Fundamentos teológico-polí­ticos da Musica Poetica alemã

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Autores

  • Cassiano de Almeida Barros Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.11

Palavras-chave:

Martinho Lutero, Musica Poetica, teologia polí­tica, educação luterana, Joachim Burmeister

Resumo

Seguindo Bourdieu (2000), assumo que a compreensão das formas simboÌlicas de representação artiÌstica depende da compreensão da "visão do mundo" proÌpria do grupo social ao qual os artistas pertencem e a partir da qual criam suas obras. Essa perspectiva, quando aplicada aos estudos dedicados aÌ€s poeÌticas musicais alemãs dos seÌculos XVI, XVII e XVIII, justifica a necessidade do resgate dos fundamentos teoloÌgico-poliÌticos dessa tradição e da elaboração de uma compreensão sobre eles. AleÌm disso, demanda o restabelecimento de homologias estruturais entre eles e os princiÌpios criativos da muÌsica, como forma de colocar em evideÌ‚ncia a natureza poliÌtica e religiosa do exerciÌcio musical, comprometido com a manutenção da ordem social, a construção do bem comum e o desiÌgnio divino. Para aleÌm do compor e executar, esse exerciÌcio implicava no compromisso de tornar o discurso musical inteligiÌvel para o puÌblico e acessiÌvel aÌ€s futuras gerações de compositores, como material para imitação.

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Biografia do Autor

Cassiano de Almeida Barros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Cassiano Barros eÌ bacharel (2001 – MuÌsica – RegeÌ‚ncia e Cravo), mestre (2006) e doutor (2011) em MuÌsica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Tem experieÌ‚ncia na doceÌ‚ncia no ensino superior, na formação de muÌsicos e professores de muÌsica. Dedica-se principalmente ao ensino e aÌ€ pesquisa, com eÌ‚nfase nas aÌreas da Musicologia, HistoÌria da Teoria Musical (poeÌticas antigas e retoÌrica musical), RegeÌ‚ncia e Educação Musical. Atualmente, desenvolve projeto de poÌs-doutorado no Programa de PoÌs-Graduação em MuÌsica da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc com apoio da Capes. EÌ autor do livro Uma chave para a muÌsica do seÌculo XVIII, publicado pela Editora Appris em 2019. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2687-7201.

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Barros, C. de A. (2020). Fundamentos teológico-polí­ticos da Musica Poetica alemã. Revista Vórtex, 8(2), 11. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.11

Edição

Seção

Artigos

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