Desafios da prática instrumental e autorregulação: um estudo com percussionistas

Visualizações: 179

Authors

  • Flávio Denis Dias Veloso Universidade Federal do Paraná
  • Rosane Cardoso Araújo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2142

Abstract

A autorregulação da aprendizagem é a capacidade de o aluno intervir de forma ativa e consciente no próprio desenvolvimento em determinado contexto, favorecendo o controle de aspectos motivacionais e metacognitivos. Para os instrumentistas, o desenvolvimento de competências autorregulatórias exerce influência direta na qualidade do envolvimento com seus estudos. Assim, o objetivo central desta pesquisa foi verificar, por meio de um estudo de levantamento, a possí­vel existência de aspectos autorregulatórios na rotina de estudo de percussionistas em cursos de bacharelado em música. Participaram deste estudo 20 alunos(as) de quatro universidade das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Os resultados indicaram que, de um modo geral, entre as 12 competências autorregulatórias investigadas, a habilidade melhor desenvolvida pelos percussionistas foi a "atribuição causal" , enquanto a competência "monitoramento do progresso" apresentou-se como a menos dominada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávio Denis Dias Veloso, Universidade Federal do Paraná

Flávio Denis Dias Veloso é Mestrando em Música pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba-PR, Brasil) com bolsa CAPES e membro do grupo de pesquisa PROFCEM – Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical. E-mail: flavio.d.veloso@hotmail.com

Rosane Cardoso Araújo, Universidade Federal do Paraná

Dra. Rosane Cardoso de Araújo é Bolsista de Produtividade CNPq, professora associada na Universidade Federal do Paraná (Curitiba-PR, Brasil), coordenadora do grupo de pesquisa PROFCEM – Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical e Vice-presidente da ABCM - Associação Brasileira de Cognição Musical (gestão 2018-2021). E-mail: rosane_caraujo@yahoo.com.br

References

AUSTIN, James; RENWICK, James; MCPHERSON, Gary. Developing motivation. In: MCPHERSON, Gary. (Org). The child as musician: a handbook of musical development. New York: Oxford University Press, 2006. p.213-238. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780198530329.003.0011

AZZI, Roberta Gurgel. Introdução í Teoria Social Cognitiva. Vol. 1. São Paulo: Casapsi. 2014.

BANDURA, Albert. Social Foundantions of Thought & Action: A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1986.

AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Auto-eficácia em diferentes contextos. Campinas, SP: Alí­nea, 2006.

BANDURA, Albert. Self-efficacy: the exercise of control. New York: Freeman, 1997.

BANDURA, Albert. Self-regulation of motivation through anticipatory and self- reactive mechanisms. In: Dienstbier, R. A. (Org.) Perspectives on motivation: Nebraska symposium on motivation. vol. 38. Lincoln, University of Nebraska, 1991. p.69-164.

BARTOLONI, Carmo. Propostas para o ensino da percussão utilizando ritmos e instrumentos étnicos brasileiros. 126 f. Dissertação (Mestrado em Música). Departamento de Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. Motivação para aprender no Brasil: estado da arte e caminhos futuros. In: BORUCHOVITCH, Evely. BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARíES, Sueli Édi Rufini (Orgs.) Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2ª ed.Petropolis: Vozes, 2010. p.231-250.

BZUNECK, José Aloyseo. As crencas de auto-eficacia e seu papel na motivacão do aluno. In: BORUCHOVITCH, Evely.; BZUNECK, José Aloyseo (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 2ª ed. Petropolis: Vozes, 2002. p.116-133.

CAVALCANTI, Célia Regina Pires. Crenças de Autoeficácia: uma perspectiva sociocognitiva no ensino do instrumento musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, Vol. 21, p. 93-102, 2009.

CAVALCANTI, Célia Regina Pires. Prática instrumental e autorregulação da aprendizagem: um estudo sobre as crenças de autoeficácia de músicos instrumentistas. In: ARAÚJO, Rosane Cardoso; RAMOS, Danilo (Orgs). Estudos sobre motivação e emoção em Cognição Musical. Curitiba: UFPR, 2015, p.189-211.

FLAVELL, John Hurley. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, Stanford, vol. 34, n. 10, p.906-911, 1979. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.34.10.906

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. Ed. 2. São Paulo: UNESP, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GIANESELLA, Eduardo. O uso idiomático dos instrumentos de percussão brasileiros: principais sistemas notacionais para o pandeiro brasileiro. Revista Música Hodie, Goiânia: UFG, vol. 12, p. 188-200, 2012.

GIANESELLA, Eduardo. Pequena introdução sobre a evolução da percussão erudita no século XX. Percussão: suplemento da revista batera, vol. 22, p.19, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GALVíO, Afonso. Cognição, emoção e expertise musical. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasí­lia, v. 22, n. 2, p. 169-174, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200006

PAIVA, Rodrigo Gudin. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem desses instrumentos. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade de Campinas, Campinas, 2004.

POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; AZZI, Roberta Gurgel. Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção. Psicologia da educação. São Paulo, vol.29. p.75-94, 2009.

ROSíRIO, Pedro; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Capitanear o Aprender: Promoção da Autorregulação da Aprendizagem no Contexto Educativo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

SCHUNK, Dale. Social cognitive theory and self-regulated learning. In: ZIMMERMAN, Barry.; SCHUNK, Dale (Orgs.) Self-regulated learning and academic achievement: Theoretical perspectives. Mawah, NJ: Erlbaum, 2001. p.125-152.

SIMíO, Ana Margarida da Veiga; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contexto educativo. Cadernos de Educação, Pelotas, p. 2-20, 2013.

SOUZA, Luan Sodré; TOURINHO, Ana Cristina. Autorregulação da aprendizagem e aprendizagem cooperativa: um diálogo na formação do violonista. In: Simpósio de Cognição e Artes Musicais, ed. 10, 2014, Campinas: UNICAMP. Anais. p.66-73.

WEINER, Bernard. An attributional theory perspective of achievement motivation and emotion. Psychological Review, Los Angeles, California, vol. 92 n.4, p. 548-573, 1985. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.92.4.548

ZIMMERMAN, Barry; CLEARY, Timothy. Adolescents development of personal agency: the role of self-efficacy beliefs and self-regulatory skill. In: PAJARES, Frank.; URDAN, Tim. (orgs). Self-efficay beliefs of adolescents. Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2006. p.45-69

Published

2017-06-01

How to Cite

Veloso, F. D. D., & Araújo, R. C. (2017). Desafios da prática instrumental e autorregulação: um estudo com percussionistas. Vortex Music Journal, 5(2), 1–27. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2142

Issue

Section

Research Papers

Metrics