O PROCESSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE PROBLEMA E EXERCÍCIO

Autores

  • Luiz Otavio Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.14-32

Palavras-chave:

Resolução de Problemas. , Licenciatura em Matemática. , Reflexivo. , Conceito.

Resumo

 Este estudo tem o objetivo de investigar e analisar os aspectos que emergem na construção do conceito de problema e exercício durante um processo formativo de Licenciandos em Matemática. Para tanto, 13 licenciandos de uma universidade pública participaram da pesquisa. Os dados foram coletados no contexto formativo ao Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas, utilizando de questionário, diário de campo, áudio e vídeo, sendo analisados de forma qualitativa e descritiva. Os resultados revelam que as principais categorias que designaram o conceito de problema dos licenciandos foram, inicialmente: dificuldade, estratégia e conhecimento prévio. Durante a formação, surgiu a categoria contexto. Do conhecimento prévio, inclui-se a categoria nível de conhecimento. A categoria estratégia acabou não prevalecendo na designação dos licenciandos. Para o conceito de exercício, os acadêmicos apresentaram, inicialmente, as categorias fórmula e regra conhecida. Durante a formação, puderam adicionar a categoria atividade repetitiva que, apesar de não estar presente em definições abordadas na literatura, é característico de um processo de ensino pautado na resolução de exercícios. Assim, este estudo revela a importância de favorecer a compreensão a respeito de problema/exercício para se trabalhar com a resolução de problema, quando o foco é o uso do problema como ponto de partida

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Biografia do Autor

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru-SP. Professor Associado nível B do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da UEM. Membro do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de professores da Educação Básica, da UEM. É líder do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM). Atua na área de Educação Matemática, abordando os seguintes temas: resolução de problemas (ensino e aprendizagem), Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, formação de conceitos geométricos.

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

Mendes, L. O. R., & Carlos de Proença, M. (2023). O PROCESSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE PROBLEMA E EXERCÍCIO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 14–32. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.14-32

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática