Ensino de Matemática
uma revisão sistemática sobre experiências de ensino não presenciais durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9385Resumo
A pandemia causada pela COVID-19 impactou a educação em todo o mundo, incluindo o ensino de matemática. Com isso, os professores precisaram lidar com as novas demandas do ensino não presencial. A presente pesquisa teve por objetivo analisar, a partir de estudos práticos publicados, o ensino remoto da matemática na educação básica, durante a pandemia, na perspectiva do professor. A pesquisa foi uma revisão sistemática, modalidade de pesquisa que obedece a protocolos definidos e busca responder a uma pergunta focal. A pergunta que buscamos responder foi: Como ocorreu o ensino de matemática na educação básica do Brasil durante a pandemia de Covid-19? O objeto de estudo foram artigos científicos publicados no Brasil, durante a pandemia e que versassem sobre o ensino de matemática na prática. Para analisar os artigos selecionados, foi utilizado o referencial metodológico da análise de conteúdo com a técnica de análise categorial. Após a leitura dos artigos, considerando as similaridades existentes e embasamento em referenciais teóricos da área, foram definidas três categorias: (1) As Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC); (2) Modalidades Didáticas; (3) Engajamento Comportamental. Como resultado foi identificado que diante do contexto pandêmico, os professores de matemática conseguiram driblar as dificuldades e desafios enfrentados, desempenhando suas práticas. As TDIC foram necessárias neste período, sendo utilizadas em duas formas de modalidades didáticas, as aulas expositivas e as metodologias ativas. Por fim, o engajamento comportamental dos estudantes foi uma das formas de avaliá-los, sendo que não possui relação direta com as modalidades didáticas escolhidas pelo professor.
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