Desconstruindo Ligeti: relato de uma experiência artística

Visualizações: 46

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7225

Palabras clave:

Experimentação em música, formatos de concerto, performance criativa

Resumen

Observando formatos de concerto na atualidade percebemos basicamente duas vertentes: a primeira adere aos modelos tradicionais, cujas referências foram herdadas do século XIX, e a segunda abre espaço para a criatividade, abordando, inclusive, caminhos fronteiriços entre música e outras disciplinas artísticas. Interessados em repensar as possibilidades da música de concerto, realizamos uma performance musical que partiu dos Estudos para piano de Ligeti em direção à transformação das práticas vigentes. O artigo gira em torno dessa performance artística, denominada Deconstructing Ligeti, destacando os conceitos que a embasaram, além de oferecer uma revisão sobre trabalhos representativos que exploram o potencial criativo na performance musical. Dessa maneira, espera-se contribuir para futuras criações investigativas, ampliando o espírito crítico e produzindo novos conhecimentos na comunidade musical.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alice Martins Belém Vieira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Alice Belém concluiu o Doutorado em Artes no Departamento de Música da ECA-USP e atua como performer em países como Brasil, Portugal, Alemanha. Em seus trabalhos como pianista e pesquisadora tem especial interesse pela música dos séculos XX e XXI. É docente da Escola de Música da UEMG, atuando especialmente nas disciplinas Piano, Música de Câmara e Interpretação da Música Contemporânea.

Felipe de Oliveira Amorim, Universidade do Estado de Minas Gerais

Felipe Amorim, flautista e compositor, é professor na Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutor em Flauta pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Em seu caminhar artístico, tocou nos grupos O Grivo, Flutuar Orquestra de Flautas e Oficina Música Viva. Passou por vários lugares, encontrou vários intérpretes e compositores, sendo a contemporaneidade musical, a performance criativa, apoiada pela improvisação e pelo suporte de meios eletrônicos, seus principais interesses.

Citas

AIMARD, Pierre-Laurent. Ligeti, Étude No. 2, Cordes à vide: Pierre-Laurent Aimard explores the work, 2020. Publicado pelo canal Explore the Score: Klavier- Festival Ruhr. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TABcQkSBefE>. Acesso em 30 de abril de 2022.

ANDERSON, Greg; ROE, Elizabeth Joy. Anderson & Roe piano duo.

Disponível em: <https://www.andersonroe.com/.> Acesso em: 10 mai.2022.

BALSACH, Llorenç. Application of virtual pitch theory in music analysis. Journal of New Music Research, [s. l.], v. 26, n. 3, p. 244-265, 1 set. 1997. DOI 10.1080/09298219708570729. Disponível em:< http://www.lamadeguido.com/artangles.pdf >. Acesso em: 10 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/09298219708570729

BIPPUS, Elke. Artistic Experiments as Research. In: SCHWAB, Michael (org.). Experimental Systems: Future Knowledge in Artistic Research. Leuven: Leuven University Press, 2013. p. 121–134.

CAGE, John. Water Walk. For solo television performer. New York: Henmar Press, 1961. 1 partitura.

CASTRO GIL, Susana. Transcreación Musical: transgresión de agencias para la Investigación Artística.2022. 374 fls. Tese (Doutorado em Música). Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022.

CHARLES, Jean-François. A Tutorial on Spectral Sound Processing Using Max/MSP and Jitter. Computer Music Journal. Cambridge: MIT Press, v. 32, n. 3, p. 87-102, 25 nov. 2022. Disponível em: <http://direct.mit.edu/comj/article-pdf/32/3/87/1855215/comj.2008.32.3.87.pdf> . Acesso em: 24 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1162/comj.2008.32.3.87

CHIANTORE, Luca. InVersions. Disponível em: <https://www.in-versions.com/>. Acesso em: 15 abr.2022.

CHIANTORE, Luca; ORTOLÀ, David. Tropos Ensemble. Disponível em: <https://www.troposensemble.com/en/tropos/>. Acesso em: 12 abr.2022.

CHION, Michel. A Audiovisão: Som e imagem no cinema. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.

CRISPIN, Darla; GILMORE, Bob. (org.). Artistic Experimentation in Music. Leuven: Leuven University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt14jxsmx

CYRINO, Marina. An inexplicable Hunger – flutist)body(flute (dis)encounters. 2019. 215 fls. Tese (Doutorado em artes). Universidade de Gothenburg, 2019.

DANNEMBERG, Roger B. The Interpretation of MIDI Velocity. In: DANNEMBERG, Roger B. The Interpretation of MIDI Velocity. Pittsburgh: Carnegie Mellon University, 1996. Disponível em: <https://www.cs.cmu.edu/~rbd/papers/velocity-icmc2006.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2022.

DELEUZE, Gilles. Platão e o Simulacro. In: DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998. p. 259-271.

ENSEMBLE MUSIKFABRIK. Ensemble MusikFabrik Disponível em: <https://www.musikfabrik.eu/de/chronik/>. Acesso em: 12 out.2022.

ENSEMBLE RESONANZ. Ensemble Resonanz Disponível em: <https://www.ensembleresonanz.com/>. Acesso em: 01 mai.2022.

GRALHER, Kerstin. 20 Jahre: Ensemble Musikfabrik. Leverkusen: Medienhaus Garcia, 2011.

KAFKA, Franz. A Metamorfose. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

IRCAM (França). Forum Max Apps. In: Forum IRCAM. 2013. Paris: IRCAM, 2013. Disponível em:< https://forum.ircam.fr/projects/detail/forum-max-apps/ >. Acesso em: 10 mar. 2023.

LIGETI, György. Ètudes pour le piano. Ed. Schott, 1985.

LIGETI, Gyögy. Explore de score. Disponível em: <https://www.explorethescore.org/gyorgy-ligeti-piano-works-inside-the-score.html >. Acesso em: 02.fev.2022.

LOGIC Pro X. 10.7.7. Estados Unidos: Apple, 2022. Disponível em: < https://www.apple.com/br/logic-pro/> . Acesso em: 10 mar. 2023.

LÓPEZ-CANO, Rubén; SAN CRISTÓBAL OPAZO, Úrsula. Investigación artística en música: problemas, métodos, experiencias y modelos. Barcelona: Fondo Nacional Para la Cultura y las Artes, 2014.

MARCOS DE PINOTTI, Graciela Elena. Algunos aspectos de la crítica platónica al arte imitativo: la analogía entre el sofista y el pintor. Hypnos, São Paulo, ano 11, n. 16, p. 74-88, 2006. Disponível em:< https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/412/434 >. Acesso em: 21 nov. 2022.

MAYAS, Magda. Magda Mayas: Piano Keyboards Compositon. Disponível em: <https://www.magdamayas.com/>. Acesso em: 03 abr.2022.

MAX/MSP. 8.5.3. [S. l.]: Cycling‘74, 2022. Disponível em: <https://cycling74.com/downloads> . Acesso em: 12 mar. 2023.

NATTIEZ, Jean-Jacques. Musical and Discourse: Toward a Semiology of Music. Princeton, 1990.

NETTL, Bruno. Improvisation: Concepts and practices. Grove Online, 2022. Disponível em: <https://www.oxfordmusiconline.com/grovemusic/view/10.1093/gmo/9781561592630.001.0001/omo-9781561592630-e-0000013738> . Acesso em: 24 nov. 2022.

PLATÃO. A República. Tradução: Edson Bini. São Paula: Edipro, 2020.

REZINO, Larissa Faria; SOUZA, Pedro Fernandez de. Em diálogo Gilles Deleuze e Platão: do simulacro à reversão do platonismo. Ideias, v. 9, n. 2, p. 209–232, 2018. DOI: 10.20396/ideias. v9i2.8655424. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8655424>. Acesso em: 21 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/ideias.v9i2.8655424

SAADS, Leonardo. Como a Transformada Rápida de Fourier (FFT) mudou o mundo!. In: TabNews, 2022. Disponível em: <https://www.tabnews.com.br/LeonardoSaads/como-a-tranformada-rapida-de-fourier-fft-mudou-o-mundo> . Acesso em: 11 mar. 2023.

SILVA JÚNIOR, Almir Ferreira da. Arte e verdade: da imitação à apresentação da verdade en Platão e Hegel. Pensando: Revista de Filosofia, Teresina, v. 3, n. 6, ed. 4, 2012. Disponível em: < https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/986>. Acesso em: 18 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v3i6.986

STOCKHAUSEN, Karlheinz. Helikopter Streichquartett (3rd Scene von Mittwoch aus Licht). Für Streichquartett, 4 Helikopter mit Piloten und 4 Tontechnikern, 4 Fernesh-Sender, 4x 3 Sender. Kürten: Stockhausen-Verlag, 1992-1993. 1 partitura.

TODOROFF, Todor; DAUBERSSE, Eric; FINEBERG, Joshua. Iana~. A Real-Time Environment for Analysis and Extraction of Frequency Components of Complex Orchestral Sounds and Its Application within a Musical Context. In: INTERNATIONAL COMPUTER MUSIC CONFERENCE, 1995, San Francisco. Proceedings [...]. California: International Computer Music Association, 1995. p. 292-293. Disponível em: <https://quod.lib.umich.edu/i/icmc/bbp2372.1995.088/1>. Acesso em: 10 mar. 2023.

UGELVIK, Ellen. Performing Precarity. Disponível em: <https://nmh.no/en/research/projects/performing-precarity>. Acesso em: 04 abr.2022.

Publicado

2023-05-11

Cómo citar

Martins Belém Vieira, A., & de Oliveira Amorim, F. (2023). Desconstruindo Ligeti: relato de uma experiência artística. Revista Vórtex, 11(1), 1–26. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7225

Métrica