Desconstruindo Ligeti: relato de uma experiência artística
Visualizações: 46DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7225Palabras clave:
Experimentação em música, formatos de concerto, performance criativaResumen
Observando formatos de concerto na atualidade percebemos basicamente duas vertentes: a primeira adere aos modelos tradicionais, cujas referências foram herdadas do século XIX, e a segunda abre espaço para a criatividade, abordando, inclusive, caminhos fronteiriços entre música e outras disciplinas artísticas. Interessados em repensar as possibilidades da música de concerto, realizamos uma performance musical que partiu dos Estudos para piano de Ligeti em direção à transformação das práticas vigentes. O artigo gira em torno dessa performance artística, denominada Deconstructing Ligeti, destacando os conceitos que a embasaram, além de oferecer uma revisão sobre trabalhos representativos que exploram o potencial criativo na performance musical. Dessa maneira, espera-se contribuir para futuras criações investigativas, ampliando o espírito crítico e produzindo novos conhecimentos na comunidade musical.
Descargas
Citas
AIMARD, Pierre-Laurent. Ligeti, Étude No. 2, Cordes à vide: Pierre-Laurent Aimard explores the work, 2020. Publicado pelo canal Explore the Score: Klavier- Festival Ruhr. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TABcQkSBefE>. Acesso em 30 de abril de 2022.
ANDERSON, Greg; ROE, Elizabeth Joy. Anderson & Roe piano duo.
Disponível em: <https://www.andersonroe.com/.> Acesso em: 10 mai.2022.
BALSACH, Llorenç. Application of virtual pitch theory in music analysis. Journal of New Music Research, [s. l.], v. 26, n. 3, p. 244-265, 1 set. 1997. DOI 10.1080/09298219708570729. Disponível em:< http://www.lamadeguido.com/artangles.pdf >. Acesso em: 10 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/09298219708570729
BIPPUS, Elke. Artistic Experiments as Research. In: SCHWAB, Michael (org.). Experimental Systems: Future Knowledge in Artistic Research. Leuven: Leuven University Press, 2013. p. 121–134.
CAGE, John. Water Walk. For solo television performer. New York: Henmar Press, 1961. 1 partitura.
CASTRO GIL, Susana. Transcreación Musical: transgresión de agencias para la Investigación Artística.2022. 374 fls. Tese (Doutorado em Música). Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022.
CHARLES, Jean-François. A Tutorial on Spectral Sound Processing Using Max/MSP and Jitter. Computer Music Journal. Cambridge: MIT Press, v. 32, n. 3, p. 87-102, 25 nov. 2022. Disponível em: <http://direct.mit.edu/comj/article-pdf/32/3/87/1855215/comj.2008.32.3.87.pdf> . Acesso em: 24 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1162/comj.2008.32.3.87
CHIANTORE, Luca. InVersions. Disponível em: <https://www.in-versions.com/>. Acesso em: 15 abr.2022.
CHIANTORE, Luca; ORTOLÀ, David. Tropos Ensemble. Disponível em: <https://www.troposensemble.com/en/tropos/>. Acesso em: 12 abr.2022.
CHION, Michel. A Audiovisão: Som e imagem no cinema. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.
CRISPIN, Darla; GILMORE, Bob. (org.). Artistic Experimentation in Music. Leuven: Leuven University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt14jxsmx
CYRINO, Marina. An inexplicable Hunger – flutist)body(flute (dis)encounters. 2019. 215 fls. Tese (Doutorado em artes). Universidade de Gothenburg, 2019.
DANNEMBERG, Roger B. The Interpretation of MIDI Velocity. In: DANNEMBERG, Roger B. The Interpretation of MIDI Velocity. Pittsburgh: Carnegie Mellon University, 1996. Disponível em: <https://www.cs.cmu.edu/~rbd/papers/velocity-icmc2006.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2022.
DELEUZE, Gilles. Platão e o Simulacro. In: DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998. p. 259-271.
ENSEMBLE MUSIKFABRIK. Ensemble MusikFabrik Disponível em: <https://www.musikfabrik.eu/de/chronik/>. Acesso em: 12 out.2022.
ENSEMBLE RESONANZ. Ensemble Resonanz Disponível em: <https://www.ensembleresonanz.com/>. Acesso em: 01 mai.2022.
GRALHER, Kerstin. 20 Jahre: Ensemble Musikfabrik. Leverkusen: Medienhaus Garcia, 2011.
KAFKA, Franz. A Metamorfose. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
IRCAM (França). Forum Max Apps. In: Forum IRCAM. 2013. Paris: IRCAM, 2013. Disponível em:< https://forum.ircam.fr/projects/detail/forum-max-apps/ >. Acesso em: 10 mar. 2023.
LIGETI, György. Ètudes pour le piano. Ed. Schott, 1985.
LIGETI, Gyögy. Explore de score. Disponível em: <https://www.explorethescore.org/gyorgy-ligeti-piano-works-inside-the-score.html >. Acesso em: 02.fev.2022.
LOGIC Pro X. 10.7.7. Estados Unidos: Apple, 2022. Disponível em: < https://www.apple.com/br/logic-pro/> . Acesso em: 10 mar. 2023.
LÓPEZ-CANO, Rubén; SAN CRISTÓBAL OPAZO, Úrsula. Investigación artística en música: problemas, métodos, experiencias y modelos. Barcelona: Fondo Nacional Para la Cultura y las Artes, 2014.
MARCOS DE PINOTTI, Graciela Elena. Algunos aspectos de la crítica platónica al arte imitativo: la analogía entre el sofista y el pintor. Hypnos, São Paulo, ano 11, n. 16, p. 74-88, 2006. Disponível em:< https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/412/434 >. Acesso em: 21 nov. 2022.
MAYAS, Magda. Magda Mayas: Piano Keyboards Compositon. Disponível em: <https://www.magdamayas.com/>. Acesso em: 03 abr.2022.
MAX/MSP. 8.5.3. [S. l.]: Cycling‘74, 2022. Disponível em: <https://cycling74.com/downloads> . Acesso em: 12 mar. 2023.
NATTIEZ, Jean-Jacques. Musical and Discourse: Toward a Semiology of Music. Princeton, 1990.
NETTL, Bruno. Improvisation: Concepts and practices. Grove Online, 2022. Disponível em: <https://www.oxfordmusiconline.com/grovemusic/view/10.1093/gmo/9781561592630.001.0001/omo-9781561592630-e-0000013738> . Acesso em: 24 nov. 2022.
PLATÃO. A República. Tradução: Edson Bini. São Paula: Edipro, 2020.
REZINO, Larissa Faria; SOUZA, Pedro Fernandez de. Em diálogo Gilles Deleuze e Platão: do simulacro à reversão do platonismo. Ideias, v. 9, n. 2, p. 209–232, 2018. DOI: 10.20396/ideias. v9i2.8655424. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8655424>. Acesso em: 21 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/ideias.v9i2.8655424
SAADS, Leonardo. Como a Transformada Rápida de Fourier (FFT) mudou o mundo!. In: TabNews, 2022. Disponível em: <https://www.tabnews.com.br/LeonardoSaads/como-a-tranformada-rapida-de-fourier-fft-mudou-o-mundo> . Acesso em: 11 mar. 2023.
SILVA JÚNIOR, Almir Ferreira da. Arte e verdade: da imitação à apresentação da verdade en Platão e Hegel. Pensando: Revista de Filosofia, Teresina, v. 3, n. 6, ed. 4, 2012. Disponível em: < https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/986>. Acesso em: 18 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v3i6.986
STOCKHAUSEN, Karlheinz. Helikopter Streichquartett (3rd Scene von Mittwoch aus Licht). Für Streichquartett, 4 Helikopter mit Piloten und 4 Tontechnikern, 4 Fernesh-Sender, 4x 3 Sender. Kürten: Stockhausen-Verlag, 1992-1993. 1 partitura.
TODOROFF, Todor; DAUBERSSE, Eric; FINEBERG, Joshua. Iana~. A Real-Time Environment for Analysis and Extraction of Frequency Components of Complex Orchestral Sounds and Its Application within a Musical Context. In: INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE, 1995, San Francisco. Proceedings [...]. California: International Computer Music Association, 1995. p. 292-293. Disponível em: <https://quod.lib.umich.edu/i/icmc/bbp2372.1995.088/1>. Acesso em: 10 mar. 2023.
UGELVIK, Ellen. Performing Precarity. Disponível em: <https://nmh.no/en/research/projects/performing-precarity>. Acesso em: 04 abr.2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Alice Martins Belém Vieira, Felipe de Oliveira Amorim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.