Desconstruindo Ligeti: relato de uma experiência artística

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7225

Palavras-chave:

Experimentação em música, formatos de concerto, performance criativa

Resumo

Observando formatos de concerto na atualidade percebemos basicamente duas vertentes: a primeira adere aos modelos tradicionais, cujas referências foram herdadas do século XIX, e a segunda abre espaço para a criatividade, abordando, inclusive, caminhos fronteiriços entre música e outras disciplinas artísticas. Interessados em repensar as possibilidades da música de concerto, realizamos uma performance musical que partiu dos Estudos para piano de Ligeti em direção à transformação das práticas vigentes. O artigo gira em torno dessa performance artística, denominada Deconstructing Ligeti, destacando os conceitos que a embasaram, além de oferecer uma revisão sobre trabalhos representativos que exploram o potencial criativo na performance musical. Dessa maneira, espera-se contribuir para futuras criações investigativas, ampliando o espírito crítico e produzindo novos conhecimentos na comunidade musical.

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Biografia do Autor

Alice Martins Belém Vieira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Alice Belém concluiu o Doutorado em Artes no Departamento de Música da ECA-USP e atua como performer em países como Brasil, Portugal, Alemanha. Em seus trabalhos como pianista e pesquisadora tem especial interesse pela música dos séculos XX e XXI. É docente da Escola de Música da UEMG, atuando especialmente nas disciplinas Piano, Música de Câmara e Interpretação da Música Contemporânea.

Felipe de Oliveira Amorim, Universidade do Estado de Minas Gerais

Felipe Amorim, flautista e compositor, é professor na Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutor em Flauta pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Em seu caminhar artístico, tocou nos grupos O Grivo, Flutuar Orquestra de Flautas e Oficina Música Viva. Passou por vários lugares, encontrou vários intérpretes e compositores, sendo a contemporaneidade musical, a performance criativa, apoiada pela improvisação e pelo suporte de meios eletrônicos, seus principais interesses.

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Publicado

11.05.2023

Como Citar

Martins Belém Vieira, A., & de Oliveira Amorim, F. (2023). Desconstruindo Ligeti: relato de uma experiência artística. Revista Vórtex, 11(1), 1–26. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7225

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