Plataforma Genia
possibilidades de uso por estudantes de graduação de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9421Resumen
A busca por recursos tecnológicos que otimizem o ensino e a aprendizagem da matemática é constante. Nesse contexto, a plataforma GenIA surge como uma possibilidade na criação de Objetos de Aprendizagem (OA), sem a necessidade de conhecimento prévio em linguagens de programação. Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, investigou as possibilidades da GenIA para estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba. A pesquisa se fundamentou em dois instrumentos: acompanhamento detalhado da interação dos estudantes com a GenIA, observando suas experiências e evolução e coleta de dados aprofundados sobre as percepções e avaliações dos estudantes em relação à plataforma (questionário estruturado). Os resultados demonstraram que mesmo sem conhecimento prévio em linguagens de programação, os estudantes de licenciatura em matemática foram capazes de criar OA na plataforma. Eles reconheceram o potencial da ferramenta para tornar as aulas mais interativas e auxiliá-los na formação docente.
Descargas
Citas
BALBINO, R. O.; KALINKE, M. A.; ZATTI, E. A.; MATTOS, S. G.; LOSS, T.; MOTTA, M. S. Programação Intuitiva: em Busca de Compreensões. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-22, 17 dez. 2021.
ELIAS, A. P. A. J.; SUCHECK, F.; KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. Construindo aplicativos para o ensino de Matemática utilizando o software de programação APP Inventor. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, 2021.
KALINKE, M. A.; BALBINO, R. O. Lousas Digitais e Objetos de Aprendizagem. In: KALINKE, M. A; MOCROSKY, L. F. (Org.). A Lousa Digital e Outras Tecnologias na Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2016, p. 13-32.
KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F.; PANOSSIAN, M. L.; BANIN, E. S. Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de Matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4546>. Acesso em: 20, maio, 2024.
LÉVY, P. A ideografia dinâmica: Rumo a uma imaginação artificial? Edições Loyola, 2 ed., 2004.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22(140), 55, 1932.
MEREDYK, F.; MOTTA, M. S.; PANOSSIAN, M. L.; KALINKE, M. A. Desenvolvimento do Saber Tecnológico do professor de Matemática por meio da programação de aplicativos educacionais móveis no software App Inventor 2. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 2022.
RIBEIRO, A.; MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. Percepções de professores de um curso de graduação em Matemática sobre a utilização de Objetos de Aprendizagem em suas práticas pedagógicas. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2021.
STAVNY, F. M.; MATTOS, S. G.; BALBINO, R.; ZATTI.; KALINKE, M. A. Em busca de compreensões sobre utilização de recursos digitais na criação de objetos de aprendizagem de matemática. Revista Eletrônica de Matemática, 2021.
ZATTI, E. A. GenIA: plataforma para construção de objetos de aprendizagem que faz uso de programação intuitiva e é assistida por inteligência artificial. 2023.121 f. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
ZATTI, E.; BALBINO, R.; MATTOS, S.; KALINKE, M. A. Uma proposta para a criação de uma plataforma assistida pela inteligência artificial para construção de objetos de aprendizagem de Matemática. Revista Paradigma, 43ª edição temática 2, pp. 259-281, 2022.
ZATTI, E. A.; KALINKE, M. A. Plataforma GenIA: uma proposta de uso da inteligência artificial e da programação intuitiva na criação de objetos de aprendizagem. Revista Pesquisa Qualitativa, V. 12, N.30, 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.