DOUGLAS, Anne. The artistic turn – a manifesto. Ghent: Orpheus Institute, 2009.
FEYERABEND, Paul. Contra o Método. São Paulo: Unesp, 2011.
HARVEY, Jonattan. Music and Inspiration. Londres: Faber & Faber, 2000.
HURON, David. Sweet Anticipation: music and the psychology of expectation. MIT Press, 2008.
IAZZETTA, Fernando. Entre a pesquisa e a criação: a experiência dentro da sonologia. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – São Paulo: ANPPOM, 2014
IWAO, Henrique. Colagem Musical na Música Eletrônica Experimental. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2012.
KIM-COHEN, Seth. In the blink of na ear – toward a non-cochlear sonic art. Nova Iorque: Continuum, 2009. DOI: https://doi.org/10.5040/9781501382796
KRAUSS, Rosalind. Sculpture in the Expanded Field. October, Vol. 8. (Spring, 1979), pp. 30-44. DOI: https://doi.org/10.2307/778224
LÓPEZ CANO, Rúben; OPAZO, Úrsula San Cristóbal. Investigación artística en música: problemas, métodos, experiencias e modelos. México e Barcelona: Fondo Nacional para la Cultura y las Artes de México e ESMUC, 2014.
NOGUEIRA, Isabel, ZANATTA, Luciano e MACHADO, João Carlos. Lusque-Fusque: Composición y Performance entre Canción y Musica Experimental. Ideas Sónicas año 9 nº 17. Centro Mexicano para la Musica y las Artes Sonoras. Morelia: CMMAS, 2016.
REYNOLDS, Roger. Form and method – composing music – the Rothschild essays, Stephen McAdams (ed). Nova Iorque: Routledge, 2002.
ZANATTA, Luciano. Música Popular: considerações sobre o campo no contexto universitário. Simpósio de Estética e Filosofia da Música. Porto Alegre: UFRGS, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.