ENSINAR MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.63-85

Palavras-chave:

Matemática, Autismo, Escola Especializada, Professores

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo principal foi investigar os processos de ensino da Alfabetização Matemática promovidos por professores em uma Escola Especializada para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando contribuir para o campo do ensino da Matemática, para estudantes com essa especificidade. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização e trabalham numa Escola Especializada. A coleta de dados se deu a partir da análise dos currículos individualizados do ensino e dos mapeamentos dos processos de ensino da Matemática, utilizados por essas professoras. Como ferramenta de coleta de dados, foi empregada a técnica de Grupo Focal. Quanto ao mapeamento do ensino da Matemática, observou-se que as seis professoras apresentaram aos estudantes propostas pedagógicas que estimularam habilidades iniciais, percorrendo um caminho para serem considerados alfabetizados matematicamente. Essas profissionais da educação buscaram ferramentas de ensino com base nos currículos de seus estudantes, utilizando as habilidades promovidas pelo Programa Teacch. Dentre essas habilidades, encontrou-se as Unidades Temáticas de Número, Álgebra e Geometria sendo efetivadas com os estudantes com autismo. De modo geral, os dados produzidos pela pesquisa indicaram ambientes de ensino próprio para a condição neurobiológica e comportamental que acompanha o autismo, com ações pedagógicas voltadas para o campo da Matemática, mesmo que na modalidade da Educação Especial não seja exigido esse componente curricular.

Palavras-chave: Matemática. Autismo. Escola Especializada. Professores.

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Biografia do Autor

Luciane de Oliveira Hentsch Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, sob orientação do Professor Dr. João Alberto da Silva. Pertence ao grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, GEEMAI - Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com Ênfase nos Anos Iniciais. Possui Pedagogia - anos iniciais - FURG. Possui pós graduação em Orientação e Supervisão Escolar, Atendimento Educacional Especializado e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Servidora Pública Municipal desde 2013. Atualmente, atua como Professora de Educação Especial de estudantes com autismo e psicóticos da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lúcia Luzzardi e Assessora do Núcleo dos Anos Iniciais da Secretaria de Município de Rio Grande - SMEd. 

João Alberto da Silva, Fundação Universidade do Rio Grande

João Alberto da Silva é Pedagogo e Psicólogo, com Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG junto aos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. É líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática com ênfase no anos iniciais - GEEMAI (FURG/UFPel/UNIPAMPA/IFSul). Coordenador Geral do Comitê Assessor da área de Educação da Fundação de Amparo à pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS (2019-2021, reconduzido 2022-2024). Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil, financiados pela CAPES/AULP, com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática, bem como tem acordos de cooperação com a Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Juliaca (Peru). É Consultor do INEP na Comissão de Assessoramento Didático-Pedagógico na área de Matemática e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP. Coordenador Adjunto da Equipe de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático para Matemática dos anos iniciais (PNLD 2018-2021) e Assessor Pedagógico do PNLD Ensino Médio (2021-2024). Fez parte da Diretoria Regional do Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) como 2º secretário (2018-2020). Foi coordenador adjunto (2018-2021) e atual coordenador geral (2022-2025) do GT01 da SBEM-Nacional sobre ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais e pertence ao mandato atual do Conselho Nacional Editorial da SBEM, que edita as revistas da associação e organiza as políticas de publicação de livros e outras obras. Membro do Conselho Editorial da Editora CRV e da Editora da Universidade Federal de Rondônia. Coordena o projeto de extensão Programa de Alfabetização Matemática para formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

de Oliveira Hentsch Vasconcelos, L., & da Silva, J. A. . (2023). ENSINAR MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 63–85. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.63-85

Edição

Seção

Artigos Científicos