O “avô do violão moderno”: Quincas Laranjeiras e seu papel como mediador cultural
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https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7100Palavras-chave:
Violão no Rio de Janeiro, Quincas Laranjeiras, Mediador cultural, “Violão moderno”, Cultura popular, Joaquim Francisco dos SantosResumo
Com base em fontes suscitadas na bibliografia dedicada ao tema ou recolhidas em periódicos e publicações antigas, o artigo objetiva demonstrar que Quincas Laranjeiras (1873-1935) atuou como mediador cultural no Rio de Janeiro de seu tempo, colaborando para que o seu instrumento, o violão, circulasse em dinâmicas socioculturais diversas. Ancorados no cotejamento da literatura disponível e no pressuposto de que as práticas são irredutíveis aos discursos (CHARTIER, 1995), os resultados alcançados sugerem que tal mediação se deu em duplo sentido: 1) trazendo o violão dos primeiros rudimentos formativos ao estágio “moderno”, a partir da disseminação mais ampla de seus fundamentos técnicos e do ensino através de partituras; 2) fazendo com que o instrumento transitasse entre espaços e redes de sociabilidades nos quais, antes, o seu acesso parecia restrito ou mesmo inacessível
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