Análise musical de "Portraît de Nadia Boulanger" (1972), de Almeida Prado

Visualizações: 120

Autores

  • Tales Eduardo Pelison Botechia Universidade Estadual de Campinas
  • Tadeu Moraes Taffarello Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.7

Palavras-chave:

Almeida Prado, Nadia Boulanger, Análise Musical, Voz, Piano

Resumo

"Portraît de Nadia Boulanger" , para voz e piano, foi composta em 1972 por Almeida Prado (1943-2010) como uma homenagem à sua professora durante o perí­odo de aperfeiçoamento na França, que durou de 1969 a 1973. O presente artigo objetiva analisar musicalmente esta peça. Como metodologia, cada um dos dez movimentos será analisado separadamente, buscando desvendar as suas caracterí­sticas próprias. Como resultado final, percebe-se que, embora os movimentos tenham sido compostos com técnicas e materiais musicais diversos, há elementos que os conectam, tais como o uso de um mesmo material harmônico; a estruturação por rotações de uma série dodecafônica; a exploração de material sonoro/musical com ênfase nas ressonâncias e timbres, dentre outros. A relevância deste artigo ocorre pois, pelo perí­odo em que foi escrita a peça, é possí­vel perceber a transitoriedade nas técnicas composicionais de Almeida Prado e, desse modo, contribuir para o melhor entendimento de seu desenvolvimento estilí­stico como compositor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tales Eduardo Pelison Botechia, Universidade Estadual de Campinas

Tales Botechia é um compositor e pesquisador brasileiro. Formado (2013-2018) em Música – Composição, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente cursa o mestrado em Música pela mesma instituição, desenvolvendo sua pesquisa no âmbito da musicologia sistemática, em especial voltadas í  análise e composição musical assistidas por tecnologias. Como compositor, teve peças estreadas em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, escritas em diversas formações, de instrumentos solos, ensembles de câmara e orquestrais. Além disso, é também um dos curadores do canal de YouTube "Descompasso Score Follower", responsável pela difusão da música de concerto contemporânea brasileira e latino-americana. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1747-7513. E-mail: tales.botechia@gmail.com

Tadeu Moraes Taffarello, Universidade Estadual de Campinas

Tadeu Moraes Taffarello iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí­, com a profa. Josette Feres. Formou-se em composição musical, tendo aulas com Almeida Prado e José Augusto Mannis. É mestre (2004) e doutor (2010) em música pela Unicamp. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal. Como pesquisador, atua desde 2015 junto í  CDMC/CIDDIC/Unicamp com foco na edição e análise partituras de músicas do século XX e XXI. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9952-1660. E-mail: tadeumt@unicampb.br

Referências

BARANCOSKI, I. Traços da influência de Nadia Boulanger na música de Almeida Prado. XXIV Congresso da Anppom - São Paulo/SP, Brasil, jul. 2014. Disponí­vel em: <https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/view/2598/776>. Data de acesso: 23 Out. 2021.

CASTELLANI, Felipe Merker. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough. 2010. 189 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

COOK, N. A guide to musical analysis. Reprint ed. Oxford: Oxford Univ. Press, 2009.

CORREA, A. F. O sentido da análise musical. Revista Opus, Campinas, v. 12, n. 1, p. 33-53. 2006.

MESSIAEN, O. Traité de rythme, de couleur, et d"™ornithologie: 1949-1992. Paris: A. Leduc, 1996.

PRADO, Almeida. Portraît de Nadia Boulanger. Darmstadt: Tonos International, 1972. Partitura, p. 27. Piano e voz.

STRAUS, J. N. Introduction to post-tonal theory. 4th edition ed. New York: W.W. Norton & Company, 2016.

TAFFARELLO, T. M. O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. Tese (Doutorado em Música). Departamento de Música, Instituto de Artes, Unicamp. Campinas, p. 338. 2010.

ZAGONEL, B. O que é gesto musical. São Paulo: Brasiliense, 1992.

Downloads

Publicado

15.12.2021

Como Citar

Botechia, T. E. P., & Taffarello, T. M. (2021). Análise musical de "Portraît de Nadia Boulanger" (1972), de Almeida Prado. Revista Vórtex, 9(3), 7. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.7

Edição

Seção

Dossier "SiMN 2021"

Métricas