Lesson Study e o planejamento de ensino no contexto da Discalculia do Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.188-211Resumo
Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado, em andamento, que entrelaça a Discalculia do Desenvolvimento (DD) e o Lesson Study (LS). Neste texto, temos por objetivo apresentar um plano de aula construído, de modo colaborativo, por profissionais que trabalham com o estudante com DD. Tem-se como questão guia de pesquisa: “Como elaborar um plano de aula para um estudante com Discalculia do Desenvolvimento a partir de um Lesson Study?”. A metodologia se caracteriza como qualitativa, do tipo pesquisa-ação e os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram: registros das filmagens e caderno individual de anotações dos colaboradores. Estes registros foram analisados conforme o próprio processo do LS. Os resultados mostraram que o ponto de partida para a realização de um LS foi a elaboração de um plano de aula que permitisse um movimento para a construção da autonomia desse estudante com DD no uso do sistema monetário. Esse planejamento permitiu que registrássemos: 1) novos conhecimentos sobre Educação Especial, Discalculia e como ensinar, para um estudante com DD e baixa visão, o sistema monetário; 2) diferentes formas de solucionar possíveis dúvidas e/ou dificuldades do estudante; 3) reflexões sobre como conduzir as aulas e o direcionamento para perguntas que fizessem com que o estudante pensasse ao invés de darmos respostas; 4) a visão do grupo sobre o leque de opções, que vão além do livro didático, para ensinar a manipular dinheiro, fazer compras, passar troco, realizar as operações e 5) a continuidade do trabalho com as operações de divisão e multiplicação tendo como contexto o sistema monetário.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5-TR: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Revisão de Texto. Washington, DC, Associação Psiquiátrica Americana, 2023.
BRASIL. Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 5, 01 dez. 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14254.htm. 2021. Acesso em: 01 maio. 2023.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 maio. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Organizado por Marcelo de Carvalho Borba e Jussara Loiola Araújo. Autores: Dario Fiorentini, Antonio Vicente Marafioti Garnica, Maria Aparecida Viggiani Bicudo. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. 128 p. (Tendências em Educação Matemática, 9). ISBN 978-85-513-0589-8.
KOSC, L. Developmentol Dyscalculia. Journal of Learning Disabilities can be found at, v. 7, n. 3, p. 163-177, marc. 1974.
MENDUNI-BORTOLOTI, R. D.; BOTELHO PEIXOTO, J. L.; NEVES SILVA, T. Discalculia do Desenvolvimento: uma proposta de rastreio no campo educacional. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 76, p. 18–31, 2020. DOI: 10.4322/gepem.2020.003. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/194. Acesso em: 10 jun. 2023.
MENDUNI-BORTOLOTI, R. D. Matemática para o Ensino Forjada na Lesson Study. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.22537. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22537. Acesso em: 7 jul. 2023.
OLIVEIRA, J. P.; BRACKEN, S.; NAKANO, N. Preliminary indicators of the use of Lesson Study as a teaching practice capable of enabling an inclusive perspective in Higher Education. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, n. 161, p. 371-390, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/khDmLzcYZHxWyFPP58xm9bK/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 01 abr. 2023.
SOUZA, M. A. V. F.; POWELL, A. B. Kyozaikenkyu: essential lesson planning in japanese lesson study. CEMeR: Caminhos da Educação Matemática em Revista, Ano X, v. 13, n. 1, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1407/1381. Acesso em: 11 nov. 2023.
SOUZA, M. A. V. F.; WROBEL, J. S. Café, leite e matemática. Vitória, ES, Edifes, 2017. Bibliografia: p. 85.
TAKAHASHI, A.; MCDOUGAL, T. Collaborative lesson research: maximizing the impact of lesson study. ZDM - Mathematics Education, v. 48, n. 4, p. 513–526, 2016.
TAKAHASHI, A.; WATANABE, T.; YOSHIDA, M.; WANG-IVERSON, P. Improving content and pedagogical knowledge through Kyozaikenkyu. In: WANGIVERSON, P.; YOSHIDA, M. (Eds.). Building our understanding of lesson study. Research for Better Schools. 2005, p. 101-110.
WATANABE, T. Japanese lesson study in the United States. Journal of the International Society for Design and Development in Education, v. 3, n. 11, p. 1-13, 2018. Disponível em: https://www.educationaldesigner.org/ed/volume3/issue11/article43/pdf/ed_3_11_watanabe.pdf. Acesso em: 14 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.