O Corpo do Tempo: uma leitura de “Prologue” de Gérard Grisey

una lectura de la obra Prologue de Gérard Grisey

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8224

Palavras-chave:

Análise Musical, Composição musical, performance, Música Espectral, Gérard Grisey

Resumo

Propomos neste artigo uma leitura da primeira peça da suíte Les Espaces Acoustiques, Prologue, escrita em 1976 por Gérard Grisey para viola solo. Considerando que o conjunto de peças constitui-se em uma sistematização musical das técnicas composicionais que viriam a ser aplicadas e desenvolvidas por Grisey no restante da sua obras, esta análise referencia-se por escritos acadêmicos acerca de sua composição e, sobretudo, por escritos do próprio compositor em seus esforços por apresentar conceitualmente a construção epistemológica que subsidia tais procedimentos. Dessa forma, o biomorfismo que lhe serve como constante campo analógico, como em sua noção tripartite de tempo musical (esqueleto, carne e pele do tempo) e em sua proposta de processo formal (inspiração e expiração), é por nós compreendido como campo de operações composicionais e, consequentemente, como critérios analíticos, permitindo-nos propor abordagens interpretativas e aplicações para novos procedimentos composicionais a partir da noção de fluxo de energia.

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Biografia do Autor

Silvio Ferraz, Universidade de São Paulo

Silvio Ferraz é doutor em semiótica pela PUC/SP e livre-docente pela UNICAMP. Fez cursos de aperfeiçoamento com Brian Ferneyhough, na Fundação Royaumont, e com Gerard Grisey e Jonathan Harvey no IRCAM. É autor de Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea, Livro das Sonoridades e organizador de Notas-Atos-Gestos. Atualmente é professor de composição da USP e pesquisador do CNPq.

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

William Teixeira é bacharel em violoncelo pela UNESP, mestre em música pela UNICAMP e conclui seu doutorado em música pela USP. Atualmente é Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS. Além de sua atuação como violoncelista, onde tem estreado dezenas de peças de várias gerações de compositores brasileiros, pesquisa as possíveis relações entre a retórica e a música contemporânea.

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Publicado

24.12.2023

Como Citar

Ferraz, S., & Teixeira, W. (2023). O Corpo do Tempo: uma leitura de “Prologue” de Gérard Grisey: una lectura de la obra Prologue de Gérard Grisey. Revista Vórtex, 11(3), 1–27. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8224

Edição

Seção

Dossiê ”25 years without Gérard Grisey”

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