Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UFPA

onde está a Educação Matemática Inclusiva?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9311

Resumen

Esta investigação configura-se como pesquisa documental cujo objetivo é identificar e compreender como é organizada a formação matemática dos cursos da Universidade Federal do Pará (UFPA), do ponto de vista Educação Especial, na perspectiva inclusiva. Para a produção dos dados, optamos pelas informações contidas em oito Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática da UFPA, ofertadas nos campi Belém, do Instituto de Educação Matemática e Científica (BELÉM/IEMCI),e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (BELÉM/ICEN); dos campi de Abaetetuba; Bragança; Breves; Cametá; Castanhal e Salinópolis. Os resultados preliminares apontam que a maioria dos campi oferecem mais do que a disciplina Libras; no entanto, há necessidade de ampliar os espaços formativos, com vistas a garantir aos futuros professores um conjunto de conhecimentos e competências para desenvolver um trabalho pedagógico inclusivo no campo da Matemática.

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Biografía del autor/a

Raissa de Sousa Cantão, Universidade Federal do Pará

Graduação em Matemática (UFPA).

Raquel Pinto Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Graduação em Matemática (UFPA).

Cleyton Hércules Gontijo , Universidade de Brasília

Doutor em Psicologia. 

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Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Cantão, R. de S., Gonçalves, R. P., Lima, R. F., & Gontijo , C. H. (2024). Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UFPA: onde está a Educação Matemática Inclusiva?. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–18. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9311

Número

Sección

Artigos Científicos