RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ESTRATÉGIA PARA ENSINAR, APRENDER E AVALIAR O CONTEÚDO PROPORCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.76-99Palavras-chave:
Ensino de Matemática. , Educação de Jovens e Adultos. , Proporcionalidade. , Resolução de Problemas.Resumo
O presente estudo tem por objetivo averiguar o sucedido durante o desenvolvimento de atividades envolvendo o conteúdo proporcionalidade, cujo intuito era investigar como trinta e seis estudantes do Ensino Médio integrado ao ensino profissionalizante, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJATEC), exploravam o conceito de proporcionalidade na resolução de problemas. Em particular, pretende analisar aspectos relevantes a respeito do raciocínio proporcional que emergiu dessa vivência. Trata-se, portanto, de um estudo de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados por meio da observação durante a construção do conhecimento sobre proporcionalidade realizada através da resolução de problemas. Os estudantes mobilizaram diferentes estratégias de resolução (tabelas, regra de três, raciocínio proporcional), empregando tanto o pensamento quantitativo (manipulando algoritmos numéricos) quanto o qualitativo (analisando e explicando as estratégias utilizadas, ligadas ao conceito de proporcionalidade), construindo, assim, novos conhecimentos. Além disso, o estudo possibilitou concluir que os alunos foram co-construtores de sua própria aprendizagem, percebendo que as atividades desenvolvidas, centradas na resolução de problemas, serviram como ponto de partida para o ensino, a aprendizagem e a avaliação do conteúdo em estudo, ou seja, a proporcionalidade.
Downloads
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. As conexões trabalhadas através da resolução de problemas na formação inicial de professores de matemática. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, p. 1-14, 2019.
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: Por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R. et al. (Org). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2ª. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2021, p. 37-57.
BANDEIRA, E. Linguagem escrita em aulas de matemática: uma experiência em sala de aula. In: Anais do X EGEM - Encontro Gaúcho de Educ. Matemática. Ijuí: UNIJUÍ, 2009, p. 1 - 7. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/RE/RE_25.pdf. Acesso em: 12 jul. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 06 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 10 jun. 2022.
CASTRO, N. F. O Ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Revista Com Censo, Brasília, v. 4, n. 4, p. 69-76, 2017. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/145. Acesso em: 25 abr. 2022.
COSTA, M. S. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Proporcionalidade através da resolução de problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de matemática, 2012. 292 f. (Tese Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2012.
COSTA, M. S.; ALLEVATO, N. S. G. Proporcionalidade: eixo de conexão entre conteúdos matemáticos. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 6, n. 1, p. 1-26, 2015. Disponível: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2263/1830. Acesso em: 27 out. 2022.
CYRINO, M. C. C. T, et al. Formação de professores em comunidade da prática: frações e raciocínio proporcional. Londrina: UEL, 2014.
DAMASCENO, A. A; OLIVEIRA, G. S; CARDOSO, M. R. G. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: a importância da contextualização. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 17, n. 29, p. 112-124, 2018. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1347. Acesso: 06 jun. 2022.
DANTE, L. R. Teláris matemática, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 3ª. ed. São Paulo: Ática, 2018.
FERREIRA, R. B. O ensino de funções através da resolução de problemas na educação de jovens e adultos. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2011.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª. ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2012.
FONSECA, M. C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3ª. ed. [2. reimp.] – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.
HELDER, R. Como fazer análise documental. Porto: Universidade de Algarve, 2006.
HATFIELD, L. L. Heuristical emphasis in the instruction of mathematical problem solving: Rationales and research. In: HATFIELD, L. L.; BRADBARD, D. A. (org.). Mathematical Problem Solving: papers from a research workshop. Colombus: Eric, 1978.
LAMON, S. Teaching fractions and ratios for understanding: Essential Content Knowledge and instructional strategies for teachers, 2ª. ed. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2005.
MARANHÃO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular do Território Maranhense: para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. 1ª. ed. FGV Editora, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_ma.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.
MARANHÃO, C.; MACHADO, S. Uma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcional. Educar em Revista, Curitiba, v. 27, n. especial, p. 141-156, Editora UFPR, 2011.
NCTM - National Council of Teachers of Mathematics. Principles and Standards for School Mathematics. Reston: NCTM, 2000.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M.A.V.; BORBA, M.C. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo. Editora Cortez. 2005, p. 213-231.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Proporcionalidade através da Resolução de Problemas no Curso Superior de Licenciatura em Matemática. In: Anais do VI SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Pirenópolis, 2015. p. 1-14.
POMPEU, C. C. Um estudo sobre a relação de alunos da educação de jovens e adultos do estado de São Paulo com a Matemática. 2017. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
SCHROEDER, T. L.; LESTER, F. K. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Org.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, p. 31-42, 1989.
SILVA, J. E. N.; NACARATO, A. M. A mobilização de saberes matemáticos pelo aluno da EJA em um ambiente de aprendizagem no ensino médio. In: Anais do XII EBRAPEM – Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Rio Claro: UNESP, 2008, p. 1-20.
SILVA, V. C.; MOURA, F. A. A relação com o saber e suas implicações no desempenho escolar em matemática. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 442-459, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46128. Acesso: 08 ago. 2022.
TINOCO, L. A. A. (Coord.) Razões e proporções. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Projeto Fundão, Instituto de Matemática – UFRJ/IM, 2011.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.