Análise musical de "Portraît de Nadia Boulanger" (1972), de Almeida Prado
Visualizações: 120DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.7Palavras-chave:
Almeida Prado, Nadia Boulanger, Análise Musical, Voz, PianoResumo
"Portraît de Nadia Boulanger" , para voz e piano, foi composta em 1972 por Almeida Prado (1943-2010) como uma homenagem à sua professora durante o período de aperfeiçoamento na França, que durou de 1969 a 1973. O presente artigo objetiva analisar musicalmente esta peça. Como metodologia, cada um dos dez movimentos será analisado separadamente, buscando desvendar as suas características próprias. Como resultado final, percebe-se que, embora os movimentos tenham sido compostos com técnicas e materiais musicais diversos, há elementos que os conectam, tais como o uso de um mesmo material harmônico; a estruturação por rotações de uma série dodecafônica; a exploração de material sonoro/musical com ênfase nas ressonâncias e timbres, dentre outros. A relevância deste artigo ocorre pois, pelo período em que foi escrita a peça, é possível perceber a transitoriedade nas técnicas composicionais de Almeida Prado e, desse modo, contribuir para o melhor entendimento de seu desenvolvimento estilístico como compositor.
Downloads
Referências
BARANCOSKI, I. Traços da influência de Nadia Boulanger na música de Almeida Prado. XXIV Congresso da Anppom - São Paulo/SP, Brasil, jul. 2014. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/view/2598/776>. Data de acesso: 23 Out. 2021.
CASTELLANI, Felipe Merker. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough. 2010. 189 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
COOK, N. A guide to musical analysis. Reprint ed. Oxford: Oxford Univ. Press, 2009.
CORREA, A. F. O sentido da análise musical. Revista Opus, Campinas, v. 12, n. 1, p. 33-53. 2006.
MESSIAEN, O. Traité de rythme, de couleur, et d"™ornithologie: 1949-1992. Paris: A. Leduc, 1996.
PRADO, Almeida. Portraît de Nadia Boulanger. Darmstadt: Tonos International, 1972. Partitura, p. 27. Piano e voz.
STRAUS, J. N. Introduction to post-tonal theory. 4th edition ed. New York: W.W. Norton & Company, 2016.
TAFFARELLO, T. M. O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. Tese (Doutorado em Música). Departamento de Música, Instituto de Artes, Unicamp. Campinas, p. 338. 2010.
ZAGONEL, B. O que é gesto musical. São Paulo: Brasiliense, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tales Eduardo Pelison Botechia, Tadeu Moraes Taffarello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.