Ensino de Matemática

uma revisão sistemática sobre experiências de ensino não presenciais durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9385

Resumo

A pandemia causada pela COVID-19 impactou a educação em todo o mundo, incluindo o ensino de matemática. Com isso, os professores precisaram lidar com as novas demandas do ensino não presencial. A presente pesquisa teve por objetivo analisar, a partir de estudos práticos publicados, o ensino remoto da matemática na educação básica, durante a pandemia, na perspectiva do professor. A pesquisa foi uma revisão sistemática, modalidade de pesquisa que obedece a protocolos definidos e busca responder a uma pergunta focal. A pergunta que buscamos responder foi: Como ocorreu o ensino de matemática na educação básica do Brasil durante a pandemia de Covid-19? O objeto de estudo foram artigos científicos publicados no Brasil, durante a pandemia e que versassem sobre o ensino de matemática na prática. Para analisar os artigos selecionados, foi utilizado o referencial metodológico da análise de conteúdo com a técnica de análise categorial. Após a leitura dos artigos, considerando as similaridades existentes e embasamento em referenciais teóricos da área, foram definidas três categorias: (1) As Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC); (2) Modalidades Didáticas; (3) Engajamento Comportamental. Como resultado foi identificado que diante do contexto pandêmico, os professores de matemática conseguiram driblar as dificuldades e desafios enfrentados, desempenhando suas práticas. As TDIC foram necessárias neste período, sendo utilizadas em duas formas de modalidades didáticas, as aulas expositivas e as metodologias ativas. Por fim, o engajamento comportamental dos estudantes foi uma das formas de avaliá-los, sendo que não possui relação direta com as modalidades didáticas escolhidas pelo professor.

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Biografia do Autor

Ítalo Samuel de Souza dos Santos, Instituto Federal da Bahia

Ítalo é formado em Licenciatura em matemática pelo Instituto Federal da Bahia, em 2024. Foi bolsista de residência pedagógica pelo IFBA. Atualmente faz especialização em ensino de Matemática. matemática na prática, no IFBA.

Ana Paula Miranda Guimarães, Instituto Federal da Bahia

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Publicado

03-09-2024

Como Citar

Souza dos Santos, Ítalo S. de, & Miranda Guimarães, A. P. (2024). Ensino de Matemática: uma revisão sistemática sobre experiências de ensino não presenciais durante a pandemia . Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–29. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9385

Edição

Seção

Artigos Científicos