Conhecendo a Natureza

uma experiência didática baseada na pesquisa em sala de aula

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9367

Abstract

This article aims to report a didadict experience which had classroom research as a theoretical-methodological approach. Activities were developed during a curricular component named Scientific Initiation. Twenty-five students participated, who attended Grade Four at a public Primary School in the estate of Rio Grande do Sul, Brazil. The following are presented: Classroom Research development stages, activities details performed by students, discussion on fundamental topics, and final considerations. It is concluded that Classroom Research is a form of pedagogical work organization, which may aid students to reach new knowledge levels on a specific subjects, in particular, nature.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Francisco Staffa da Costa, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Primeiro Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora aposentada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atuou com atividades docentes no Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades, como professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: educar pela pesquisa, ciências, feiras e clubes de Ciências, educação e avaliação, formação inicial e continuada de professores.

Marcela Machado Pompeu, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (PUCRS). Licenciada em Pedagogia (PUCRS). Professora de Anos Iniciais efetiva da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Porto Alegre /RS – Brasil.

References

ARAUJO, G. J. F. Pesquisa na sala de aula: uma alternativa aos desafios da educação contemporânea. Revista Brasileira do Ensino Médio. Ipojuca, v. 3, p. 33-44, 2020. Disponível em http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/30

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 565 p. 2013. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192

BRASIL. Lei n º 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Institui alterações na lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília – DF, ano 154, n. 35, p. 208-223. 16 fev. 2017. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm

CARVALHO, A. M. P. Pesquisa em sala de aula: um importante fator na formação do professor. Perspectiva. Florianópolis, v. 10, n. 17, p. 47-57, 1992. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9148

CAZZANELLI, P.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula: relato de estudo sobre vacinas desenvolvido com estudantes de 7º ano do Ensino Fundamental. Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, v. 16; n. 1, p. 10-25, 2021. Disponível em https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/756

FURMAN, M. Educar mentes curiosas: la formación del pensamento cintifico y tecnológico em la infância: documento básico. Ciudad Autonoma de Buenos Aires: Santillana, 2016.

GALLE, L. A. V.; PAULETTI, F.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: os interesses dos estudantes manifestados por meio de perguntas sobre a queima da vela. Acta Scientiae. Canoas, v. 18, n. 2, p. 498-516, mai./ago. 2016. Disponível em https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/12088/2/Pesquisa_em_Sala_de_Aula_os_interesses_dos_estudantes_manifestados_por_meio_de_perguntas_sobre_a_queima_da_vela.pdf

GOULART, A. O. F. Avaliação da aprendizagem na pesquisa na sala de aula: um relato de experiência. Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Manaus, v. 7, n. 14, p. 215-221, jul./dez. 2014. Disponível em http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/139

GOULART, A. O. F.; DECCACHE-MAIA, E. Reflexões sobre a pesquisa na sala de aula: contribuições para o ensino de ciências. Revista Ciências e Ideias. Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 121-138, mai./ago. 2017. Disponível em https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/634

GRILLO, M.; ENRICONE, D.; MATTEI, P; FERREIRA, J.B. Ensino e pesquisa com pesquisa em sala de aula. Unirevista. Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 1-11, 2006. Disponível em https://faculdadebarretos.com.br/wp-content/uploads/2015/11/pesquisa-sala-de-aula2.pdf

GUIDOTTI, C. S.; ARAUJO, R. R. Mostras de Ciências na escola: aspectos teórico-práticos da pesquisa em sala de aula. Revista Insignare Scientia. Chapecó, v. 3, n. 3, p. 46-63, 2020. Disponível em https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11777

MORAES, Roque ; GALIAZZI, Maria Do Carmo ; RAMOS, Maurivan G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. (Org.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, v. único, p. 11-20.

NININ, M. O. G. Pesquisa na escola: Que espaço é esse? O do conteúdo ou do pensamento crítico? Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 1, n. 48, p. 17-35, 2008. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/WDPY8vpBS4WhGyLK9n5cX3L/?format=pdf&lang=pt

REGINATO, A. E.; AMARAL-ROSA, M. P.; LIMA, V. M. R. Contribuições da pesquisa em sala de aula para a formação integral: percepções de egressos do Ensino Médio. Revista Insignare Scientia. Chapecó, v. 3, n. 3, p. 118-139, 2020. Disponível em https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/20623/2/Contribuies_da_pesquisa_em_sala_de_aula_para_formao_integral_percepes_de_egressos_do_Ensino_Mdio.pdf

Published

2024-08-30

How to Cite

Staffa da Costa, J. F., do Rosário Lima, V. M., & Machado Pompeu, M. (2024). Conhecendo a Natureza: uma experiência didática baseada na pesquisa em sala de aula. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–13. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9367

Issue

Section

Artigos Científicos