RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ESTRATÉGIA PARA ENSINAR, APRENDER E AVALIAR O CONTEÚDO PROPORCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.76-99

Palabras clave:

Ensino de Matemática. , Educação de Jovens e Adultos. , Proporcionalidade. , Resolução de Problemas.

Resumen

O presente estudo tem por objetivo averiguar o sucedido durante o desenvolvimento de atividades envolvendo o conteúdo proporcionalidade, cujo intuito era investigar como trinta e seis estudantes do Ensino Médio integrado ao ensino profissionalizante, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJATEC), exploravam o conceito de proporcionalidade na resolução de problemas. Em particular, pretende analisar aspectos relevantes a respeito do raciocínio proporcional que emergiu dessa vivência. Trata-se, portanto, de um estudo de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados por meio da observação durante a construção do conhecimento sobre proporcionalidade realizada através da resolução de problemas. Os estudantes mobilizaram diferentes estratégias de resolução (tabelas, regra de três, raciocínio proporcional), empregando tanto o pensamento quantitativo (manipulando algoritmos numéricos) quanto o qualitativo (analisando e explicando as estratégias utilizadas, ligadas ao conceito de proporcionalidade), construindo, assim, novos conhecimentos. Além disso, o estudo possibilitou concluir que os alunos foram co-construtores de sua própria aprendizagem, percebendo que as atividades desenvolvidas, centradas na resolução de problemas, serviram como ponto de partida para o ensino, a aprendizagem e a avaliação do conteúdo em estudo, ou seja, a proporcionalidade.  

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Biografía del autor/a

Manoel dos Santos Costa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é Professor e Pesquisador do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís / MA. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM). Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisas: Formação (Inicial e Continuada) de professores que ensinam Matemática, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática e Resolução de Problemas na Educação Matemática.

Ana Célia de Jesus Martins, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA

Mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão - (UFMA) e Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Atualmente é professora do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – (IEMA) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEM).

Érica Marlúcia Leite Pagani, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM). Tem experiência na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Profissionalizante, Ensino de Cálculo, Resolução de Problemas, Investigações Matemáticas e Educação Financeira Escolar.

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Doutora em Educação Matemática.  Atualmente é professora titular e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Lider do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática  (GPEAEM ), onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão voltadas à formação de professores de e que ensinam Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, formação de professores e ensino e aprendizagem. 

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Publicado

2023-05-05

Cómo citar

dos Santos Costa, M., Martins, A. C. de J., Pagani, Érica M. L. ., & Allevato, N. S. G. (2023). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ESTRATÉGIA PARA ENSINAR, APRENDER E AVALIAR O CONTEÚDO PROPORCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 76–99. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.76-99

Número

Sección

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática