ENSINAR MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.63-85Palabras clave:
Matemática, Autismo, Escola Especializada, ProfessoresResumen
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo principal foi investigar os processos de ensino da Alfabetização Matemática promovidos por professores em uma Escola Especializada para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando contribuir para o campo do ensino da Matemática, para estudantes com essa especificidade. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização e trabalham numa Escola Especializada. A coleta de dados se deu a partir da análise dos currículos individualizados do ensino e dos mapeamentos dos processos de ensino da Matemática, utilizados por essas professoras. Como ferramenta de coleta de dados, foi empregada a técnica de Grupo Focal. Quanto ao mapeamento do ensino da Matemática, observou-se que as seis professoras apresentaram aos estudantes propostas pedagógicas que estimularam habilidades iniciais, percorrendo um caminho para serem considerados alfabetizados matematicamente. Essas profissionais da educação buscaram ferramentas de ensino com base nos currículos de seus estudantes, utilizando as habilidades promovidas pelo Programa Teacch. Dentre essas habilidades, encontrou-se as Unidades Temáticas de Número, Álgebra e Geometria sendo efetivadas com os estudantes com autismo. De modo geral, os dados produzidos pela pesquisa indicaram ambientes de ensino próprio para a condição neurobiológica e comportamental que acompanha o autismo, com ações pedagógicas voltadas para o campo da Matemática, mesmo que na modalidade da Educação Especial não seja exigido esse componente curricular.
Palavras-chave: Matemática. Autismo. Escola Especializada. Professores.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivros, 2005.
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA – APA. Manual de diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARROS, Isabela Barbosa do Rêgo; FONTE, Renata Fonseca Lima da. Estereotipias motoras e linguagem: aspectos multimodais da negação no autismo. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Minas Gerais, v. 16, n. 4, p. 745-763, 2016. Disponível em: https://www. scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982016000400745&script=sci_arttext. Acesso em: 16 nov. 2019.
BIEMBENGUT, Maria Salett. Mapeamento na Pesquisa Nacional. Rio de Janeiro – RJ: Ciência Moderna, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 out. 2021.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei nº 13.146, de 6 de jul. de 2015. Brasília, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 30 set. 2021.
BRITES, Clay; BRITES, Luciana. Mentes únicas. São Paulo: Editora Gente, 2019.
BRITO, Anita; SALES, Nicolas Brito. TEA e inclusão escolar: um sonho mais que possível. São Paulo: Edição do Autor, 2014.
DANYLUK, Ocsana Sônia. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.
FONSECA, Maria Elisa Granchi; CIOLA, Juliana de Cássia Baptistella. Vejo e Aprendo: fundamentos do Programa Teacch – o ensino estruturado para pessoas com autismo. 2. ed. Ribeirão Preto, São Paulo: Book Toy, 2016.
GAIATO, Mayra. S.O.S. autismo: guia complete para entender o Transtorno do Espectro Autista. São Paulo: nVersos, 2018.
GAIATO, Mayra; TEIXEIRA, Gustavo. Reizinho autista: Guia para lidar com comportamentos difíceis. São Paulo: nVersos, 2018.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livros, 2005.
GOMES, Camila Graciella Santos; SILVEIRA, Dutra Analice. Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental. Curitiba: Appris, 2016.
LACERDA, Lucelmo. Transtorno do Espectro autista: uma brevíssima introdução. 1. Ed. Curitiba: CVR, 2017.
LIBERALESSO, Paulo. Transtorno do Espectro Autista. Autismo: compreensão e práticas baseadas em evidências. Curitiba: Capricha na Inclusão, 2020. Disponível em: https://mid.curitiba.pr.gov.br/2021/00312283.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.
LIMA, Milene Rocha. Desenvolvendo a linguagem em crianças com TEA. In: STRAVOGIANNIS, Andrea Lorena (Coord.). Autismo: um olhar por inteiro. São Paulo: Literare Books International, 2021. p. 34-38.
MARQUES, Paola Reyer. Tomada de Consciência no Ciclo de Alfabetização a partir de problemas do campo aditivo da Provinha Brasil de Matemática. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande/RS, Rio Grande, 2016.
NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, v. 9, n. 9-10, p. 1-6 jan./dez.2005. Disponível em: https://pactuando.files.wordpress.com/2014/08/eu-trabalho-primeiro-no-concreto.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.
NAVARRO, Eloisa Rosotti; SOUZA, Maria do Carmo de. Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências. Guarujá, São Paulo: Científica Digital, 2021. Disponível em: http://downloads.editoracientifica.org/books/978-65-87196-76-3.pdf. Acesso em: 13 out. 2021.
ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
SAMPAIO, Renato Tocantins; LOUREIRO, Cybelle Maria Veiga; GOMES, Cristiano Mauro Assis. A Musicoterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo: uma abordagem informada pelas neurociências para a prática clínica. Per musi, Belo Horizonte, n. 32, p. 137-170, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-75992015000200137&script=sci_arttext. Acesso em: 16 nov. 2020.
SANTOS, Felipe Alonso dos (Org.). Documento Orientador Curricular do Território rio-grandino: educação infantil [Recurso Eletrônico]. Rio Grande: SMED, 2019. Disponível em: https://www.riogrande.rs.gov.br/smed/externo/20200331-ped-doc_educacao_infantil.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
STRAVOGIANNIS, Andrea Lorena. Autismo: um olhar por inteiro. São Paulo-SP: Literare Books International, 2021.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.