Conhecendo a Natureza

uma experiência didática baseada na pesquisa em sala de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9367

Resumen

No presente artigo objetiva-se relatar uma experiência didática que utilizou como pressuposto teórico-metodológico a Pesquisa em Sala de Aula. As atividades foram desenvolvidas em um componente curricular denominado Iniciação Científica, com a participação de 25estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Apresentaram-se as etapas de desenvolvimento da Pesquisa em Sala de Aula, detalhamento das atividades realizadas pelos participantes, discussão de pontos considerados essenciais e as considerações finais. Conclui-se que a Pesquisa em Sala de Aula é uma das formas de organização do trabalho pedagógico que pode contribuir para que os estudantes atinjam novo patamar de conhecimento sobre um determinado assunto, em particular, a natureza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Francisco Staffa da Costa, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Primeiro Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora aposentada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atuou com atividades docentes no Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades, como professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: educar pela pesquisa, ciências, feiras e clubes de Ciências, educação e avaliação, formação inicial e continuada de professores.

Marcela Machado Pompeu, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (PUCRS). Licenciada em Pedagogia (PUCRS). Professora de Anos Iniciais efetiva da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Porto Alegre /RS – Brasil.

Citas

ARAUJO, G. J. F. Pesquisa na sala de aula: uma alternativa aos desafios da educação contemporânea. Revista Brasileira do Ensino Médio. Ipojuca, v. 3, p. 33-44, 2020. Disponível em http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/30

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 565 p. 2013. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192

BRASIL. Lei n º 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Institui alterações na lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília – DF, ano 154, n. 35, p. 208-223. 16 fev. 2017. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm

CARVALHO, A. M. P. Pesquisa em sala de aula: um importante fator na formação do professor. Perspectiva. Florianópolis, v. 10, n. 17, p. 47-57, 1992. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9148

CAZZANELLI, P.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula: relato de estudo sobre vacinas desenvolvido com estudantes de 7º ano do Ensino Fundamental. Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, v. 16; n. 1, p. 10-25, 2021. Disponível em https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/756

FURMAN, M. Educar mentes curiosas: la formación del pensamento cintifico y tecnológico em la infância: documento básico. Ciudad Autonoma de Buenos Aires: Santillana, 2016.

GALLE, L. A. V.; PAULETTI, F.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: os interesses dos estudantes manifestados por meio de perguntas sobre a queima da vela. Acta Scientiae. Canoas, v. 18, n. 2, p. 498-516, mai./ago. 2016. Disponível em https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/12088/2/Pesquisa_em_Sala_de_Aula_os_interesses_dos_estudantes_manifestados_por_meio_de_perguntas_sobre_a_queima_da_vela.pdf

GOULART, A. O. F. Avaliação da aprendizagem na pesquisa na sala de aula: um relato de experiência. Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Manaus, v. 7, n. 14, p. 215-221, jul./dez. 2014. Disponível em http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/139

GOULART, A. O. F.; DECCACHE-MAIA, E. Reflexões sobre a pesquisa na sala de aula: contribuições para o ensino de ciências. Revista Ciências e Ideias. Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 121-138, mai./ago. 2017. Disponível em https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/634

GRILLO, M.; ENRICONE, D.; MATTEI, P; FERREIRA, J.B. Ensino e pesquisa com pesquisa em sala de aula. Unirevista. Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 1-11, 2006. Disponível em https://faculdadebarretos.com.br/wp-content/uploads/2015/11/pesquisa-sala-de-aula2.pdf

GUIDOTTI, C. S.; ARAUJO, R. R. Mostras de Ciências na escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula. Revista Insignare Scientia. Chapecó, v. 3, n. 3, p. 46-63, 2020. Disponível em https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777

MORAES, Roque ; GALIAZZI, Maria Do Carmo ; RAMOS, Maurivan G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. (Org.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, v. único, p. 11-20.

NININ, M. O. G. Pesquisa na escola: Que espaço é esse? O do conteúdo ou do pensamento crítico? Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 1, n. 48, p. 17-35, 2008. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/WDPY8vpBS4WhGyLK9n5cX3L/?format=pdf&lang=pt

REGINATO, A. E.; AMARAL-ROSA, M. P.; LIMA, V. M. R. Contribuições da pesquisa em sala de aula para a formação integral: percepções de egressos do Ensino Médio. Revista Insignare Scientia. Chapecó, v. 3, n. 3, p. 118-139, 2020. Disponível em https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/20623/2/Contribuies_da_pesquisa_em_sala_de_aula_para_formao_integral_percepes_de_egressos_do_Ensino_Mdio.pdf

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Staffa da Costa, J. F., do Rosário Lima, V. M., & Machado Pompeu, M. (2024). Conhecendo a Natureza: uma experiência didática baseada na pesquisa em sala de aula. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–13. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9367

Número

Sección

Artigos Científicos