Fundamentos teológico-políticos da Musica Poetica alemã
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.11Palavras-chave:
Martinho Lutero, Musica Poetica, teologia política, educação luterana, Joachim BurmeisterResumo
Seguindo Bourdieu (2000), assumo que a compreensão das formas simboÌlicas de representação artiÌstica depende da compreensão da "visão do mundo" proÌpria do grupo social ao qual os artistas pertencem e a partir da qual criam suas obras. Essa perspectiva, quando aplicada aos estudos dedicados aÌ€s poeÌticas musicais alemãs dos seÌculos XVI, XVII e XVIII, justifica a necessidade do resgate dos fundamentos teoloÌgico-poliÌticos dessa tradição e da elaboração de uma compreensão sobre eles. AleÌm disso, demanda o restabelecimento de homologias estruturais entre eles e os princiÌpios criativos da muÌsica, como forma de colocar em evideÌ‚ncia a natureza poliÌtica e religiosa do exerciÌcio musical, comprometido com a manutenção da ordem social, a construção do bem comum e o desiÌgnio divino. Para aleÌm do compor e executar, esse exerciÌcio implicava no compromisso de tornar o discurso musical inteligiÌvel para o puÌblico e acessiÌvel aÌ€s futuras gerações de compositores, como material para imitação.
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