Situação e perspectivas da pesquisa sobre ensino coletivo de instrumentos no Brasil – Uma análise do perí­odo compreendido entre 1990 e 2013

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Autores

  • Wilson Rogério dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Roseli Paes dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3203

Resumo

O trabalho procurou catalogar, analisar, interpretar e considerar a produção acadêmica brasileira acerca do ensino coletivo de instrumentos musicais, prática de ensino consolidada e utilizada em diversos paí­ses. Trata-se de recorte de revisão bibliográfica que fundamentou uma tese sobre o assunto e que objetivou oferecer um panorama da situação e das perspectivas das pesquisas na área. A proposta poderá auxiliar e incentivar novas iniciativas de investigação sobre o tema.

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Biografia do Autor

Wilson Rogério dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Música pela UFBA. Mestre em Artes - Música pela UNESP. Bacharel pela UNICAMP em Composição (1994) e Regência (1997). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Realiza estudos nas áreas de ensino em grupo de instrumentos musicais, música e desenvolvimento humano e social, musicologia e etnomusicologia. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9912-7164. E-mail: rg_santos@uft.edu.br

Ana Roseli Paes dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora pela Universidade do Minho/PT, na especialidade de Educação Musical. É Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins e coordenadora do Gabinete de Investigação em Educação Musical. Desenvolve estudos nas áreas do ensino de instrumentos musicais, Educação Musical, formação de professores de música e etnopedagogia musical. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4684-5351. E-mail: anaroseli@uft.edu.br

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Publicado

01.12.2019

Como Citar

dos Santos, W. R., & dos Santos, A. R. P. (2019). Situação e perspectivas da pesquisa sobre ensino coletivo de instrumentos no Brasil – Uma análise do perí­odo compreendido entre 1990 e 2013. Revista Vórtex, 7(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3203

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