Formação de Professores de Matemática e o Currículo de Inteligência Artificial da Educação Básica - Unesco
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9245Resumo
A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no cotidiano de uma sociedade da informação e de conhecimentoe são inúmeras ferramentas noticiadas pelas mídias, voltadaspara diferentes áreas, dentre elas a Educação. Assim, iniciativas como a elaboração dorelatório da Unesco, que elenca, entre outros aspectos, o conteúdo curricular de IA, poderão contribuir para repensar as competências digitais necessárias aos docentes que irão atuar na Educação Básica. Diante disso, a pergunta que norteou esse estudo foi: quais competências digitais estão presentes na BNC-Formação, BNC-Formação Continuada, CNE/CP n.°1 e CNE/CES 1.302e como elas poderiam ser relacionadas com as categorias e áreas temáticas do Currículo de IA para Educação Básica proposto pela Unesco? E seu objetivo geral: analisar quais competências digitais para docentes estão presentes na BNCC-Formação, BNCC-Formação Continuada,CNE/CP n.°1 e CNE/CES 1.302de forma a relacioná-las com as categorias e áreas temáticas do Currículo de Inteligência Artificial para Educação Básica proposto pela Unesco. Ademais, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e foi utilizada como estratégia de investigação a Teoria Fundamentada. Ao final, foi possível constatar que a competência digital com maior incidência na BNC-Formação e BNC-Formação Continuada foi a Pedagógica, que pode ser relacionada com a categoria Fundamentos de IA, e que há evidências de que a utilização do Pensamento Computacional associado ao currículo de matemática poderia contribuir para tratativa da IA na formação inicial e continuada do professor de matemática, porém, não apenas apresentada de forma básica.
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