Situação e perspectivas da pesquisa sobre ensino coletivo de instrumentos no Brasil – Uma análise do perí­odo compreendido entre 1990 e 2013

Visualizações: 363

Autores/as

  • Wilson Rogério dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Roseli Paes dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3203

Resumen

O trabalho procurou catalogar, analisar, interpretar e considerar a produção acadêmica brasileira acerca do ensino coletivo de instrumentos musicais, prática de ensino consolidada e utilizada em diversos paí­ses. Trata-se de recorte de revisão bibliográfica que fundamentou uma tese sobre o assunto e que objetivou oferecer um panorama da situação e das perspectivas das pesquisas na área. A proposta poderá auxiliar e incentivar novas iniciativas de investigação sobre o tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wilson Rogério dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Música pela UFBA. Mestre em Artes - Música pela UNESP. Bacharel pela UNICAMP em Composição (1994) e Regência (1997). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Realiza estudos nas áreas de ensino em grupo de instrumentos musicais, música e desenvolvimento humano e social, musicologia e etnomusicologia. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9912-7164. E-mail: rg_santos@uft.edu.br

Ana Roseli Paes dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora pela Universidade do Minho/PT, na especialidade de Educação Musical. É Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins e coordenadora do Gabinete de Investigação em Educação Musical. Desenvolve estudos nas áreas do ensino de instrumentos musicais, Educação Musical, formação de professores de música e etnopedagogia musical. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4684-5351. E-mail: anaroseli@uft.edu.br

Citas

AMARAL, Maria Luiza. A produção de livro didático para ensino coletivo de teclado. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PIANO EM GRUPO, 2, 2012, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2012. p. 72-4.

ANJOS, Francisco W. O violão coletivo: Múltiplas faces da pedagogia instrumental na prática docente da UFC – Cariri. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19, 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2010. p. 1.683-90.

BARBOSA, Joel S. Considerando a viabilidade de inserir música instrumental no ensino de primeiro grau. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.º 3, p. 39-49, jun. 1996.

______. Desenvolvendo um método de banda brasileiro. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 10, 1997, Goiânia, Anais. Goiânia: UFG, 1997, p. 194-7.

______. Disciplinas de música instrumental no currí­culo de licenciatura em música. In: ENCONTRO DE EDUCAÇíO MUSICAL DO CENTRO OESTE, 1, 1998, Cuiabá. Anais. Cuiabá: UFMT, 1998. p. 24-30.

______. Produção cientí­fica em ensino coletivo de instrumentos de banda e o terceiro setor: avaliação e perspectivas. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 14, 2003, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: UFRS, 2003. V.1. p.1-4.

______. Uma proposta de educação musical social e brasileira através da prática de instrumentos musicais em "orquestras brasileiras". Revista Espaço Intermediário, São Paulo, v.1, n.º 1, p. 53-64, mai. 2010.

______. Educação musical com ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão. In: ALCÂNTARA, Luz Marina; RODRIGUES, Edvania B. T. (Org.). Abrangências da música na educação contemporânea: conceituações, problematizações e experiências. Goiânia: Kelps, 2011, p. 223-239.

BORÉM, Fausto; LAGE, Guilherme M.; COELHO, R. Comportamento motor e o ensino de cordas orquestrais para crianças no CMI (UFMG): perspectivas de aplicação de conceitos. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 15, 2006, João Pessoa. Anais. João Pessoa: UFPB, 2006. p. 235-42.

BORGES, Giulliano C.; CRUVINEL, Flávia. Ensino coletivo de instrumentos musicais: Estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem da Camerata de Violões de Barro Alto. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 19, 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2010. p. 874-9.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte, primeiro e segundo ciclos. Brasí­lia. 1997.

BRASIL. Lei n.º 13.415, de 13 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e 11.494, de 20 de junho de 2007. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773

BRASIL. Lei n.º 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União, Brasí­lia, 19 ago. 2008, seção 1, p.1.

BRITO, Joziely Carmo. Proposta pedagógica de ensino coletivo do violino para crianças de 5 anos na Escola de Música da Universidade Federal do Pará. In: SEMINíRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇíO MUSICAL INFANTIL, 2, 2011, Salvador. Anais. Salvador: UFBA, 2011. p. 57-67.

BRITO, Joziely Carmo. Desenvolvimento cognitivo musical da criança de cinco anos com implicações ao ensino coletivo de violino. In: SIMPÓSIO DE COGNIÇíO E ARTES MUSICAIS (SIMCAM), 9, 2013, Belém. Anais. Belém: UFPA, 2013. p. 250-60.

CABRAL, Maria H. B.; VIEIRA, Maria Helena. O ensino de flauta doce em grupo na aula de educação musical: Projeto de investigação-ação. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19, 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2010. p. 1.414-23.

CAETANO, Milena Tibúrcio. Ensino coletivo de instrumento musical no ensino básico: Avaliação de uma proposta. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19, 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2010. p. 864-73.

CALLEGARI, P. Oficina de flauta doce: Uma alternativa para o ensino de música. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 15, 2006b, João Pessoa. Anais. João Pessoa: UFPB, 2006. p. 581-7.

CAMPOS, Denise A. et al. Projetos musicais para a escola de ensino básico: O projeto pequeninos. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19, 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2010. p. 1.990-8.

CERQUEIRA, Daniel Lemos. O arranjo como ferramenta pedagógica no ensino coletivo de piano. Música Hodie, Goiânia, V.9, n.º 1, p. 129-40, jun. 2009.

CIARLO, Alexander. A formação e a transformação de cidadãos por meio do ensino coletivo de instrumentos através da iniciação instrumental de cordas. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 13, 2004, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CBM/UNIRIO, 2004. p. 1-8.

CORRÊA, Marcos Kröning. A dinâmica da aprendizagem musical em grupo: Um estudo dos processos e procedimentos nas práticas instrumentais – violão. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 10, 2001, Uberlândia. Anais. Uberlândia: UFU, 2001. p. 188-92.

COSTA, Dimas C. Estudo sobre o ensino coletivo de cordas: Uma experiência na universidade. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18, 2009, Londrina. Anais. Londrina: UEL-UEM, 2009. p. 623-8.

CRUVINEL, Flávia. Efeitos do ensino coletivo na iniciação instrumental de cordas: A educação musical como meio de transformação social. 2003. 210p. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003.

______. I ENECIM – Encontro nacional de ensino coletivo de instrumento musical: O iní­cio de uma trajetória de sucesso. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 1, 2004, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2004. p. 30-6.

______. Educação musical e transformação social: uma experiência com ensino coletivo de instrumentos de cordas. Goiânia: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005.

______. Ensino coletivo de instrumento musical: Uma alternativa para uma educação musical ativa e transformadora por um mundo melhor. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 2, 2006, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2006. p. 105-13.

______. O ensino coletivo de instrumentos musicais na educação básica: Compromisso com a escola a partir de propostas significativas de ensino musical. In: ENCONTRO REGIONAL CENTRO-OESTE DA ABEM e ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL (ENECIM), 8 e 3, 2008, Brasí­lia. Anais. Brasí­lia: UNB, 2008. p. 1-13.

______. O ensino coletivo de instrumento musical como alternativa metodológica na educação básica. In: ALCÂNTARA, Luz Marina; RODRIGUES, Edvania B. T. (Org.). O ensino de música: desafios e possibilidades contemporâneas. Goiânia: SEDUC, 2009, p. 71-79.

DANTAS, Taí­s. O ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas em Salvador – Bahia: Cenário comparativo entre os anos de 2007 e 2009. In: ENCONTRO REGIONAL ABEM NORDESTE, 9, 2010a, Natal, Anais. Natal: UFRN, 2010a, p. 1-7.

______. Ensino coletivo de instrumentos musicais: Contribuições para o desenvolvimento psicossocial e musical dos alunos. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19, 2010b, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2010b. p. 880-90.

DIAS, José Leonel G. IPICEC - Iniciação e prática de instrumentos de cordas através do ensino coletivo. 1993. Dissertação (Mestrado em Musicologia) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

FERNANDES, Alexandre P. Projeto "Toque... e se toque!": Uma busca por novas perspectivas para o ensino de violão. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 18, 2009, Londrina. Anais. Londrina: UEL-UEM, 2009. p. 1.037-44.

FERREIRA, Daniel. Ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas: Estudo de caso dos alunos do CECBASA. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 5, 2012, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2012. p. 1-8.

FIALHO, Vania M.; ORTEGA, Marilda. Projeto música na escola: Aulas coletivas de instrumento. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18, 2009, Londrina. Anais. Londrina: UEL-UEM, 2009. p. 1.059-64.

GALINDO, João Maurí­cio. Instrumentos de arco e ensino coletivo: a construção de um método. 180p. Dissertação (Mestrado em Musicologia) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

GONÇALVES, Augusto B. O ensino de choro no violão em grupo: Um estudo de caso com dois professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello de Brasí­lia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA (SIMPOM), 2, 2012, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012. p. 298-306.

IZAIAS, Milena C.; BERG, Silvia Maria. Relato de experiência: Aplicação da coletânea "Flauta sem mistério" em sala de aula dentro do Projeto Guri. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 5, 2012, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2012. p. 1-8.

KANDLER, Maira Ana. Iniciação musical através do ensino coletivo de instrumentos de sopro: relato de uma experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18, 2009, Londrina. Anais. Londrina: UEL-UEM, 2009. p. 719-24.

MONIZ, Roberto C.; VIEIRA, Maria Helena G. O ensino em grupo dos cordofones tradicionais madeirenses na disciplina de "educação musical": Projeto de investigação-ação numa escola da Região Autônoma da Madeira. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 5, 2012, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2012. p. 1-11.

MONTANDON, Maria Isabel. Aula de piano e ensino de música: análise da proposta de reavaliação da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves. 1992. 171p. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1992.

______. Ensino coletivo, ensino em grupo: Mapeando as questões da área. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 1, 2004, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2004. p. 44-8.

MORAES, Abel. Ensino instrumental em grupo: Uma introdução. Música Hoje, Belo Horizonte, V.4, p. 70-78. 1997.

MOREIRA, Marcos S. O método Da Capo na aprendizagem inicial da Filarmônica do Divino, Sergipe. Opus, Goiânia, V.15, n.º1, p. 126-40, jun. 2009.

______. Possibilidades de mapeamento estrutural, pedagógico e social em Filarmônicas Alagoanas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA (SIMPOM), 1, 2010, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010. p. 319-25.

MOURA, Risaelma J. Ensino coletivo de violão: Possibilidades para a aprendizagem colaborativa e cooperativa em EAD. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, V.7, n.º 2, p. 1-7, out. 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13697

NASCIMENTO, Marco Antonio. Método elementar para o ensino coletivo de instrumentos de banda de música: "Da Capo" um estudo sobre sua aplicação. 2007. 87p. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Ciências Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

______. Contribuição da iniciação musical por meio do ensino coletivo de instrumentos musicais no desenvolvimento profissional do músico: O caso dos egressos da Banda 24 de Setembro. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19, 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2010. p. 606-17.

NASCIMENTO, Marco Antonio. et al. O ensino coletivo de instrumentos musicais no curso de música – licenciatura da UFC. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 5, 2012, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2012. p. 1-10.

OLIVEIRA, Alda J. Iniciação musical com introdução ao teclado – IMIT. Opus, Porto Alegre, V. 2, n.º 2, p. 7-14, jun. 1990.

OLIVEIRA, Marcelo M.; MATOS, Elvis A. A criação musical na iniciação coletiva ao violão í luz da Teoria de Aprendizagem Musical de Gordon. In: ENCONTRO REGIONAL ABEM NORDESTE, 10, 2011, Recife, Anais. Recife: UFPE, 2011, p. 50-60.

PAIVA, Adriana C. Educação musical no programa cordas da Amazônia: Descrição analí­tica dos procedimentos metodológicos das turmas de violoncelo. 2013. 101p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

PEIXOTO, Anamaria. Iniciando cordas através do folclore. Opus, Porto Alegre, v. 2, n.º 2, p. 15-20, jun. 1990.

PINTíO, Rui Pedro; VIEIRA, Maria Helena. O ensino de piano em grupo com vista í obtenção de uma alfabetização musical: Impactos de um projeto de investigação numa escola pública de Portugal. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 5, 2012, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2012. p. 1-11.

QUEIROZ, Thiago C. O processo de ensino aprendizagem coletivo de violão no Movimento Ecoarte. In: ENCONTRO REGIONAL ABEM NORDESTE, 10, 2011, Recife, Anais. Recife: UFPE, 2011, p. 463-70.

RIBEIRO, Giann M.; BRAGA, Paulo D. Aprendizagem por videoconferência nas aulas coletivas de instrumento. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19, 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2010. p. 445-55.

RODRIGUES, Társilla Castro. O ensino coletivo: Uma alternativa de ensino aplicada aos instrumentos de cordas friccionadas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA (SIMPOM), 2, 2012, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012. p. 613-22.

SíNCHEZ, Freddy. El Sistema Nacional para las orquestras juveniles e infantiles: La nueva educación musical de Venezuela. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 18, p. 63-9, out. 2007.

SANTIAGO, Diana. As "oficinas de piano em grupo" da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (1989-1995). Revista da ABEM, s.l., n.º 2, p. 74-81, jun. 1995.

SANTOS, Ana Roseli P.; VIEIRA, Maria Helena G. O ensino em grupo de instrumentos musicais e a pedagogia sociocultural: Um estudo de caso múltiplo em Portugal e no Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 11, 2011, A Coruña. Anais. A Coruña: UDC, 2011. p. 2.649 – 59.

SANTOS, Carla Pereira. Ensino coletivo e formação de grupos instrumentais: Propostas para o ensino-aprendizagem do violão no Instituto de Música Waldemar de Almeida – Natal/RN. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 17, 2008, São Paulo. Anais. São Paulo: UNESP, 2008. p. 1-7.

______. Modos de ensinar música na escola: Um estudo a partir de uma orquestra escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19, 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2010. p. 1.226-39.

SANTOS, Wilson R. Orquestras-escola estudo e reflexão. 2001. 190p. Dissertação (Mestrado em Artes – Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2001.

______. Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em ní­veis didáticos. 2016. 498p. Tese (Doutorado em Música - Educação Musical) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

SILVA, José A.; CRUVINEL, Flávia. O ensino coletivo de flauta doce no Grupo Espí­rita Seareiros do Bem: Estudo sobre o repertório musical utilizado na evangelização. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19, 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2010. p. 1.386-94.

SILVA, Marco Antonio. Formação de instrumentistas de cordas friccionadas: A perspectiva da metodologia introduzida por Alberto Jaffé. In: ENCONTRO REGIONAL ABEM NORDESTE, 9, 2010, Natal, Anais. Natal: UFRN, 2010, p. 1-7.

SIMÕES, Alan C.; ALVARES, Sérgio L. A descrição da interação professor-aluno em selecionadas aulas coletivas de violão: Uma análise observacional a partir do sistema RIOS. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 23, 2013, Natal. Anais. Natal: UFRN, 2013. p. 1-8.

SOARES, Mauro L. Aulas de instrumentos musicais em grupo: uma proposta a partir do conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 5, 2012, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2012. p. 1-11.

TAMONTE, Cristiana A.; GRUBISIC, Katarina. Orquestra escola: Educação musical e prática social. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 5, 2012, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2012. p. 1-10.

TIAGO, Roberta A.; PERDOMO, Ana Paula. "Um cantinho, um violão...": Uma experiência com a abordagem sócio-cultural da educação musical e com o modelo (T)EC(L)A (Swanwick, 1919) no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, Uberlândia-MG. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 13, 2004, Rio de Janeiro. Anais. R. de Janeiro: CBM/UNIRIO, 2004. p. 1-8.

TOURINHO, Ana Cristina. A formação de professores para o ensino coletivo de instrumento. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 12, 2003, Florianópolis, Anais. Florianópolis: UDESC-CEART, 2003. p. 51-7.

______. Reflexões sobre o ensino coletivo de instrumentos na escola. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 1, 2004, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2004. p. 37-43.

______. Ensino coletivo de violão e princí­pios da aprendizagem colaborativa. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS (ENECIM), 2, 2006, Goiânia. Anais. Goiânia: UFG, 2006. p. 89-96.

______. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos, princí­pios e um pouco de história. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 16, 2007, Campo Grande. Anais eletrônicos. Campo Grande: UFMS, 2007. p 1-8.

VECCHIA, Fabrí­cio D. Desenvolvimento e produção de audiovisual suplementar ao Da Capo: Método coletivo para o ensino de instrumentos de banda. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 15, 2006, João Pessoa. Anais. João Pessoa: UFPB, 2006. p. 269-75.

Publicado

2019-12-01

Cómo citar

dos Santos, W. R., & dos Santos, A. R. P. (2019). Situação e perspectivas da pesquisa sobre ensino coletivo de instrumentos no Brasil – Uma análise do perí­odo compreendido entre 1990 e 2013. Revista Vórtex, 7(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3203

Métrica